/Vera Simões assume Secretaria de Turismo e vai resgatar Plano estratégico do Turismo de Cabedelo

Vera Simões assume Secretaria de Turismo e vai resgatar Plano estratégico do Turismo de Cabedelo

A Secretaria de Turismo tem nova administração. A turismóloga Vera Simões assumiu a pasta esta semana e já anunciou um planejamento estruturante e estratégico para o desenvolvimento turístico da cidade portuária.

Dentre as ações para a reestruturação do turismo local, estão a renovação de parcerias para setores como gastronomia, artesanato, arte popular, música, artes plásticas, cinema/áudio visual e melhorias dos serviços. Na qualificação da gestão, a Setur pretende reativar o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e o Comitê Gestor do Parque do Jacaré, legitimando, assim, o desenvolvimento turístico de Cabedelo.

Vera já atuou na Setur em 2013, ocasião em que elaborou o Plano estratégico do Turismo de Cabedelo, fruto de um extenso e minucioso trabalho de pesquisa.

“Esse Plano elaborado com a equipe da época sempre esteve a disposição dos secretários subsequentes, mas, infelizmente, não foi utilizado para dar seguimento e desenvolver o turismo de Cabedelo. O planejamento do turismo local vai muito além da promoção turística. Precisamos de ações estruturantes e estratégicas. Quando pensamos o turismo para o século XXI é necessário primeiramente um olhar interno, estruturar a cidade, através de melhorias na infraestrutura, urbanização, qualificação da mão de obra e fortalecimento dos equipamentos turísticos. Só assim será possível o crescimento sustentável e ordenado, sem descaracterizar o destino”, destaca Vera.

A nova secretária ressalta, ainda, que pretende conversar e integrar todos os setores que compartilham com o desenvolvimento da cidade, buscando resgatar a identidade turística de Cabedelo.

“O turismo contemporâneo através da economia criativa é revestido de muita experiência e vivências que proporcionam ao turista um contato direto com nossos elementos culturais, valorizando a nossa tradição e a nossa identidade”, finaliza.

Perfil – Vera Lúcia de Almeida Simões e turismóloga, professora universitária, Doutoranda e Mestre em Administração, Consultora e instrutora credenciada do Sebrae/PB nas áreas de Desenvolvimento setorial, Associativismo/Cooperativismo e RH e Empreendedorismo.

Filha de Cabedelo, atua na área de Turismo como consultora, com ênfase em Planejamento, Gestão e Marketing. Na Gestão Pública exerceu a função de Secretária de Turismo de Cabedelo/PB e Adjunta de Cultura.

À frente da Setur, em 2013, elaborou o Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Turismo de Cabedelo. Coordenou a pesquisa de demanda durante a visita dos três cruzeiros ao Porto de Cabedelo e participou, juntamente com a equipe de consultores do Sebrae contratados da Associação de Cultura Gerais (ACG), da pesquisa para a construção do Catálogo Turístico Criativo, com foco na produção associada do turismo local.

Coordenou o Projeto de Pesquisa de Inventário da Oferta Turística das cidades paraibanas de João Pessoa, 1ª Capital do Brasil; Cabedelo, 1ª cidade do Brasil inventariadas de acordo com a metodologia do Ministério de Turismo (Mtur); além de Fagundes, Lagoa Seca, Lucena e Queimadas.

Secom Cabedelo