/SEMANA DO BEBÊ: Bebê prefeito recebe chave da cidade para lembrar cuidados e atenção na primeira infância

SEMANA DO BEBÊ: Bebê prefeito recebe chave da cidade para lembrar cuidados e atenção na primeira infância

Na semana dedicada às discussões acerca da primeira infância, Cabedelo ganhou um “Bebê Prefeito”. Esta é condição simbólica outorgada à primeira criança nascida na cidade durante as comemorações da Semana do Bebê, evento realizado pela Secretaria da Educação (Seduc) em parceria com as Secretarias de Saúde (Sescab) e Assistência Social (Semas), iniciado na segunda (24) e que está em sua 6ª edição.

Yuri Gabriel Oliveira da Silva nasceu nesta terça-feira (25), às 8h26, e nesta quinta-feira (27) tornou-se, em solenidade realizada no Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa (HMMPAB), o 2º “Bebê Prefeito” da cidade portuária. Na ocasião, recebeu a chave da cidade das mãos do prefeito Vitor Hugo, além de outras lembrancinhas, patrocinadas pela unidade de saúde e organização da Semana do Bebê, e um kit enxoval cedido pela Semas.

A Semana do Bebê é uma campanha que visa chamar a atenção para os cuidados que um bebê tem que receber nos três primeiros anos de vida. Em Cabedelo, a iniciativa está em sua 6ª edição.

“Para nós, é muito importante manter essa tradição e dar esse carinho, esse afago, às mães que estão aqui na Maternidade nesse momento, mas principalmente, ao bebê-prefeito. É muito gratificante porque estamos dando continuidade a um trabalho lindo, e acredito que o que é bonito tem que ser continuado em Cabedelo”, declarou o prefeito Vitor Hugo.

O “Bebê Prefeito” é escolhido em um concurso oferecido no HMMPAB. Para receber a homenagem, a criança tem que nascer na cidade, de parto normal, e a mãe ter realizado, pelo menos, oito atendimentos de pré-natal, além de ter tomado todas as vacinas e observado todos os cuidados durante a gestação.

“O Bebê Prefeito simboliza o fechamento da Semana, dizendo que nasce alguém no município, cidadão cabedelense, que é a esperança de um futuro promissor, o futuro que queremos na melhoria dessa infância. As mães são oriundas de vários serviços, como a saúde e a assistência. E tudo isso reflete o cuidado que o município tem com a saúde materna”, comentou a articuladora do Selo Unicef em Cabedelo, Nadja Santos Araújo.

Yuri é o primeiro filho do jovem casal Ana Carolina Santos Oliveira e Gabriel Vieira da Silva, moradores do bairro do Jacaré.

“Durante toda a gravidez, o pré-natal, recebi acompanhamento por parte da Prefeitura e, tanto antes como durante o parto, o atendimento foi ótimo. É uma alegria estar vivendo esse momento. É uma experiência nova pra gente, pais de primeira viagem. Só temos a desejar para o nosso bebê um futuro muito bom, com felicidade e realizações”, disse Ana Carolina.

Secom Cabedelo