Este mês, órgão vai lançar cartilha online com orientações sobre golpes e promover Mutirão de Renegociação de Dívidas com bancos
Este dia 15 de março é marcado como o Dia Mundial do Consumidor. Em Cabedelo, o Procon vem atuando de forma constante e veemente, promovendo diversas ações assistenciais e trabalhando para garantir que os consumidores tenham os seus direitos respeitados.
Nesta quarta-feira (15), será publicada a 1ª Cartilha de 2023, sobre golpes aplicados para efetivação de empréstimos consignados sem autorização dos beneficiários, com informações valiosas para evitar esse tipo de transtorno. O documento estará disponível nas redes sociais e no site oficial da Prefeitura de Cabedelo.
Já entre os dias 20 e 24, o Procon promove o 1º Mutirão de Renegociação de Dívidas de 2023, em parceria com Bancos, no intuito de oferecer uma oportunidade para regularização de dívidas com as melhores condições de pagamento.
Além dessas ações pontuais, o órgão, em paralelo, vai realizar atividades rotineiras de pesquisa de preços e fiscalizatórias; e ações educativas no comércio local, com distribuição de exemplares do Código de Defesa do Consumidor.
“A Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor é responsável pelas demandas consumeristas no município, sendo meio alternativo para solução dos impasses delas decorrentes. No ano de 2022, foram abertas mais de 640 reclamações administrativas e realizadas 323 audiências. É dever do Procon fiscalizar, informar, educar e equilibrar a relação entre consumidores e fornecedores, oferecendo sempre o auxílio necessário para garantir a saúde e a segurança dos cidadãos” explica o secretário-geral do Procon Cabedelo, Jeremias Dornelas.
Balanço – Durante a Semana do Consumidor, o Procon de Cabedelo vai divulgar, através de suas redes sociais, a lista de reclamações fundamentadas do ano de 2022, proporcionando aos cidadãos mais informações para auxiliá-los na aquisição de produtos e serviços junto a fornecedores que respeitam a legislação consumerista.
Diante da alta nos preços dos combustíveis durante o ano de 2022, o Secretário-geral do Procon, Jeremias Dornelas, participou da Comissão Conjunta Processante para fiscalização do setor em todo o estado, coletando e analisando informações até março de 2023 para apuração de infrações cometidas pelos postos e distribuidoras do produto. Como resultado, foi elaborado e divulgado um relatório que estabeleceu as medidas administrativas, cíveis e penais que serão adotadas pelos órgãos competentes.
O Consumidor pode realizar suas reclamações junto ao Procon de forma remota ou presencial. Serão solicitadas cópias de identidade, CPF, comprovante de residência e os demais documentos relacionados à demanda para realização do atendimento.
Para tirar dúvidas e fazer denúncias, o consumidor pode entrar em contato através dos canais de atendimento 151 e (83) 3250-3230 ou pelo Instagram @proconcabedelo. O Procon de Cabedelo funciona de segunda à sexta, das 8h às 14h, na Av. Pastor José Alves de Oliveira, 1210, Jardim Brasília.