topo
Inicial
Ruínas Almagre

Tombadas desde 1938 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), as Ruinas da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, conhecida como Igreja do Almagre, estão localizadas na praia de Ponta de Campina, em Cabedelo.

Erguida no final do século XVI, mais precisamente em 1598, a Igreja, em estilo barroco, foi construída no contexto do processo de conquista do território e de catequização dos indígenas na Paraíba.

O púlpito do Almagre é considerado pela Unesco como “único no mundo inteiro”, e um dos poucos que existem relacionados à missão indígena no litoral paraibano. O local foi idealizado pelos Filhos de São Francisco, que, após a retirada dos Filhos de Santo Inácio, assumiram suas missões nos aldeamentos.

O templo original da Igreja tinha forma retangular, com apenas uma nave medindo 26 metros de comprimento por 12 de altura. A fachada principal era em pedra calcária e no alto da portada central havia um medalhão no qual estava esculpido um cavaleiro à beira de um penhasco, atingindo um monstro com a sua lança, e um nicho ou oratório com a imagem de uma santa.