/Secretarias Municipais preparam ações preventivas e educativas durante o Carnaval 2020 em Cabedelo

Secretarias Municipais preparam ações preventivas e educativas durante o Carnaval 2020 em Cabedelo

Estarão atuando nas ruas as Secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Assistência Social e Mulher 

Durante o Carnaval 2020, todas as equipes da Prefeitura de Cabedelo estarão mobilizadas não apenas para garantir a segurança e a tranquilidade dos foliões, como também para educar e prevenir doenças e acidentes.

Além da Guarda Municipal, com seu efetivo de agentes nas ruas, e da Semob organizando o trânsito, as Secretarias de Saúde (Sescab), Meio Ambiente (Semapa), Assistência Social (Semas) e Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM) também estarão mobilizadas.

O Carnaval em Cabedelo começa neste sábado (15), na Praça Getúlio Vargas, com shows de Tatau. Ramon Schnayde, Dj Furni e Arhtur Queiroz. Até o dia 29, as equipes da PMC colocam em prática, nas ruas, ações que proporcionem à população uma festa com a preservação dos direitos de todos.

Para garantir o atendimento e a proteção da saúde dos foliões, a Sescab terá à disposição três ambulâncias do Samu (sendo 2 de atendimento básico e uma de suporte avançado) distribuídas em pontos estratégicos, caso ocorra a necessidade de intervenção. A Sescab também estará presente na segunda parada do Corredor Da Folia – localizada nas ruas Solon de Lucena, Cel Aureliano e João Vitalino. Uma tenda servirá de ponto de distribuição de preservativos masculinos e femininos, além da oferta de testes rápidos para Hepatite e HIV, verificação de pressão arterial e glicemia. Durante a passagem dos blocos, uma equipe também percorrerá o Corredor distribuindo informativos e orientando a população.

A Secretaria da Mulher também estará presente em todos os dias de passagem de bloco e fará uma abordagem educativa com panfletagem, levantando a bandeira de combate à importunação sexual: “Meu corpo não é sua folia”. As equipes também vão promover campanhas nas redes sociais de conscientização da violência contra a mulher.

Já a Semapa está atuando no processo de licenciamento dos blocos e, durante o período das festas, vai acompanhar a folia para evitar os excessos e garantir o cumprimento dos horários pré-determinados. No fim de semana que antecede o carnaval (21 e 22), a Semapa também estará dando seguimento ao projeto “Pescadores  de plásticos e praias limpas – Verão 2020”, orientando, fazendo coleta de resíduos sólidos urbanos e distribuindo sacolas biodegradáveis, porta resíduos de automóveis e mochilas nas praias de Camboinha, Areia Dourada , Formosa e Areia vermelha.

A novidade para esse ano da Semas será um espaço inclusivo na folia. Nos dias 15 e 25 (abertura e encerramento), na praça Getúlio Vargas, haverá um espaço reservado para facilitar o acesso dos cadeirantes à festa. Já no dia 18, um Pit stop, também na Praça Getúlio Vargas, abrirá a campanha “Seu preconceito não combina com folia. Diga não à homofobia”, com panfletagem e orientações. Por fim, no dia 19, todos os usuários dos serviços e programas ofertados pela Semas estarão reunidos na frente da sede da Secretaria, a partir das 8h30, em um bloco de carnaval com o tema “Semas na folia: consciência e alegria”.