/Prefeitura reativa Academia da Saúde e oferece atividades físicas e de interação entre os usuários

Prefeitura reativa Academia da Saúde e oferece atividades físicas e de interação entre os usuários

A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab), por meio da Coordenação da Saúde da Atenção Básica, está revitalizando a Academia da Saúde, localizada na Campina da Vila. O projeto, que já existe há mais de um ano, vem passando por um processo de reestruturação com a incorporação de atividades complementares às previstas no projeto original.

Além das atividades físicas, a iniciativa vem incorporando ações voltadas às orientações alimentares e oficinas de alimentação e de nutrição, visando, através da integração de atividades, promover a acessibilidade da população a determinadas práticas e contribuir para a melhoria da qualidade de vida.

“A Academia da Saúde é um projeto que foi implantado nos municípios pelo Ministério da Saúde. Inicialmente, consiste em promover a oferta de atividades físicas como coadjuvante na saúde da população. Geralmente quem dá assistência nesses espaços são profissionais como educadores físicos e fisioterapeutas, que promovem atividades de alongamento, pilates e ginástica, principalmente, para a terceira idade. As mulheres são o público que mais procuram a Academia, mas ela está aberta para todos”, declarou a médica e especialista em homeopatia e fitoterapia, Míriam Ferreira da Silva.

Atividade Física – Rotineiramente, os usuários da Academia dispõem de orientações profissionais para atividades de Alongamento, Exercícios para Hipertrofia, Treinamento Funcional, Aulas Postural e Aeróbico, Jiu-Jitsu e, mais recentemente, aulas de Pilates e Pilates para gestantes.

“Faço atividades de hipertrofia e atividade funcional com as pessoas de mais idade, cujo ganho de massa magra de certa idade não foi trabalhado anteriormente. Esse trabalho visa melhorar as aptidões, pois, melhorando a força, vamos influir em outros requisitos, como a elasticidade, a velocidade e o equilíbrio. Baseado nisso, fazemos esse programa de treinamento todos os dias, pela manhã e à tarde, em horários previamente estabelecidos. Estamos certos que esse trabalho e a integração com outros projetos vai beneficiar toda a população da Campina da Vila”, destacou o educador físico Francisco Helton.

A fisioterapeuta Renata Dornelas comentou as atividades que desenvolve na Academia da Saúde e o beneficio que as iniciativas trazem para os usuários.

“Desenvolvemos na Academia a prática do Pilates e temos uma atividade voltada diretamente para os idosos, pessoas que têm problema de deambulação e fraqueza. O objetivo é proporcionar fortalecimento na carência física que eles apresentam e um momento de interação entre os participantes. Temos casos em que os usuários não precisam de fisioterapia, mas só o fato de estarem fazendo uma atividade física já é um grande ganho para eles”, comentou.

A técnica de enfermagem, Elisabeth Evangelista, moradora do Centro, falou de sua experiência como usuária da Academia e destacou os benefícios de saúde que obteve após passar a frequentá-la.

“Frequento a Academia e ela me fez muito bem porque tenho um problema de depressão. Ia às academias tradicionais, onde pagava caro e não havia um profissional para me acompanhar. Já aqui temos um atendimento bem melhor. Estou me sentindo muito bem. Aqui tem todas as atividades, desde o Pilates até as aulas que estamos tendo sobre as plantas. Só tenho agradecer porque tudo aqui me faz muito bem. Estou praticamente curada da depressão e devo isso ao apoio e integração com as colegas e os professores que encontro aqui”, declarou.

Veja aqui a programação completa das atividades.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Atenção Básica: (83) 3250.3124

Secom Cabedelo