Cabedelo adere ao Pacto da ONU para desenvolvimento sustentável

Cabedelo está adotando medidas e ações para fazer parte das cidades do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que busca priorizar o desenvolvimento sustentável. Os preparativos para a adoção da Agenda 2030, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), já estão sendo feitos, e priorizam educação, infraestrutura e crescimento econômico.

O Desenvolvimento Sustentável é uma politica global, fomentada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que tem por objetivo elevar o desenvolvimento do mundo e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas. Para tanto, o município se empenha a implantar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a serem alcançados a partir da ação conjunta que agrega diversos níveis de governo, organizações, empresas e a sociedade civil.

“O programa das Nações Unidas traçou um modelo de proposta de desenvolvimento sustentável para os países e, consequentemente, para suas cidades, para que a população possa ter uma qualidade de vida, ou seja, uma proposta de crescimento socioeconômico até o ano de 2030. São, na realidade, um pacote de medidas que visa o crescimento socioeconômico de forma sustentável. Essa é proposta a que iremos aderir e procurar realizá-la através da identificação e do foco nas nossas necessidades locais”, explicou o prefeito Vitor Hugo.

Dentre os 17 ODS, Cabedelo tem foco em alguns específicos: erradicação da pobreza e da fome; assegurar uma vida saudável e promover o bem estar de todos; educação inclusiva e equitativa de qualidade; promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos; e assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da agua e o saneamento para todos. Na pauta de ações, também estão a promoção do crescimento econômico sustentado e a garantia do emprego pleno.

“Já demos alguns passos significativos na direção da adoção dos ODS. Já há um encaminhamento de levantamentos da situação atual das demandas locais e a composição de um grupo de gestão para discutir e estar à frente da iniciativa”, detalha o prefeito.

O grupo gestor é composto pelas Secretarias da Receita, Finanças, Indústria e Comércio, Planejamento, Meio Ambiente e Administração.

Metas – O ODS são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável. Ela é composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas até 2030. Esta agenda é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade.

Os 17 objetivos:
– Erradicação da pobreza;
– Fome zero;
– Boa Saúde e bem estar;
– Educação de qualidade;
– Igualdade de gênero;
– Água limpa e saneamento;
– Energia acessível e limpa;
– Emprego digno e crescimento econômico;
– Indústria, inovação e infraestrutura;
– Redução das desigualdades;
– Cidades e comunidades sustentáveis;
– Consumo e produção responsável;
– Combate às alterações climáticas;
– Vida debaixo da água;
– Vida sobre a terra;
– Paz, justiça e instituições fortes;
– Parcerias em prol de metas

Secom Cabedelo

Compartilhar