Encontre o que você precisa aqui:

Autor: Secom

66 ANOS CABEDELO Jogos, Torneios e Campeonato Amador de Embarcações Artesanais a Vela marcam dia de atividades esportivas em homenagem à emancipação política de Cabedelo

Um dia dedicado à prática esportiva e à valorização do esporte amador local. Foi assim mais uma edição do Festival Esportivo, que aconteceu neste domingo (11) dentro das atividades comemorativas aos 66 anos de emancipação política de Cabedelo. A iniciativa da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) reuniu na Praia de Miramar, no Ginásio […]

11/12/2022 17h44 Atualizado há 2 meses atrás

Um dia dedicado à prática esportiva e à valorização do esporte amador local. Foi assim mais uma edição do Festival Esportivo, que aconteceu neste domingo (11) dentro das atividades comemorativas aos 66 anos de emancipação política de Cabedelo.

A iniciativa da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) reuniu na Praia de Miramar, no Ginásio Municipal de Camalaú e no Centro de Lazer diversas atividades esportivas e de lazer. 

No mesmo dia, aconteceu, ainda, a etapa final do projeto Velejar, na Colônia de Pescadores, em Ponta de Matos, que resgata a cultura de regatas amadoras em canoas, caícos ou jangadas a vela manuseadas por trabalhadores da pesca artesanal.  O projeto mantém o foco de integrar comunidades pesqueiras tradicionais locais e também de municípios vizinhos, através de competições que dão incentivo àquela categoria profissional gerando impacto social e turístico relevante no setor.

“Esporte é vida, saúde, transpiração, alegria…quem o pratica tem uma vida ativa e um pouco mais feliz. Essa atual gestão municipal já vem dando uma ênfase muito grande ao esporte e, em especial, a esse festival. É uma data muito importante. Nosso município está comemorando 66 anos de emancipação política e, com isso, estamos premiando nossa população com esse evento com várias competições e modalidades acontecendo de forma simultânea. E essa nossa contribuição, em cada data comemorativa, só faz crescer o esporte na cidade. Além disso, estamos trazendo as pessoas para perto umas das outras e contribuindo para bem estar da nossa população. O prefeito Vitor Hugo tem nos deixado muito à vontade para o desenvolvimento dos projetos”, destacou Maurício Santos, secretário de Esportes, Juventude e Lazer de Cabedelo.

Na Praia de Miramar uma grande estrutura foi montada para receber Aulão Funcional da Academia ao ar livre com a participação de dezenas de pessoas; espaço kids disponível com brinquedos infláveis e ainda competições de Futevôlei (com 24 duplas), Vôlei de Praia (com 12 duplas), Futebol de Areia (com 10 equipes de 14 atletas), Câmbio (com 9 equipes de 12 atletas) e Corrida de Caíco (com 78 participantes).

Já o Ginásio Edmilson do Nascimento Trigueiro – Missinho recebeu o Torneio de Futsal (8 equipes com 14 participantes); e o Centro de Lazer do Idoso, o Torneio de Biriba (10 duplas).  

Ao todo, as competições reuniram mais de 600 participantes e contaram com premiação em dinheiro, troféus e medalhas. Quem teve a oportunidade de participar, elogiou a organização e aproveitou para parabenizar Cabedelo por mais um aniversário.

O festival esportivo reuniu atletas de todas as idades e categorias. O médico Nelson Campos, de 70 anos, é praticante da modalidade de Câmbio (uma espécie de vôlei adaptado para idosos que, em breve, será abraçada pelos grupos de terceira idade na cidade). Nelson participou dos jogos em Cabedelo pela primeira vez e atuou pela Equipe Intermares.

“É uma satisfação muito grande. Além de contribuir imensamente para a qualidade da nossa saúde. Nós, da terceira idade, precisamos de uma atividade física e essa modalidade de Câmbio melhora muito a nossa autoestima e qualidade de vida, além da interação com as pessoas. A iniciativa da Prefeitura Municipal é muito boa, através da Secretaria de Esportes, em promover esse festival, motivando e integrando as pessoas nessas atividades. Que a cidade de Cabedelo continue sempre incentivando a prática do esporte tanto para os jovens como para os idosos, que é o que aconteceu nesse evento”, pontuou o médico.

O festival esportivo abraçou novamente as competições envolvendo os jovens. Muitos deles são aspirantes a profissionais em diversas modalidades. Lucas Rodrigo, 21 anos, (conhecido como Bebê), é jogador de futebol de campo, futsal, mas nesse festival resolveu arriscar uma participação no Beach Soccer, modalidade bastante disputada em Cabedelo. 

“A realização desse festival com tantas modalidades é muito boa para a cidade. Cabedelo tem muitos atletas que se destacam em várias delas. Esse tipo de competição faz com que os atletas se aperfeiçoem e tenham destaque em nível local. Eu vim pra brincar, ajudar minha equipe e aproveitar os jogos. Pois somos daqui de Cabedelo e o momento é pra isso”, afirmou o atleta da equipe do Flamengo de Camalaú, 

As mulheres também se fizeram presente no festival esportivo. E uma competição que chamou muita atenção foi a modalidade de Câmbio, estreante nos jogos em Cabedelo. A comerciária gaúcha Marisa Vitali, 58 anos – que recentemente chegou para morar na Paraíba – já conhecia Cabedelo e, dessa vez, veio participar da competição pela equipe Tambaú A. Ela ficou impressionada com a organização dos jogos e também destacou a importância do esporte.

“Para nós é muito gratificante vir a Cabedelo porque somos sempre bem acolhidos. Essa iniciativa é muito importante, principalmente pra nós, da terceira idade, pois  muitas pessoas ficam só em casa, já não trabalham mais, e a gente joga pra fazer amizade, estar ali comunicativo no dia a dia, jogar com o corpo, com a alma, tudo de bom. O esporte libera adrenalina e só coisas boas na nossa vida”, finalizou. 


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade