/Saúde no seu bairro leva atendimentos, dicas e serviços à comunidade do Jacaré

Saúde no seu bairro leva atendimentos, dicas e serviços à comunidade do Jacaré

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Saúde (Sescab), e em parceria com as Secretarias de Comunicação (Secom) e Assistência Social (Semas), realizou, nesta sexta-feira (10), no bairro do Jacaré, a primeira edição do projeto Saúde no seu bairro.

A iniciativa tem por objetivo ofertar serviços de saúde e assistência social aos bairros da cidade, aproximando a população das ações já realizadas em todas as Unidades de Saúde.

O Saúde em seu bairro busca, ainda, revitalizar os postos de Saúde e realçar seu papel estratégico no processo de prevenção e tratamento de enfermidades e, também, promover o conhecimento dos vários serviços prestados pela PMC. Os próximos pólos a serem visitados este mês serão os dos bairros do Renascer, Recanto do Poço e Salinas Ribamar.

“É com grande satisfação poder prestigiar um bairro tão sofrido quanto o Jacaré, com um projeto audacioso e ambicioso elaborado por uma equipe maravilhosa. Esse é um serviço para a população, e vai ficar para a história porque estaremos sempre aqui trazendo a saúde para o bairro. Encontramos a saúde em situação precária, sucateada, faltando tudo nos postos e nos hospitais, mas aos poucos, com muita reponsabilidade e algumas medidas emergenciais, podemos hoje dar o pontapé inicial ao novo modelo de saúde na cidade de Cabedelo”, declarou o prefeito Vitor Hugo.

Saúde no Jacaré – Em tendas instaladas em frente à Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro, a ação mobilizou equipes da Sescab para oferta de serviços como tipagem sanguínea; Teste de HIV, Sífilis e Hepatite; distribuição de preservativos; orientações sobre os serviços da Vigilância Ambiental e Vigilância Sanitária; Saúde bucal; Caps AD; Avaliação nutricional; campanha antitabagismo e Fisioterapia. Na parte interna da USF, a população teve acesso a atendimentos nas áreas de Clínica Geral, Cardiologia, Pediatria e Ginecologia.

O projeto contou com a participação de equipes da Semas, com a oferta dos serviços e informações sobre a emissão da Carteira do Idoso, inscrição do Bolsa Família, Cadastro Único (Cad Único), Programa Criança Feliz, Cras e Creas. Também foram oferecidos, de forma gratuita, cortes de cabelo.

“Estamos tendo a oportunidade de mostrar para a população o que os gestores estão fazendo. Até o momento o que se ouvia nas redes sociais eram críticas, e precisávamos arrumar a casa e resolver problemas básicos, como a falta de remédios, de seringa e de luvas. Tivemos que organizar a casa, promovemos uma reestruturação e agora estamos podendo trazer para a comunidade o resultado dos nossos projetos. A partir de agora é inovação. Vamos trazer à comunidade o que ela realmente precisa”, comentou o secretário da Saúde, Murilo Wagner Suassuna.
O pedreiro Josevaldo Raimundo de Oliveira foi à tenda e realizou teste rápido de sífilis, hepatite e HIV, e comentou sobre o projeto: “Estou achando uma iniciativa muito boa. É o tipo de ação que vem ajudar muita gente, que não precisa se deslocar para longe para receber atendimento. Acho que todo governante deveria se preocupar em fazer ações desse tipo que beneficiam o povo”.

Já a dona de casa Hilma de Araújo Trajano passou pelos serviços e aproveitou para pegar um kit de saúde dental e obter informações sobre a carteira do idoso. “Estou achando muito interessante esse tipo de ação perto de casa. Não estamos acostumados a ver essas coisas em nossa comunidade. Nos últimos tempos, porém, os atendimentos no posto estão muito bons. Estamos tendo realmente uma assistência de acordo com o que necessitamos”, comentou.

A aposentada Maria de Lourdes da Paz, por sua vez, destacou a variedade dos serviços ofertados e o atendimento recebido. “Vim me consultar e fui muito bem recebida e atendida. Aproveitei e fiz o exame de HIV e outros. Agora estou indo fazer a avaliação com a nutricionista e depois vou ao cardiologista. Ainda vou levando um kit de dentista para os meus netos”, finalizou.

Secom Cabedelo