/Semas apresenta resultados de trabalhos desenvolvidos nos serviços de assistência municipais no mês de maio

Semas apresenta resultados de trabalhos desenvolvidos nos serviços de assistência municipais no mês de maio

A Secretaria de Assistência Social (Semas) realizou, nesta terça-feira (29), a culminância das atividades alusivas ao dia 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes. O evento aconteceu no Anexo do Gabinete do Prefeito (Casa do Alemão) e reuniu crianças e adolescentes usuários dos serviços de assistência do município em uma mostra das atividades desenvolvidas durante todos este mês.

As apresentações compreenderam a exibição de documentário produzido pelos serviços; apresentação do Serviço de Convivência Reviver I (uma paródia da música “Que país é esse”); do Reviver II (peça teatral Florzinha Lili); e música com os usuários do Centro de Referência em Assistência Social (Cras).

“Fico muito feliz com esse encontro que traz os trabalhos desenvolvidos pelas crianças em torno de uma data que lembra um tema muito importante para a sociedade. A proteção e garantia de direito a nossas crianças e adolescentes é uma pauta que jamais pode ser relegada a um plano secundário. Por isso, é importante destacar o trabalho que a Semas realiza com nossas crianças e, sobretudo, pela conscientização que busca fazer junto à sociedade”, declarou o prefeito Vitor Hugo.
Durante todo o mês de maio, os serviços de assistência mobilizaram os usuários e técnicos em estudos e ações públicas em torno do combate e ao processo de conscientização.

As ações se concentraram em atividades como “A rede nos trilhos”, que levou os usuários ate à estação Ferroviária de João Pessoa, onde foi promovido um encontro com representações de outros municípios; e uma Caminhada realizada no Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual – 18 de maio.

“As atividades desenvolvidas nesse mês tiveram o objetivo de promover a conscientização da população e do próprio adolescente para o processo de prevenção e de denúncia de exploração e abuso. Então, após um mês de atividades e ações, é importante mostrar para as autoridades e para os participantes da Rede de Proteção, o trabalho que vem sendo feito em nossos serviços no tocante à conscientização e ao aprendizado sobre a problemática”, destacou a secretária Cynthia Denize Cordeiro.

Helen Matias, 14 anos, moradora do Renascer e usuária do Serviço de Convivência Reviver II, falou sobre sua experiência com o serviço e sobre as atividades desenvolvidas durante o mês.

“Acho muito bom participar das atividades do Centro, pois a gente acaba aprendendo mais, já que lá fora nada se aprende a não ser coisa errada. No tempo que estou lá aprendi muita coisa e, participando hoje, estou também aprendendo. Queria que mais pessoas pudessem fazer parte do serviço, pois há coisas que não vimos na escola, como o caso da exploração que não sabíamos. As ações do mês serviram para conhecer e repassar os conhecimentos”, finalizou.

Secom Cabedelo