/Prefeitura de Cabedelo promove I Feira de Serviços e Oportunidades do Acessuas Trabalho

Prefeitura de Cabedelo promove I Feira de Serviços e Oportunidades do Acessuas Trabalho

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou, nesta quarta-feira (6), a I Feira de Serviços e Oportunidades do Acessuas Trabalho, no Cabedelo Clube.

O evento, voltado para jovens e adultos que buscam a inserção no mercado de trabalho, teve como objetivo apresentar os serviços da Prefeitura, promover o conhecimento acerca da atuação do Acessuas/Trabalho e esclarecer ao público acerca das oportunidades abertas pelos parceiros na área do conhecimento, da capacitação e do acesso ao mundo do trabalho.

No Cabedelo Clube foram instalados os stands das instituições parceiras, a exemplo da Secretaria da Indústria, Comércio e Portos; Programa Desenvolver Cabedelo; IFPB, CIEE, Sest/Senat, Senac, Senai, IEL, Senai, Sebrae e Ministério Público do Trabalho/Regional do Trabalho 13ª. Região.

“A PMC tem o orgulho de receber os jovens para tratarmos de tema tão importante como a inserção no mercado de trabalho e a oportunidade de empreender. Os jovens são o futuro, e o poder público tem a obrigação de dar uma atenção especial para o segmento, investindo em educação formal e, também, capacitando-os e orientando-os para o acesso ao mercado trabalho”, declarou o vice-prefeito, Aguinaldo Silva.

A palestra central do evento teve como palestrante a Procuradora do Trabalho, Edilene Lins Felizardo, sobre o tema “A importância da educação profissional: Direito dos jovens e adolescentes”. A atração cultural do dia ficou por conta do grupo de percussão do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

“Esse evento é para solidificar a iniciativa que partiu da Câmara, através da Lei do Jovem Aprendiz, que visa incentivar as empresas a contratar os jovens. Ela nos motiva a, cada vez mais, trabalharmos no sentido de promover a empregabilidade. A atual gestão tem um olhar diferenciado para crianças e adolescentes e a questão da formação para o mercado de trabalho se faz sempre presente. A Feira, portanto, nasce envolvida desse princípio”, declarou a secretária da Assistência, Cynthia Denize Cordeiro.

Acessuas – O Programa Acessuas Trabalho tem como objetivo proporcionar o encaminhamento dos usuários da assistência ao mundo do trabalho, visando melhoria da qualidade de vida por meio de articulações das politicas públicas. Ele atua tanto com o jovem aprendiz, com jovens entre 14 e 24 anos e de recolocação profissional, com pessoas na faixa etária dos 24 aos 58 anos.

Entre as estratégias do programa estão o levantamento das oportunidades de vagas para jovens, identificação as habilidades e competências vocacionais e habilidades dos participantes, orientação sobre as estratégias pessoal para participação em processos seletivos e domínio da técnica de elaboração de currículo.

Quanto à categoria recolocação profissional, as estratégias envolvem o conhecimento do mercado, identificar os desafios e potencialidades do reposicionamento profissional, estudar mudanças no mercado de trabalho e domínio das características desejáveis aos profissionais que buscam recolocar-se no mercado de trabalho.

Desde sua implantação, cerca de 500 adolescentes foram capacitados e encaminhados ao mercado de trabalho. Só nos últimos dois anos, o programa inseriu 64 jovens no mercado através das oficinas.

“Esse evento foi pensado para os jovens de Cabedelo e é muito importante para dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelo Acessuas. É uma determinação da gestão mostrar aos jovens que há oportunidades para eles. O encontro foi todo formatado para eles conhecerem e se situarem frente às oportunidades que existem e que virão para a cidade. Nossa intenção não foi mostrar apenas oportunidades de trabalho, mas também de aquisição de conhecimento por meio das entidades aqui presentes”, comentou a coordenadora do Acessuas Trabalho, Vânia Araújo.