/Prefeito entrega certificados a servidores e conselheiros do Ipsemc

Prefeito entrega certificados a servidores e conselheiros do Ipsemc

O prefeito Vitor Hugo participou, nesta sexta-feira (27), de uma audiência pública de prestação de contas da gestão previdenciária municipal. Na ocasião, o gestor também fez a entrega de certificação profissional a servidores e conselheiros do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Cabedelo (Ipsemc).

A solenidade aconteceu no auditório do Instituto e certificou dois servidores e quatro conselheiros, que foram aprovados em Exame Nacional no âmbito previdenciário. Em seu pronunciamento, Vítor Hugo parabenizou-os pelo desempenho e destacou a aprovação deles para o aperfeiçoamento da previdência local.

“Nosso compromisso desde o primeiro momento à frente da Prefeitura é com a gestão, e o Ipsemc é o melhor exemplo a ser seguido. Sabemos que é isso que Cabedelo precisa para converter alguns valores e vícios enraizados na administração em trabalho. Notamos na exposição de hoje como o Instituto atingiu o patamar da excelência e uma estabilidade louvável. Isso parte do trabalho comprometido, do investimento em capacitação – a exemplo dos servidores e conselheiros que hoje estão sendo certificados – e no cumprimento de metas, como o Certificado de Regularidade Previdenciária, conseguido pelo Instituto. Esse é um exemplo de gestão capacitada que confere à nossa previdência uma credibilidade inquestionável”,  declarou o prefeito Vitor Hugo.

A presidente do Ipsemc, Leá Praxedes, destacou que a certificação profissional já é exigida há bastante tempo para gestores e membros de comitê de investimentos. Inclusive, tanto a gestora como a equipe técnica do Conselho são certificados. A meta, porém, explicou ela, é promover a certificação dos conselheiros que também atuam no processo decisório, o que se consolidou há 15 dias, quando eles participaram do curso de certificação profissional da Associação Brasileira de Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Ambima).

“Esses exames visam comprovar a qualificação técnica necessária dos profissionais que atuam nas Instituições de previdência estadual e municipal. Essa certificação já é obrigatória para Gestores de Comitê de Investimentos. O Ipsemc se antecipou e já capacitou seus conselheiros. Destes, quatro foram aprovados, de seis que participaram dos cursos, o que significa uma grandiosa vitória para o município”, comentou Lea.

Qualificação – Cabedelo está inscrita no programa federal Pró Gestão Regime Próprio da Previdência Social, do Ministério da Fazenda. A iniciativa certificará os Institutos de Previdência do país que aderirem à certificação profissional de “Boas práticas de governança pública”.

O Programa avaliará – por meio de auditores independentes selecionados pelo Ministério – a gestão previdenciária municipal e certificará de acordo com o nível de enquadramento disposto no programa federal.

Secom Cabedelo