topo
Inicial
Ilha da Restinga

Créditos da imagem: www.ilhadarestinga.com.br

Um dos pontos turísticos mais interessantes do Litoral da Paraíba é a Ilha da Restinga, no município de Cabedelo-PB. São 530 hectares de terreno plano situado no Rio Paraíba, entre os municípios de Santa Rita, a oeste, e Cabedelo, a leste. O local fica a 1,2km do Oceano Atlântico, próxima a Foz do Rio Paraíba e do Porto de Cabedelo.

A Ilha da Restinga é formada pelo acúmulo de solo trazido pelo Rio Paraíba. Isso explica a sua riqueza geológica e a presença de diversos tipos de ecossistemas, como mangue, estuário, resquícios de mata atlântica, lagoas e mata de restinga.

Os registros da história da Ilha da Restinga se dão a partir do descobrimento do Brasil. Em 1579, à mando do governador da capitania de Pernambuco, sob ordem do rei, foi construído um fortim de madeira na Ilha da Restinga considerada lugar estratégico para defesa da Paraíba, por estar localizada na foz do Rio Paraíba. Essa ação deu origem à ocupação e fundação , em 1585, da capitania da Paraíba, cujo território fazia parte, anteriormente, da capitania de Pernambuco.

É possível visitar a Ilha sob a orientação do Programa de Ecoturismo e Educação Ambiental, oferecido pelos administradores, de forma agendada para grupos de 10 pessoas, ou em menor número, a cada 2º domingo do mês.

O acesso, atualmente, é embarcado a partir da Marina Big Toys, em Cabedelo. O passeio leva praticamente um dia inteiro e no pacote estão incluídos a travessia de barco, almoço e orientação em algumas opções de trilhas locais. É possível pernoitar na ilha, de forma previamente agendada, considerando que não há fornecimento de energia elétrica no local.

É um passeio muito apreciado pela atmosfera rica em belezas naturais num ambiente aparentemente inabitado, com banhos em águas límpidas e visual inesquecível.

Para maiores informações: www.ilhadarestinga.com.br