/Programação de 7 de setembro começa neste sábado com hasteamento da Bandeira e Desfile Cívico no Renascer

Programação de 7 de setembro começa neste sábado com hasteamento da Bandeira e Desfile Cívico no Renascer

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) dará início, neste sábado (1), às comemorações alusivas ao 7 de setembro – Dia da Independência do Brasil. A programação contará com hasteamento de Bandeira e desfiles cívicos nos bairros do Renascer e Centro.

No sábado (1), às 8h, na Praça do Marinheiro, o prefeito Vitor Hugo abre a programação com o tradicional hasteamento do Pavilhão Nacional. Em seguida, às 9h, o gestor segue para acompanhar o desfile do Renascer, que deve reunir 11 escolas municipais e estaduais dos bairros de Salinas de Ribamar, Jardim Alfa, Jardim Gama e Jacaré; além do grupo folclórico Xaxado Infantil, que se organizará em conjunto com as bandas em 17 pelotões.

Na próxima sexta-feira (7), às 15h, acontece o tradicional e aguardado Desfile Cívico no Centro. Devem participar organizações civis; 3 escolas particulares; 6 creches; 16 escolas municipais e 3 estaduais; representações das Secretarias municipais da Educação, Transporte, Guarda Civil Municipal e Defesa Civil; Grupamento de Engenharia, Polícia Militar, Bombeiros Militar e Civil. Ao todo serão 61 pelotões, que desfilarão ao longo dos cerca de 1,7 km da BR-230. Antes dos desfiles, às 14h, o prefeito Vitor Hugo vai receber as autoridades militares para dar as boas vindas, na Secretaria da Educação.

O 7 de setembro é um evento que mobiliza diversas Secretarias, a exemplo da Comunicação (Secom), Mobilidade Urbana (Semob), GCM, Turismo (Setur), Cultura (Secult) e o Gabinete do Prefeito.

“É uma das datas mais importantes para o brasileiro, em que temos a oportunidade de fazer um resgate histórico e rememorar os símbolos nacionais. Várias secretarias se organizam antecipadamente para viabilizar esse evento, um dos mais celebrados em Cabedelo. Esse ano, mais uma vez, teremos dois dias de desfile proporcionando à comunidade duas oportunidades de prestigiar esse momento de celebração histórica”, pontuou a secretária de Educação, Priscila Dias.
Percurso – No sábado (1º), o desfile do Renascer II congrega as escolas localizadas entre aquele bairro e o Jacaré, e tem como percurso as ruas Ascendino Anselmo Rodrigues, Santo Antônio e São José e Nova Esperança.

Por conta do desfile, haverá mudança no itinerário do ônibus 522 (Renascer), que passará a circular nas Ruas Raul Seixas e José Rubenildo da Silva nos dois percursos (Renascer-João Pessoa e vice-versa) das 7h às 12h.

Agentes da Semob estarão no local a partir das 7h para o início dos trabalhos de interdição e organização do trânsito.

Já o tradicional desfile do Centro reúne as escolas do Poço ao Centro e acontece na extensão da via principal da BR-230, que vai do Centro Integrado Imaculada Conceição até a Praça Getúlio Vargas, próximo ao Porto. A partir das 13h, a Semob estará interditando o local (Do Centro Imaculada até a Secretaria de Planejamento) e orientando os moradores sobre vias alternativas. Todo o efetivo dos agentes de trânsito trabalhará no dia para evitar transtornos e garantir a organização do tráfego até às 19h, horário previsto para encerramento do evento.

As linhas 5101 (Cabedelo Direto) e 5103 (Poço/Bessa) sofrerá alterações de rota das 13h às 21h. Durante esse intervalo, os ônibus sairão da Praça Venâncio Neiva e circularão pelas ruas Ismael Farias, Pedro Aleixo de Moura, Juarez Távora, Pedro Silva Coutinho e Av. São Sebastião, seguindo seu itinerário normal.

Secom Cabedelo