/Prefeitura promove Chá Dançante e reúne centenas de idosos em uma tarde repleta de música, alegria e disposição

Prefeitura promove Chá Dançante e reúne centenas de idosos em uma tarde repleta de música, alegria e disposição

Muita música, descontração, alegria e homenagens. Assim foi o Chá Dançante da Primavera, promovido pela Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) nesta quinta-feira (27) na Fortaleza de Santa Catarina. O evento – organizado pela Secretaria de Assistência Social (Semas), em parceria com o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Cabedelo (Ipsemc) e com as Secretarias de Cultura (Secult) e de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM) – marcou as comemorações ao Dia Nacional do Idoso (27).

Mais de 180 idosos que são acompanhados pelos programas sociais da PMC e de associações de bairro participaram e brindaram em uma linda comemoração, que também antecipou o Dia Internacional da Pessoa Idosa  – 1° de outubro,  data em que também é lembrada a criação do Estatuto do Idoso no Brasil. O prefeito Vitor Hugo esteve presente ao evento, ao lado da primeira-dama Daniella Ronconi, e fez questão de prestar suas homenagens e agradecimentos aos idosos da cidade, destacando a atenção especial que a gestão municipal tem com os cidadãos de Terceira Idade.

“Eu não podia deixar de também homenageá-los, pois o carinho que recebo de todos eles é muito especial. Costumo dizer que será muita sorte dos jovens conseguirem alcançar a Terceira Idade. Por isso, essa festa não deve ser apenas em um dia específico, mas rotineira.  Sintam-se acolhidos por essa gestão, que vai trabalhar cada vez mais com dedicação e carinho por dignidade, bem estar, saúde e políticas públicas para as pessoas idosas”, garantiu Vitor.

Os participantes do Chá Dançante foram recepcionados com a distribuição de adereços florais e ao som do músico Rômulo Lima (facilitador cultural do Cras). Logo em seguida, foi servido o chá e um coffebreak ao som da banda Capa de Disco, que agitou o público presente com músicas que marcaram época. Durante o evento, ainda teve homenagens a usuários e funcionários dos serviços sociais mantidos pela PMC, dentre outras pessoas idosas que já se destacaram em serviços públicos da cidade.

No local também foram preparadas mesas de frutas e de doces, e uma disputada Tenda da Beleza, organizada pela equipe da SEPM, que proporcionou um espaço para maquiagens e orientações de limpeza de pele. A noite foi encerrada com um descontraído desfile, tendo como modelos, idosas usuárias do serviços de convivência dos Cras, Ipsemc e Reviver.

“É muita emoção estar aqui porque os idosos têm uma energia, um amor que transborda e nos incentiva a comemorar esse dia. E não teria forma melhor de comemorarmos, se não fosse algo dançante. A visão da Prefeitura é de acolhimento e entrosamento, para que essas pessoas saiam de suas casas e venham procurar os nossos programas sociais. Nos preocupamos com a ociosidade e o sedentarismo nessa faixa etária, então temos esse papel de ofertar diversos serviços que são realizados periodicamente”, afirmou a secretária da Semas, Cynthia Cordeiro, que ressaltou, ainda, a criação de uma agenda anual para  os usuários dos programas sociais: “Esse Chá Dançante foi o primeiro, mas já ficará marcado na nossa agenda de eventos”.

A satisfação era visível no olhar de cada idoso que participou do evento e teve a oportunidade de confraternizar, dançar e receber merecidos agradecimentos e homenagens. A instrutora de idosos Valdete Targino foi uma das que foram lembradas por seu trabalho, em nome dos que fazem o Cras Cabedelo. Dona Val, emocionada, agradeceu o carinho: “Estou muito feliz, nunca pensei que pudesse acontecer isso comigo. Essa homenagem é devido ao que faço com carinho e ao trabalho que desenvolvo com os idosos há 14 anos no Cras. Fazemos muitos artesanatos. Inclusive, todas as flores distribuídas aqui foram feitas por nós. Tratar bem e ter carinho são essenciais, por isso esse evento também é muito importante. Essa gestão está abraçando e dando oportunidade a todos”, disse.

Seu João Ribeiro, de 86 anos, participa de quase todas as atividades do Centro de Convivência do Ipsemc. Ele também foi homenageado em nome do seu serviço e agradeceu a todos. “Esse evento foi muito bom. Excelente! A juventude de hoje será os idosos de amanhã, isso me enche de muito orgulho e prazer. Muito orgulho e muita gratidão por se lembrarem do nosso trabalho, da nossa luta na comunidade”, concluiu seu João.

Secom Cabedelo