/Professores de Educação Física participam de formação continuada e recebem equipamentos para avaliação nas escolas  

Professores de Educação Física participam de formação continuada e recebem equipamentos para avaliação nas escolas  

Investimentos na capacitação dos educadores físicos, na aquisição de equipamentos para avaliação física e na condição física do quadro docente e funcional. Estas são as três metas almejadas pela Prefeitura de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Educação (Seduc), na ação promovida nesta terça-feira (10).

Em evento realizado no auditório da Secretaria, cerca de 30 profissionais participaram de mais um módulo de Formação Continuada em Didática da Educação Física. Na oportunidade, também foram entregues equipamentos para a realização de avaliação física nas escolas e anunciado o projeto Educação em Movimento.

“Temos hoje a oportunidade de divulgar de fato o que é a valorização da educação. Um momento em que podemos trazer as possibilidades de fazer um pouco mais pela nossa cidade e pelos nossos alunos. As ações consolidadas e anunciadas hoje vêm justamente mostrar a condição que a Seduc, através do empenho e do trabalho da equipe de educação física, traz para o município de Cabedelo, no intuito de promover uma educação de qualidade e cuidar bem melhor dos nossos alunos, dos nossos professores e, dessa forma, fazer com que o trabalho se abrilhante diante do estado da Paraíba”, comentou a secretária de Educação, Priscila Dias.

A formação para os professores de Educação Física da rede municipal teve seguimento com o “Curso de Formação Continuada: Didática na Educação Física”,  ministrado pela doutora em Educação e professora do Unipê, Ligia Freitas.

Equipamentos – Os equipamentos distribuídos para as unidades escolares constam de 32 balanças antropométricas e 22 adipômetros, nos quais foram investidos um total de R$ 40.306, 80. A aquisição dos equipamentos possibilitará a avaliação, monitoramento da composição corporal e estado nutricional dos escolares do município, possibilitando aos professores de educação física e profissionais da saúde realizar ações efetivas para a melhoria da qualidade de vida e saúde do alunado.

“Com aquisição desses equipamentos podemos enumerar uma série de impactos, repercussões e projeções para a educação física  do município. A primeira delas seria a própria melhoria na qualidade das aulas, que influenciará diretamente na construção do acervo motor dos alunos. Além disso, pode-se afirmar que Cabedelo assume um pioneirismo nesse quesito, tornando-a modelo e referencial nesse cenário. Por fim, cabe dizer que muito do aperfeiçoamento da prática da educação física acaba, também, gerando dados que permitem a realização da pesquisa científica. Tudo isso é possibilitado pelo investimento nos pilares básicos”, declarou o coordenador da Educação Física da Seduc, Eric Lucena.

Educação em Movimento – O projeto tem como objetivo o fomento da prática de exercícios físicos dos professores da rede municipal de ensino, e visa melhorar a qualidade de vida dos docentes proporcionando o bem estar físico, mental e social.

O projeto piloto será aplicado em cinco escolas: Adolfo Pereira Maia, Pedro Américo da Silva, Silvana Oliveira Pontes, Altimar Pimentel e Antônio Viana. Os educadores físicos das próprias unidades iniciarão os trabalhos neste primeiro momento, com a avaliação física e diagnóstico. Em seguida, será montada uma série de atividades adequadas ao grupo para a prática esportiva, duas vezes por semana, podendo ser ginástica laboral, treinamento funcional, dança, entre outras, previsto para iniciar no próximo ano letivo.

Além das atividades físicas no ambiente escolar, o projeto ainda prevê a realização de palestras sobre nutrição e comportamento postural, e uma parceria com academias que ofereçam desconto para os profissionais.

“A inciativa lançada hoje pela Seduc está sintonizado com o projeto lançado há alguns meses pela Secretaria de Esportes, se pautando pela mesma filosofia. Essa parceria Educação, Saúde e Esporte é algo louvável porque temos que cuidar da saúde da população em todas as faixas etárias. O Departamento de Educação Física deu um passo gigantesco para o incentivo à prática da educação física nas escolas e esperamos cada vez mais ampliar as parcerias e melhorarmos os espaços de prática esportiva”, declarou o secretario de esportes Mauricio Santos.

Secom Cabedelo