/Professores da Educação Infantil passam por mais uma formação e recebem reforço no material através de uma parceria com a Aprender Editora

Professores da Educação Infantil passam por mais uma formação e recebem reforço no material através de uma parceria com a Aprender Editora

A Secretaria de Educação de Cabedelo realizou, nesta sexta-feira (9), mais uma capacitação para os professores de Educação infantil da rede municipal de ensino. A reunião, realizada na Escola Municipal Adolfo Maia, contou com a participação de 50 professoras e 10 supervisoras, e foi ministrada por uma equipe da Aprender Editora.

Visando obter melhorias nos resultados, foram adquiridos pela Prefeitura livros didáticos para as turmas de educação infantil (4 e 5 anos) e, em contrapartida, a editora oferece um serviço de assessoria aos profissionais que utilizarão o material. Na ocasião, também foram realizadas atividades de planejamento, aplicabilidade do material em sala de aula e metodologia.

“Essa é a primeira vez que os professores da educação infantil estão recebendo esse suporte pedagógico do material e da editora. É uma nova visão da gestão que viu a necessidade de um material específico para esses alunos e, a partir dessa necessidade, foi feita uma análise e adotado esse material da Aprender Editora, atualizado de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e condizente com a  visão do município, que sempre trabalhou com práticas e vivências.”, destacou a coordenadora da Educação Infantil do município, Aline Aragão.

O processo de formação é contínuo. A Seduc já contava com um cronograma de encontros e agora terá o apoio da assessoria da editora que, desde a aquisição e durante o ano letivo, auxiliará na aplicabilidade do material em sala para um melhor aproveitamento.

“O nosso trabalho é ampliar o trabalho da educação infantil no município, passando pela entrega do material e também pela formação dos coordenadores, supervisores e a equipe técnica que estuda sobre planejamento, avaliação e prática a partir desse material. Esse é o nosso segundo encontro. Na primeira vez foram apresentados os livros para as professoras se familiarizarem e dessa vez estamos orientando para as atividades. Nós temos um calendário programado com uma média de 5 encontros anuais no município e as próximas visitas serão nas escolas, para acompanhar o projeto com as crianças.”, explicou a coordenadora pedagógica da aprender Editora, Eulina Carmen.

A aquisição desse material e a participação nas formações têm enriquecido o trabalho das professoras, que antes tinham que produzir seus próprios cartazes e material de apoio, além de nivelar o que será disponibilizado para as crianças de uma mesma série.

“A formação está sendo riquíssima, nos dá um suporte muito bom. O livro didático, o material de suporte e o apoio da editora para a educação infantil estão sendo mágico porque a gente ainda não tinha recebido um material assim, com qualidade, significativo, atualizado e voltado para o nível das crianças. Anteriormente nós trabalhávamos seguindo proposta pedagógica da Seduc, realizávamos planejamentos, desenvolvíamos atividades xerografadas, mas ficava à mercê da criatividade do professor e suas metodologias.”, apontou Sheila Celi Lima, professora da Escola Maria das Graças Carlos Rezende, no Renascer.

Para a supervisora Benícia de Paula do Nascimento, da escola Maria José Veríssimo de Andrade, também no Renascer, esse trabalho e investimento demonstram o interesse da gestão pela a educação infantil para colher bons frutos no futuro.

“Estamos com uma expectativa muito boa. Já trabalhei com esse material anteriormente e sei que é muito bom, atualizado, dentro das normas da BNCC. A criança só tem a ganhar. O município está com essa proposta direcionada à educação infantil como base para desenvolver essa criança na sua potencialidade máxima e, nesse pensamento, o material vem a oferecer ao professor uma maior gama de conhecimento. Ele é mais um instrumento para o professor, não limitando, mas institucionalizando o material e nivelando o conteúdo ministrado em cada sala da mesma série.”, finalizou.