/Semas dá inicio aos preparativos para realização da I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Semas dá inicio aos preparativos para realização da I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

A Secretaria de Assistência Social (Semas) realizou, nesta quarta-feira (30), uma reunião para discutir a realização da I Conferência  Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

O encontro reuniu a titular da pasta, Cynthia Denize Silva Cordeiro, e os secretários da Educação (Seduc), Neroaldo Pontes, e do Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura (Semapa), Walber Farias. Na pauta, a reativação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar (Sisan) no município.

A I Conferência  de Segurança Alimentar e Nutricional do Município ficará a cargo das Secretarias supracitadas e da comissão provisória eleita para este fim no último dia 28, composta pela representante da sociedade civil, Kelly Cristina de Lima Martins; pela secretária Cynthia Denize e pela técnica da Semas, Raíssa Marques Porto.

Prevista para o dia 04 de julho, no Cabedelo Clube, a Conferência marcará a eleição dos membros definitivos do Conselho Municipal (Consea) entre representantes da sociedade civil.

“Foi muito importante a criação desse Conselho provisório, pois ele é um primeiro passo para realização da Conferência , tendo em vista que é ele quem dará base ao programa alimentar e nutricional da Prefeitura. O Conselho estava parado há quatro anos e a recomendação da gestão atual é para darmos prioridade à questão alimentar do município, inclusive  com a elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar”, explicou Cinthya Cordeiro.     

 O Sisan é o um pacto firmado pela Assistência Social junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e tem por como objetivo coordenar as ações públicas em segurança alimentar e nutricional, articulando a integração entre os entes federados e a sociedade civil. Dele fazem a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), representados pela Semas, Seduc e Semapa, e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).  

Cabedelo consta como pioneira a implantar o Sisan, que coordena as ações públicas, buscando garantir o direito humano à alimentação adequada. A adesão é considerada um marco histórico no município e sua ativação será fundamental para a implantação e o fortalecimento das políticas de segurança alimentar e nutricional no município, pois será o órgão componente do Sisan que definirá parâmetros para elaboração e implementação do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

Secom Cabedelo