/Secretaria de Saúde de Cabedelo é destaque em evento tecnológico na Paraíba

Secretaria de Saúde de Cabedelo é destaque em evento tecnológico na Paraíba

Equipe apresentou trabalho sobre uso da tecnologia no atendimento e monitoramento da saúde municipal

O funcionário da Secretária de Saúde de Cabedelo (Sescab), Marcílio Ramos, foi destaque durante o “Zabbix On The Road | João Pessoa”, evento destinado a apresentações de cases de sucesso relacionados ao sistema de monitoramento Zabbix.  Apresentado no último sábado (13), no Unipê, em João Pessoa, o seminário expôs os resultados do uso da tecnologia no serviço público local.

A equipe da Sescab desenvolveu um sistema de monitoramento que abrange a própria infraestrutura de redes de computadores, Sensores IoT (Internet das Coisas) e monitoramento de pessoas.

O trabalho apresentado por Marcílio Ramos possibilita, em tempo real, acompanhar o funcionamento dos links de internet e de sistemas contratados, a exemplo de Prontuário Eletrônico do Cidadão, Sistema do Laboratório de Análises Clínicas e Sistema de Imagem PACS; como também todas as impressoras locadas e próprias, quanto à disponibilidade, uso de toners e quantidade de impressões. O monitoramento tem auxiliado o bom funcionamento dos sistemas e a alta disponibilidade da Internet e dos serviços de TI da Prefeitura Municipal.

“Nossas câmaras frias têm sido monitoradas hoje em tempo real por sensores desenvolvidos por nossa equipe de tecnologia, equipe hoje lotada em nossa Secretaria de Saúde. Essa tecnologia pioneira está sendo utilizada para monitorar a temperatura de nossas câmaras frias, garantindo a boa conservação e alertando nossos técnicos e gestores quanto a oscilações fora do intervalo recomentado, evitando, assim, que vacinas sejam perdidas por má conservação, trazendo economia para nossa cidade e melhor utilização desse bem tão precioso para a população”, explicou Marcílio.

Junto a esse sistema de monitoramento está incluso também o acompanhamento dos trabalhos de todos os Postos de Saúde da Família (PSFs). Os gestores, através de telas personalizadas, podem visualizar o quantitativo de atendimentos realizados em tempo real e colher informações detalhadas por Unidade de Saúde. Esse Sistema vem sendo utilizado para auxiliar a gestão na tomada de decisões, como também no acompanhamento dos trabalhos realizados nos PSFs diariamente.

“Esse trabalho foi muito bem avaliado pelos participantes do evento, sendo visto como uma solução para melhoria contínua de todos os serviços prestados por equipes de Tecnologia e no serviço público como um todo”, concluiu Marcílio.