/Vigilância em Saúde promove palestra sobre atuação em Cabedelo a estudantes da UFCG

Vigilância em Saúde promove palestra sobre atuação em Cabedelo a estudantes da UFCG

A Vigilância em Saúde de Cabedelo promoveu, nesta sexta-feira (3), uma palestra para alunos de Biologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – campus Patos. A atividade, que aconteceu no auditório da Secretaria de Meio Ambiente, contou com exposições sobre o trabalho e atuação das Vigilâncias Ambiental, Sanitária e Epidemiológica e Saúde do Trabalhador

As palestras tiveram como objetivo expor e apresentar aos alunos o trabalho desenvolvido pela Vigilância em Saúde em Cabedelo, suas ações educativas e preventivas, fiscalização e notificações.

A equipe da Vigilância Epidemiológica apresentou, através de sua diretora Allana Oliveira, aos alunos de Biologia seu trabalho de prevenção, notificação e controle  de doenças.

Já a Vigilância Sanitária expôs, através de Verônica Pinho, sua atuação na fiscalização, alvarás sanitários, buscando promover e proteger a saúde da população, eliminando. diminuindo e prevenindo riscos à saúde e intervindo nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção, da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

Por fim, a palestra da Vigilância Ambiental, proferida pelo diretor Domingos Lugo e pela equipe Cláudia Mércia, Denise Correia e Lívia Albuquerque, pôs luz ao tema da prevenção e controle de diversas doenças, em especial ao trabalho realizado na cidade portuária sobre o combate à Dengue no município, inclusive, nas escolas municipais, onde são realizadas atividades educativas ao longo do ano.

“Essas palestras foram importantes tanto para mostrar o trabalho da Vigilância em Saúde aqui em Cabedelo, quanto para fazer nossa atuação ser conhecida e servir de exemplo para as demais cidades. Esse intercâmbio com os estudantes de Biologia de Patos foi bastante produtivo para todos nós, e fortalece nosso trabalho e nossa atividade”, destacou a diretora da Vigilância em Saúde, Júlia Vaz.