/Prefeitura promove ação especial de assistência à pessoa idosa no Dia Internacional do Idoso

Prefeitura promove ação especial de assistência à pessoa idosa no Dia Internacional do Idoso

“Envelhecer é um privilégio. Quem não envelhece é porque foi embora cedo. O idoso traz uma vida de experiência, até porque tudo que foi vivido traz um ensinamento. Um evento como esse de hoje é muito válido. Deus nos dá a oportunidade de uma vida longa, porque quer que continuemos sendo úteis ao mundo e influenciando os mais jovens. Então é necessários que quem tem mais idade assuma a condição de continuar sendo um cidadão útil ao país e ao mundo”.

As palavras de Iara Fonseca, participante do Grupo Mar e Vida, da Praia do Poço, expressam a alegria e o orgulho por seus bem vividos 80 anos, e são incentivo e ensinamentos para os mais jovens. Iara foi uma das beneficiadas com a ação promovida pela Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), nesta segunda-feira (1º) em alusão ao Dia Internacional do Idoso – 1º de outubro.

Realizada pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI), a comemoração, aconteceu na Praça Getúlio Vargas e foi uma edição especial das Ações de Assistência à Pessoa Idosa: direitos e cidadania, promovidos todo inicio de mês pela Semas.

“É com muito carinho que recebemos todos os idosos no dia de hoje, nesse evento preparado especialmente para celebrar essa data. É um momento especial em que celebramos a vida no Dia Internacional do Idoso. Foi um pedido especial feito pelo prefeito Vitor Hugo, logo em seus primeiros dias de mandato, para que a Assistência Social, juntamente com o Conselho do Idoso, trabalhasse com carinho e atendesse todos os idosos”, declarou a secretária de Assistência Social, Cynthia Cordeiro.

Profissionais da Assistência levaram para a Praça serviços como o Cadastramento, atualização do Cad Único e Bolsa Família, orientações sobre direitos e emissão da carteira do idoso. Os participantes também tiveram acesso a serviços de saúde, como aferição de pressão e teste de glicemia, orientação odontológica e nutricional e práticas integrativas, além de cortes de cabelo, atividades de ginástica e café da manhã. Música, Mostra de Artesanato produzida por idosos e desfile completaram a programação da manhã festiva.

“É com muito orgulho que abraço a causa do idoso. É em prol deles que nos colocamos à frente do CMPI para proporcionar tudo que for possível e atender, da melhor forma, suas necessidades. Temos o apoio e a ajuda da gestão, sobretudo da Semas, no cumprimento dos nossos compromissos para com a pessoa idosa no município”, comentou a presidente do CMPI, Rilvane Cabral.

“Já participei de muitos eventos promovidos pela Prefeitura. Tive que me afastar por um tempo em virtude de problemas pessoais e agora estou voltando. Essas iniciativas são realmente valiosas e de muita sabedoria da parte de uma gestão pública que dá oportunidades ao idoso, pois são muitas experiências que uma pessoa mais idosa pode passar e a maioria tem muito prazer em servir, trabalhar e está sempre disposta a ajudar”, finalizou D. Iara Fonseca.

Secom Cabedelo