/Prefeitura promove V Noite de Danças Orientais em Cabedelo com  participação de artistas premiados no cenário nacional e internacional

Prefeitura promove V Noite de Danças Orientais em Cabedelo com  participação de artistas premiados no cenário nacional e internacional

Evento foi realizado no Centro Cultural Mestre Benedito no último sábado (5)

Com o apoio das Secretarias Municipais de Educação (Seduc) e Cultura (Secult), foi realizada, no último sábado (5), a V Noite de Danças Orientais, evento tradicional que marca a culminância da oficina de dança do ventre do Centro de Artes de Cabedelo (Cearte). As apresentações aconteceram no Centro Cultural Mestre Benedito.

Aberta ao público, a programação do evento contou com 18 apresentações, entre performances solo e em grupo, de Dança do Ventre, Folclore Árabe e Flamenco. Os espetáculos, que atraíram muitos expectadores, inclusive de fora da cidade, foram executados por alunas do Cearte e dançarinas convidadas de outras cidades como João Pessoa e Natal-RN.

Dentre elas, nomes reconhecidos nessa arte como o de Vanessa Lira, Thaynah Gracindo e Jamila Al Hanna. Além disso, também abrilhantou o evento, a performance de fusão do grupo Kháris Bellytrio, que recentemente foi selecionado para uma apresentação nos EUA.

“A Prefeitura abraçou esse nosso projeto que já tem 5 anos no Cearte e que leva a dança do ventre para a comunidade cabedelense. Eu sempre acreditei que essa dança é transformadora e que pode agregar muito em termo de técnica, qualidade de vida, autoestima, atividade física, pois tem muitos benefícios. Uma sementinha foi plantada aqui e eu sei que vai germinar com o passar do tempo. Já fiz apresentações em nível nacional e até no Egito, e esse trabalho que eu desenvolvo em Cabedelo, levarei para onde eu for. Estou me afastando agora para fazer doutorado, me qualificar, mas pretendo voltar e continuar o trabalho aqui, se Deus quiser”, destacou a professora Silvia Xavier.

A estudante de zootecnia Thaynah Gracindo, de Natal-RN, foi um dos destaques dessa quinta edição do evento. Ela trouxe para Cabedelo um solo clássico e uma fusão com características bem nordestinas e com uma música de Zé Ramalho, mesma apresentação solo profissional que recentemente a premiou como 2ª colocada do Festival Shimmie, em São Paulo. Thaynah elogiou a iniciativa do evento em Cabedelo.

“O trabalho realizado aqui em Cabedelo é maravilhoso, eu já venho me apresentando nesse evento há algum tempo a convite de Silvinha, que é uma profissional excepcional. Essa noite promove o estilo árabe, que muitos não conhecem, além de enriquecer e se identificar com a nossa cultura. Um projeto maravilhoso que consegue unir a sociedade com a dança”.

Profissional qualificada – A iniciativa da dança do ventre e noite de danças orientais é desenvolvida no município há cinco anos sob o comando da professora Sílvia Xavier da Costa, que também está celebrando 20 anos de carreira.

Efetiva nos quadros da rede municipal de ensino, Silvinha é dançarina profissional especializada em Dança Do Ventre, tem licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), especialização em Arteterapia (UFPB) e Mestre em Ciências Das Religiões (UFPB). A professora está se licenciando temporariamente do Cearte para fazer um doutorado também na área. Ela também integra o grupo Kháris Bellytrio, que vai se apresentar nos Estados Unidos.