Secretaria de Turismo

Informações de contato
 
Endereço: Duque de Caxias, S/N CEP: 58.310-000 Centro – Cabedelo – Paraíba
Telefones: (83) 3250 – 2777 / 3250-3331 
E-mail: setur@cabedelo.pb.gov.br

Vera Lúcia de Almeida Simões é turismóloga, professora universitária, Doutoranda e Mestre em Administração, Consultora e instrutora credenciada do Sebrae/PB nas áreas de Desenvolvimento setorial, Associativismo/Cooperativismo e RH e Empreendedorismo.

Filha de Cabedelo, atua na área de Turismo como consultora, com ênfase em Planejamento, Gestão e Marketing. Na Gestão Pública exerceu a função de Secretária de Turismo de Cabedelo/PB e Adjunta de Cultura.

À frente da Setur, em 2013, elaborou o Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Turismo de Cabedelo. Coordenou a pesquisa de demanda durante a visita dos três cruzeiros ao Porto de Cabedelo e participou, juntamente com a equipe de consultores do Sebrae contratados da Associação de Cultura Gerais (ACG), da pesquisa para a construção do Catálogo Turístico Criativo, com foco na produção associada do turismo local.

Coordenou o Projeto de Pesquisa de Inventário da Oferta Turística das cidades paraibanas de João Pessoa, 1ª Capital do Brasil; Cabedelo, 1ª cidade do Brasil inventariadas de acordo com a metodologia do Ministério de Turismo (Mtur); além de Fagundes, Lagoa Seca, Lucena e Queimadas.

A Secretaria de Turismo e Esporte – SETUR, é o orgão responsvel pelo planejamento, coordenação, supervisão, controle, organização e execução dos eventos, atividades e cursos no âmbito turístico e desportivo e a gestão de recursos humanos e financeiros visando à projeção a nível regional, nacional e internacional consolidando o desenvolvimento sustentvel do município. 

Compete a Secretária de Turismo e Esportes – SETUR, promover, elaborar e gerir: Projetos que contemplam o desenvolvimento e projeção da comunidade; O desenvolvimento do potencial turístico e deportivo municipal; Potencializar e prospectar mercados para o potencial turístico e desportivo do município; O Secretário de Turismo e Esporte é o gestor dos recursos turísticos e desportivos do município, em comunhão as necessidades do plano diretor e plano plutianual do município. 

Compete ao Secretário de Turismo e Esporte, o exercício das atribuições: Planejar e coordenar as ações da Secretaria de Turismo e Esporte – SETUR, priorizando as atividades para resultados eficientes e eficazes; Analisar e emitir pareceres em atos administrativos, eventos e atividades turísticas e desportivas; Prestar informações e emitir relatórios periódicos sobre as ações e recursos financeiros aplicados; Consolidar os resultados equacionando os problemas eficaz e eficientemente; Prover interação, discussão de projetos turísticos e desportivos junto à comunidade; Dar pareceres favorveis ou desfavorveis de projetos turísticos e desportivos; Elaborar o orçamento plurianual no ãmbito da Secretaria de Turismo e Esporte; Ordenar despesas e gerir convênios; Coordenar a mensuração do grau de atendimento (anseio e satisfação) no âmbito turísticos e desportivos, dispêndio pela Secretaria de Turismo e Esporte; Representar o município em solenidades, eventos e atividades turísticas e desportivas e outros.