Prefeitura de Cabedelo lembra Dia do Orgulho LGBTQIA+ e destaca importância do respeito e da luta pelos direitos da população

Neste domingo (28), o mundo celebra o Dia do Orgulho LGBTQIA+. A data lembra a história e a luta da população LGBT para garantir seus direitos, e comemora as conquistas alcançadas ao longo de quase meio século, desde que o movimento ganhou força e voz.

Em Cabedelo, a Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), ressalta a data com os serviços assistenciais e humanizados oferecidos através do Setor de Atendimento LGBTQI+

A Semas realiza um atendimento especializado para todo o público LGBTQI+, que vai desde seu acolhimento até encaminhamento para acesso a benefícios, como documentação, Bolsa Família, Acessuas, dentre outros.

Além disso, a pasta também mantém uma parceria ativa com o Centro Estadual de Referência dos Direitos LGBT e Enfrentamento a LGBTFOBIA da Paraíba. Através dela, são oferecidas assessoria jurídica, atendimento psicológico, de direitos humanos e Referência para o Ambulatório de Saúde integral para Travestis e Transexuais TT/CHCF, que funciona como porta de entrada para usuários que buscam ingressar no processo Transexualizador no Ambulatório TT/CHCF, localizado em João Pessoa.

Por que existe o Dia do Orgulho LGBT? – O Dia do Orgulho LGBTQIA+ foi criado e é celebrado em 28 de junho em homenagem a um dos episódios mais marcantes na luta da comunidade LGBTQIA+ pelos seus direitos: a Rebelião de Stonewall Inn.

Em 1969, esta data marcou a revolta da comunidade LBGT contra uma série de invasões da polícia de Nova York aos bares que eram frequentados por homossexuais, que eram presos e sofriam represálias por parte das autoridades.

A partir deste acontecimento foram organizados vários protestos em favor dos direitos dos LGBT´s por várias cidades norte-americanas. A Revolta de Stonewall Inn é tida como o “marco zero” do movimento de igualdade civil da comunidade LGBT no século XX.

“É importante revisitar a história para entendermos os desafios do presente e nos fortalecermos para lutas futuras. Aqui em Cabedelo, desde que a gestão atual assumiu, temos buscado o fortalecimento da causa LGBT, promovendo debates, ações e projetos de conscientização e luta pelos seus direitos. E isso só tende a evoluir cada vez mais. Mais do que direitos, lutamos por respeito: respeito à história de cada um; respeito ao amor!”, destacou a secretária da Semas, Cynthia Cordeiro.

Compartilhar