8 DE MARÇO Prefeitura de Cabedelo promove atividades e homenagens no Dia Internacional da Mulher

Programação reuniu mulheres assistidas pela SEPM e envolveu palestras, lanches, dança e muita animação

No Dia Internacional da Mulher – 8 de março, a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM), preparou um cronograma de atividades para homenagear e lembrar a importância das mulheres cabedelenses.

A programação aconteceu na Quadra Campina da Vila durante toda a manhã desta terça-feira (8), e contou com palestra, homenagens, coffee break, além de sessões de estética e massagens, aulão de ritmos e outras atividades sempre cercadas de muita alegria. As atividades foram voltadas às mulheres assistidas pela SEPM e seus programas sociais, mas também abertas ao público.

O prefeito Vitor Hugo acompanhou as comemorações, ao lado da primeira-dama Daniela Ronconi, a quem fez questão de homenagear em nome de todas as mulheres de Cabedelo. O gestor também exaltou as mulheres da área de Saúde, lembradas no calendário comemorativo apresentado pela SEPM, e ainda citou com saudade a memória e legado de Graça Rezende (in memorian), vereadora e primeira mulher a ocupar o cargo de prefeita da cidade.

“Esse é um dia muito especial! Nós devemos muito às mulheres. Graças a Deus, atualmente o reconhecimento delas vem evoluindo muito em detrimento de um passado tão injusto, em que nunca foram valorizadas. Mas acredito nessa evolução, pois sabemos que elas são capazes de ocupar qualquer lugar no mundo. Quero aproveitar a oportunidade e fazer uma menção saudosa à memória da minha amiga Graça Rezende. Nós lembraremos sempre com carinho daquela que foi uma mulher de fibra e valente que realizou seus sonhos em vida e chegou a ser presidente da Câmara e prefeita do Município. Saúdo também todas as mulheres de Cabedelo, através das homenageadas no calendário especial. Que todas se sintam representadas e prestigiadas”, ressaltou Vitor Hugo.

A primeira-dama Daniella Ronconi também fez parte da mesa de honra se pronunciou durante o evento

“É com muita felicidade que estou aqui para lembrar que todos os dias são os nossos dias. Existem várias versões de nós mulheres, cada uma com características diferentes e com uma missão louvável na terra. O que enche meu coração de gratidão a Deus é por estar ao lado de um marido generoso e que sabe valorizar a mulher. Ele, como gestor, sabe a importância desse reconhecimento na esfera pessoal e profissional, por isso, são tantas mulheres à frente de pastas importantes na Prefeitura. Por fim, parabenizo também as mulheres que estão recebendo a singela homenagem do calendário e que estão representando todas as mulheres guerreiras de Cabedelo”, destacou Daniella.

A programação elaborada pela equipe da SEPM contou com uma Palestra Motivacional da consultora de imagem, estilo e marca pessoal do Senac, Mariana Tereza Dantas, que falou sobre o protagonismo e empoderamento feminino. Além de um coffee break oferecido às mulheres participantes, o evento ainda teve sorteios e a entrega dos calendários destacando 13 mulheres que estiveram e ainda estão à frente da batalha contra a Covid-19 na cidade; e um superaulão de dança de Ritmos, dentro do projeto Remexer.

“Hoje é um dia muito importante para nós, mulheres. Somos importantes nos lares, nos ambientes de trabalho e em qualquer lugar do mundo. Pois todas temos representatividade! Esse ano pudemos retomar o projeto do calendário para continuar homenageando as mulheres cabedelenses. E, dessa vez, escolhemos mulheres que representam todas as outras profissionais da área da Saúde que ainda enfrentam um trabalho árduo na pandemia. Daqui pra o segundo semestre, teremos mais projetos sendo desenvolvidos na SEPM que continuarão contemplando mulheres cabedelenses”, destacou a secretária da Mulher, Priscilla Rezende.

Para quem participou das atividades, o carinho e o agradecimento pela lembrança e por todos os serviços e ações oferecidos para o bem estar e a autoestima da mulher cabedelense, não só neste dia 8 de março, mas de forma diária, através da SEPM.

“Que bom que, com o fim da pandemia, estamos voltando a ter esses eventos. O Dia da Mulher é importante, é para ser lembrado mesmo e, aqui em Cabedelo, somos abençoadas por termos esses projetos na Secretaria da Mulher”, afirmou Verônica Silva, participante ativa nas atividades na SEPM.

Parcerias – Nos stands montados na Quadra Campina da Vila, serviços diversos foram oferecidos às mulheres presentes. O evento contou com a participação da parceira Silvia Nascimento e a sua empresa Gotas e Beleza com reflexologia podal e óleos essenciais e, dentro da área de estética, participaram Fabiana Paiva – Designer de Sobrancelha e Karoline Rodrigues – Tranças Nagô. Além disso também foi montado o stand do projeto Ondinas Cabedelo, com mostruários de vestimentas e acessórios exclusivos.

Calendário – Treze mulheres foram homenageadas pelo calendário da SEPM em 2022. A primeira versão do calendário foi no ano de 2020, destacando mulheres que em sua vida pública se dedicaram ao Município nas mais diversas áreas de atuação. Este ano, foram escolhidas mulheres que participam ativamente, desde o início, do combate ao Covid 19 em Cabedelo.

Nos respectivos meses do calendário, são elas: Janeiro – Hermana Magda, coordenação da vacinação contra a Covid; Fevereiro – Bruna Alves, coordenadora da vacinação contra a Covid; Março – Maria Ronise Paiva, enfermeira gerente da USF Centro; Abril – Tereza Farias, vacinadora e prestadora de serviços do Setor de Imunização; Maio – Sandra Marta, subgerente em Saúde do Trabalhador na Sescab; Junho – Karla Albuquerque, enfermeira do setor de ISTs; Julho – Jordana Maia, coordenadora da área técnica do DANTS da Vigilância Epidemiológica; Agosto – Josânia Firmo, gerente da Vigilância em Saúde do Trabalhador; Setembro – Germana de Araújo, ACS; Outubro – Sthefanny Lourrany, enfermeira e integra direção multiprofissional do Hospital e Maternidade Padre Alfredo Barbosa; Novembro – Manuela Germóglio, diretora da vigilância sanitária do Município; e Dezembro – Desirée Dantas, enfermeira e primeira pessoa a receber a imunização contra a Covid em Cabedelo. Além delas, também saiu um calendário especial com Júlia Vaz, gerente de Vigilância em Saúde. Elas representam centenas de funcionárias da Sescab.

“Eu me sinto muito honrada, feliz e emocionada com essa homenagem no calendário. E sei que represento apenas uma dessas mulheres corajosas que trabalharam na linha de frente contra o Covid em Cabedelo. Com a força e determinação de todas fizemos um trabalho maravilhoso em prol da vida. E assim são as mulheres. Fortes e determinadas. Que Deus abençoe a todas” afirmou a homenageada Manuela Germóglio, diretora da Vigilância Sanitária de Cabedelo.

Presenças – O evento especial das mulheres contou ainda com a presença da juíza da 1a Vara Mista da Comarca de Cabedelo, Graziela Queiroga Gadelha; e das secretárias municipais: Camila Holanda (Ação Governamental), Nilda Batista (Administração); Márcia Moreira (Educação), Cynthia Cordeiro (Assistência Social) e Kilma Madruga (Junta Militar).

Compartilhar