1ºLUGAR: Cabedelo recebe Selo Social “Prefeitura Parceira das Mulheres”

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) recebeu, nesta quarta-feira (03) o Selo Social “Prefeitura Parceira das Mulheres”. A cidade ficou em 1º lugar na premiação, que reconhece ações de estímulo à promoção dos direitos das mulheres e equidade de gênero.

Em sua 2ª edição, o Selo recebeu a inscrição de 85 cidades, premiando 44 municípios, que desenvolvem práticas inovadoras e comprometidas com as mulheres em toda sua diversidade, considerando o recorte étnico racial, idade, orientação sexual e identidade de gênero, deficiência e localidade.

Com o tema voltado para a “Igualdade Étnico Racial”, o prêmio criado pela Secretaria Estadual da Mulher e Diversidade Humana (Semdh) e a Secretaria de Articulação Municipal (Sedam), em parceria com a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup).

“Temos feito reuniões e rodas de conversa sobre a execução dessas ações pelo município, visando a intersetorialidade entre a gestão municipal e consolidado a execução de ações decorrentes da SEPM e das outras Secretarias focando nessa questão tão importante e necessária em nossa sociedade. Recebemos esse importante reconhecimento através do Selo. Um marco para alavancar as políticas de igualdade racial e direcionar as ações de combate ao preconceito étnico-racial e étnico-cultural”, destacou a secretária da Mulher em Cabedelo, Priscila Rezende.

Cabedelo vem se destacando nas políticas públicas voltadas à Igualdade étnico racial. Da 1ª edição do Selo, a cidade pulou do 7º para o 1º lugar. Algumas ações justificam o destaque. Este ano, por exemplo, a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM) promoveu a I Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, um evento pioneiro que colocou em pauta questões relativas à discriminação étnico-racial, étnico-cultural e de intolerância religiosa que afetam, em algum grau, o pleno exercício da cidadania sob condições igualitárias.

“É uma satisfação imensa receber o título de primeiro lugar na premiação do Selo Social, que é fruto de esforços diários de toda a nossa equipe e que estaremos sempre buscando trabalhar ainda mais em prol das mulheres cabedelenses, trazendo independência, proteção e novas oportunidades, através dos nossos projetos”, comemorou a secretária adjunta da SEPM, Anelize Guedes.

Diretrizes – As ações das gestões municipais contempladas integraram o contexto da universalidade das políticas públicas, na perspectiva da igualdade étnico racial para as mulheres, garantidos pelos princípios dos direitos humanos. As diretrizes foram: Saúde integral das Mulheres, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos; Fortalecimento e participação das mulheres nos espaços de poder e decisão; empreendedorismo, autonomia econômica, desenvolvimento sustentável com igualdade social; Enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres e Promoção e apoio a arte e cultura produzida e desenvolvida pelas mulheres.

 

Compartilhar