/Prefeitura anuncia mais uma escola em tempo integral na educação de Cabedelo

Prefeitura anuncia mais uma escola em tempo integral na educação de Cabedelo

Centro Integrado Imaculada Conceição, em Camalaú, será a quarta unidade educacional a aderir o sistema integral de ensino

Durante visita à primeira etapa de revitalização do Centro Integrado Imaculada Conceição (CIIC), no bairro de Camalaú, o prefeito Vitor Hugo anunciou que a escola irá aderir ao novo sistema integral de ensino adotado pela Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc).

Com essa iniciativa, a partir de 2020, Cabedelo passará a ter quatro unidades escolares atendendo aproximadamente 600 alunos em regime integral na cidade.

Atualmente, estão funcionando com essa metodologia as escolas municipais: Marizelda Lira (Jardim Brasília), Agripino José de Morais (Jardim Manguinhos) e Hildebrando da Silva (Salinas Ribamar). Todas adotaram o novo sistema na atual gestão municipal.

“Esse modelo de ensino é a nossa meta em toda rede municipal. Em pouco mais de 1 ano, já implantamos três escolas integrais. A partir do ano que vem, o Centro Integrado Imaculada Conceicão passa a atender nossas crianças nos dois horários, oferecendo atividades extracurriculares, práticas esportivas, de informática… Enfim, complementando o ensino com mais conhecimentos”, disse o prefeito Vítor Hugo.

Centro novo – Ao lado da secretária de Educação, Márcia Oliveira, Vítor visitou as primeiras intervenções no CIIC, que foram feitas com recursos próprios da Educação e proporcionou a reforma do novo laboratório de informática da unidade e os serviços de revitalização da cobertura e imunização do madeiramento; pintura em paredes, portas e instalações metálicas e reparos nas instalações elétricas. Além de instalação de esquadrias, poda e limpeza manual do terreno.

A secretária Márcia Oliveira comentou a importância socioeducacional do ensino integral orientada pelo Ministério da Educação (MEC) e, também, a revitalização de uma unidade de ensino tão importante para o Município.

“Esse início de revitalização visa esse novo rumo que essa importante unidade de ensino vai tomar. No turno da manhã os alunos trabalharão as disciplinas exigidas pela grade curricular, e à tarde, no contraturno, irão trabalhar com oficinas e tutorias. Isso vai viabilizar a permanência do aluno no ambiente escolar, fazendo as refeições na escola, recebendo orientações pedagógicas e educacionais e desenvolvendo atividades diversificadas. Sabemos que isso, numa comunidade carente, facilita demais a logística familiar. Então, faremos o possível para atender toda a demanda que iremos receber e a tendência é que, futuramente, todas as escolas funcionem assim”, destacou.

O CIIC atende cerca de 300 alunos, divididos entre o Ensino Fundamental I e atividades de artes e informática, e tem um papel estratégico como abrigo do Setor de Tecnologia da Informação, da Coordenação de Artes, Laboratório de Informática, Auditório para reuniões, Sala de Atendimento e Psicopedagógico.

O corpo gestor do CIIC ciceroneou a visita do prefeito e, com entusiasmo, comentou sobre os serviços na unidade e sobre o anúncio do do tempo integral em 2020.

“A escola está com outra cara. Limpinha e arrumadinha, pronta para receber quaisquer alunos. O Centro tem uma infraestrutura muito boa e estava precisando dessa atenção para poder atender ao público que frequenta suas dependências”, destacou a supervisora Karine Canani.

“Essa primeira etapa de revitalização é muito importante para todos nós. É notória a felicidade de todos em ver nossa escola cada vez mais bonita e organizada. Estamos, juntos com a gestão municipal, trabalhando para melhorar ainda mais. E toda a comunidade escolar recebe essa notícia do ensino integral com muita alegria, pois a unidade já atendia outras atividades e agora vamos aumentar a demanda e receber projetos de informática e robótica, bem como dar continuidade às atividades do Centro de Artes”, finalizou a gestora geral Virgínia Leite.