/Rede de Saúde recebe computadores e impressoras para modernizar e agilizar atendimentos à população

Rede de Saúde recebe computadores e impressoras para modernizar e agilizar atendimentos à população

Os serviços de saúde oferecidos pela Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) estão passando por um processo de modernização para proporcionar um melhor atendimento à população. A Secretaria de Saúde (Sescab) recebeu, neste mês de setembro, 30 computadores e 32 impressoras que já estão sendo instalados na rede de média e alta complexidade (Hospital, Policlínica e Anexo), na Vigilância em Saúde e na gestão da Secretaria.

Nesta etapa de modernização, o Laboratório Central (Lacen) passará a disponibilizar os resultados dos exames pela internet, além de realizar um interfaceamento dos equipamentos para minimizar os erros e aumentar a precisão dos resultados.

Já na Vigilância em Saúde, será utilizado um sistema de monitoramento que já está em funcionamento, criado pela equipe técnica do setor de tecnologia da Sescab, para acompanhar em tempo real os atendimentos realizados nas Unidades Básicas de Saúde. Esse sistema também realiza o monitoramento da temperatura das geladeiras que armazenam as vacinas e, em caso de alteração de temperatura que coloque em risco de perda de lote, alertará ao gestor responsável, via aplicativo de mensagem. A ideia é expandir esse monitoramento para autoclaves, compressores e qualidade de energia.

Já no Hospital e Maternidade Padre Alfredo Barbosa, será implementado o sistema web de gestão, E-SUS Hospitalar, que tem como finalidade facilitar e contribuir com a organização do trabalho dos profissionais de saúde. Através dele são disponibilizados preenchimento do prontuário eletrônico, geração de relatórios, formulários dinâmicos baseados em metadados, painéis indicadores de gestão, sistema de laboratório e ERP.

“A equipe de TI da saúde tem se esforçado para aprimorar os serviços de saúde ofertados pela Secretaria, e a chegada desses equipamentos irão possibilitar mais agilidade e qualidade no atendimento, bem como na gestão de pessoal e na redução de despesas por desperdício”, disse Lucas Pereira, coordenador de tráfego e segurança de dado.

 

Secom Cabedelo