Início Site

PIONEIRA NA PARAÍBA Cabedelo cria Secretaria voltada aos direitos da Pessoa com Deficiência

Pasta é a primeira da Paraiba e a 2ª do Nordeste a atuar exclusivamente pela causa PCD

Cabedelo passa a ser referência em inclusão com a implementação de uma Secretaria voltada exclusivamente aos direitos das pessoas com deficiência. Criada este ano torna Cabedelo a 1ª cidade da Paraíba e a 2ª do Nordeste a ter uma representatividade desse porte.

A Secretaria tem por finalidade conduzir ações governamentais voltadas à realização das articulações entre os órgãos e entidades da Prefeitura do Município de Cabedelo e os diversos setores da sociedade, bem como entre outros poderes, visando à implementação da política municipal para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Nesta sexta-feira (02), no auditório do gabinete do prefeito (Casa do Alemão), uma roda de conversa sobre direitos e deveres das pessoas com deficiência deu início aos trabalhos da pasta, e contou com a participação do prefeito Vitor Hugo, da secretaria Geusa Ribeiro Dornelas, de funcionários da secretaria recém criada, representantes de órgãos que atuam na causa e ainda pais e acompanhantes de PCDs.

Na ocasião, o prefeito ouviu atentamente as demandas das pessoas com deficiência e de seus pais. Dentre as solicitações e futuras ações a serem realizadas na cidade, estão melhorias no transporte que leva as pessoas com deficiência aos atendimentos fora do município; intérpretes no acompanhamento de pessoas com deficiência nos atendimentos públicos e melhoria na estrutura de acessibilidade em locais públicos.

“É com muita satisfação e alegria que participamos deste encontro e reconhecemos que essa luta não é fácil. Criamos uma Secretaria sem ter uma referência próxima – pois esta é a primeira da Paraíba e a segunda do Nordeste – e nós temos muito ainda para conquistar. O próximo passo é a inauguração de uma sede própria e adequada para instalação do serviço multidisciplinar, onde receberemos todas as demandas pertinentes. Inclusive, faço questão de que os profissionais contratados para esta pasta sejam pais de pessoas com deficiência, pessoas com deficiência ou agentes atuantes na causa. Peço paciência porque nós sabemos da grande demanda e saibam que o nosso sonho é que num futuro bem próximo a nossa cidade não dependa de serviços fora do município para o atendimento inclusivo”, afirmou o prefeito Vitor Hugo.

O encontro seguiu com a apresentação da secretária Geusa Ribeiro Dornelas e da secretária adjunta Gabrielle Soares (Gaby da Inclusão) – que também ocupa o cargo de presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD). A roda também contou com uma palestra sobre direitos e deveres das pessoas com deficiência, ministrada por Jadson Gomes, vice-presidente do CMPD.

“Esse é um grande marco dessa gestão e estamos muito felizes com este primeiro encontro e já iniciando um novo projeto. Essa roda de conversa acontecerá mensalmente e vai buscar essa visibilidade do trabalho da nossa Secretaria. Com isso, vamos estar mais próximos das famílias das pessoas com deficiência que sentem na pele todas as problemáticas e lutam para fazer valer seus direitos. Esse olhar de amor e atenção para com estas pessoas é um pedido especial do nosso gestor e nós vamos colocar nossa equipe à disposição para qualquer demanda. Seremos mediadores das demandas e daremos continuidade aos atendimentos já realizados”, ressaltou a secretária Geusa.

Atendimento e atribuições – A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência vai atender provisoriamente no Gabinete do Prefeito no horário das 8h às 14h.

Dentre as atribuições da Secretaria, previstas em lei estão: atuar na implementação descentralizada da política municipal para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, no âmbito das Subprefeituras;  estabelecer e manter relações de parcerias com os órgãos e entidades da Prefeitura, de outras esferas de governo e com os demais setores da sociedade civil; estabelecer e manter relações e parcerias com a iniciativa privada, visando à inclusão social da pessoa com deficiência e mobilidade reduzida;  e buscar o suporte técnico necessário para o  desenvolvimento, implantação e acompanhamento das políticas propostas pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência- CMPD.

“É uma grande conquista. Só temos de agradecer a Deus por isso. É o reconhecimento de uma luta de mais de 10 anos por uma gestão que acredita na política pública da pessoa com deficiência. Quem milita nessa causa tem dimensão dessa importância”, destacou Gaby da Inclusão.

Cabedelo abre edital de chamamento público para credenciamento de quiosques na Praia do Miramar

Serão disponibilizados 16 espaços; inscrições poderão ser feitas no período de 05 a 14 de junho

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Turismo (Setur), abriu edital de chamamento público para credenciamento de candidatos a celebrarem termo de permissão de uso dos quiosques na Praia do Miramar.

A seleção vai abranger empresas, microempresas e/ou empresas de pequeno porte que atuem no ramo de bares e restaurantes para outorga de Termo de Permissão de Uso de 16 quiosques no espaço.

As inscrições estarão abertas no período de 05 a 14 de junho, mediante preenchimento de formulário online, disponibilizado no site oficial da PMC, e entregue acompanhado de documentação na sede da Setur. O resultado final está previsto para o dia 14 de julho.

CONFIRA AQUI O EDITAL.

Para a seletiva, será criada por Portaria uma Comissão Especial, composta por 03 servidores da Secretaria de Turismo, para analisar e julgar eventual recurso. A vigência da habilitação/credenciamento será de 12 (doze) meses, a partir da publicação do resultado final, podendo ser renovado a critério do Poder Executivo Municipal.

A Secretaria Municipal de Turismo prestará todos os esclarecimentos solicitados pelos interessados no chamamento público, sobre o Edital e seus anexos, estando disponível para atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h, na Sede do Órgão, localizada no Centro Turístico Francisco de Oliveira – BR230, Km 0, S/N, Centro, Cabedelo/PB, ou através do telefone 83 9 9804.5813 e-mail setur@cabedelo.pb.gov.br.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO. 

DECLARAÇÃO QUE NÃO POSSUI AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMÓVEL PÚBLICO MUNICIPAL

DECLARAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO PARA COMPOSIÇÃO DA PRAIA DE MIRAMAR

BANCO MAIS Cabedelo realiza ação pedagógica com foco na educação financeira e empreendedorismo

A ação “Vamos às Compras” é uma iniciativa do Banco Mais, projeto de educação financeira para alunos da rede municipal

Criar um ambiente de feira ou shopping popular e proporcionar uma oportunidade de aprendizado prático das relações compra e venda com alunos da rede municipal. Este foi o objetivo da ação pedagógica “Vamos às Compras”, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, por meio do Programa Banco Mais, que aconteceu entre os dias 30 de maio e 02 de junho.

Durante os três dias da ação, realizada na Casa dos Conselhos da Educação, foi facultada a visitação dos alunos e professores das escolas à Lojinha do Banco Mais para vivenciar na prática atividades envolvendo ações de contexto matemático.

“Cada vez mais a educação financeira se torna um item importante entre os conteúdos necessários à formação dos cidadãos, ao mesmo tempo em que o empreendedorismo aparece como uma possibilidade de gerar meios de sobrevivência, Portanto, aprender a ganhar, economizar e gerenciar os recursos são pontos focais do ensino na atualidade. A estratégia do projeto é unir atividades teóricas e práticas, de forma lúdica e instrutiva, provocando aprendizados e vivências como o evento desta semana. Aqui, com o dinheirinho que conquistaram nas atividades, elas podem adquirir produtos variados”, explicou a coordenadora do projeto B+, Luiza Bandeira.

O Banco Mais (B+) é uma proposta que tem por objetivo introduzir conteúdos de educação financeira e empreendedorismo, como temas transversais, com turmas do Ensino Fundamental – Anos Iniciais da rede municipal de Cabedelo.

A ação tem por objetivo fomentar nas unidades escolares, além de atividades envolvendo educação financeira, o empreendedorismo, cooperativismo e a educação fiscal; bem como, trabalhar valores como a honestidade, ética e responsabilidade de forma prática com alunos da rede municipal de ensino dos 4º anos.

O Programa Banco Mais realiza aulas de educação financeira nas unidades escolares e tem várias ações ao longo do ano com foco na valorização dos estudos através da bonificação de uma moeda fictícia B+, conquistada através de atividades pedagógicas propostas pelos professores da rede.

Seduc divulga resultado de entrevistas rno Processo de Seleção Simplificada Interna para Gestores Escolares Municipais

A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) de Cabedelo, torna pública o Resultado
da Entrevista do Processo de Seleção Simplificada Interna para Gestores Escolares Municipais.

CONFIRA A LISTA. 

O candidato que se sentir prejudicado pelo resultado da Etapa 3 poderá interpor
recurso, de forma presencial, à Comissão Examinadora do Processo de Seleção, entre os dias 05 e 06 de junho. 

O processo seletivo previu o preenchimento de vagas destinadas à Função Gratificada de Gestor Escolar (22 vagas) e Gestor Adjunto (23 vagas).

O processo seletivo foi realizado em três etapas: 01 – Apresentação e avaliação do currículo e entrega do Plano de Gestão, de caráter eliminatório; 02 – Defesa do Plano de Gestão para a Comissão Examinadora, de caráter eliminatório; e 03 – Entrevista, de caráter classificatório.

 

 

 

 

 

 

 

Programação junina em Cabedelo tem início neste sábado, com Forró no Mercado

O mês de junho em Cabedelo já é de muito forró. O clima junino já tomou conta da cidade e, até o dia 29, os moradores e visitantes terão muito arrasta-pé, em diversos pontos da cidade.

O projeto Forró no Mercado promete muita animação todos os sábados de junho no Mercado Público Municipal, a partir das 12h. Um trio pé de serra vai embalar feirantes, moradores e visitantes nos dias 03, 10, 17 e 24 de junho. Neste sábado, quem vai comandar o “rala-bucho” é o Pé de Serra Forró Chico Novo.

O ápice da festa acontece de 23 a 29 de junho, na Praça Getúlio Vargas. Bandas como Desejo de Menina, Danieze Santiago, Raí Saia Rodada e Sytlo Ousado e os cantores Jairo Madruga, Luciene Melo e Fabiana Souto são algumas das atrações que Arraiá do Litoral 2023.

Além dos shows, a programação do Arraiá também vai contar com apresentações de grupos e manifestações locais, além das já tradicionais e aguardadas Quadrilhas Juninas.

“O forró do mercado é mais uma das ações que fazem parte do Arraiá do litoral. O Projeto propõe o fortalecimento e a importância da feira como elemento cultural da nossa cidade. Misturando uma programação diversificada, com o autêntico forró nordestino e os pratos tracionais da culinária regional que são produzidos pelos comerciantes locais”, disse o secretário de Cultura, Igobergh Bernardo.

CONFIRA AQUI A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO ARRAIÁ DO LITORAL 2023.

Cabedelo prorroga campanha de vacinação contra influenza.

Prazo para tomar a dose foi estendido até o dia 30 de junho

Quem ainda não se protegeu da gripe tem até o dia 30 de junho para tomar a vacinca contra a Influenza. Seguindo recomendação do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde (SES) de Cabedelo prorrogou o prazo para que a população possa receber o imunizante, que está disponível em todas as Unidades de Saúde locais.

Desde meados de maio, a oferta da vacina influenza foi ampliada para toda a população a partir de 6 meses de idade. O imunizante pode ser administrado junto a outras vacinas do Calendário Estadual de Vacinação.

A vacinação contra influenza visa reduzir as complicações, internações e mortalidade em decorrência das infecções respiratórias causadas pelo vírus da influenza. Neste ano, a vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e influenza tipo B.

A campanha é realizada anualmente porque a formulação da vacina é atualizada para que as doses sejam efetivas no combate às novas cepas do vírus.

Até agora, Cabedelo alcançou 50,9% de imunização do público alvo; a meta a ser atingida é de 90%.

Cabedelo lembra Dia D da luta Antimanicomial com caminhada e ações do Caps  

A Secretaria de Saúde de Cabedelo, por meio do CAPS I – Porto Cidadania – e do CAPS II AD – Primavera, realizou, nesta quarta-feira (31), o dia D da luta Antimanicomial. A ação contou com uma caminhada saindo da praça Getúlio Vargas até o Cabedelo Clube, com os usuários, familiares e funcionários dos serviços.

O momento também contou com a palestra da psicóloga, especialista em educação e saúde, Janaína Demeri. Segundo ela, o movimento da luta antimanicomial surgiu com o intuito de mostrar que existem outras formas de cuidar do doente mental, além das formas que eram ofertadas anteriormente.

“A saúde mental pode e deve ser tratada em toda rede de assistência à saúde. O CAPS é apenas mais um dispositivo para cuidar, mas o doente mental ele pode ser tratado nas unidades de saúde da família; na policlínica, com o tratamento psiquiátrico e também no hospital, de acordo com a necessidade do paciente, respeitando o tempo e a história de cada um”, explicou.

Para os usuários, o tratamento que é ofertado pelo serviço faz a diferença na vida deles. Lá eles encontram acolhimento, orientação, assistência médica e psicológica.

O senhor Ednaldo de Oliveira, 55 anos, morador do Centro, tem transtornos mentais desde criança e, ao longo da vida, se tornou usuário de drogas. Depois de passar por 16 internações em manicômios de João Pessoa, ele tem propriedade para se engajar nessa luta.

“As internações nos manicômios era muito ruim, a gente ficava sem dormir direito, muitas brigas com quebra de camas, a gente vivia muito nervoso. Ficava muito tempo sem visita, abandonado, amarrado numa corda, fazia as necessidades ali no chão mesmo. Agora com o CAPS é muito diferente. A gente só tem que elogiar, eu vou lá, passo o dia, tomo café, almoço, tem as aulas, tratam a gente bem, com respeito, recebo palavras muito bonitas que, às vezes, nem em casa tem”, relatou.

Para Flávia Trajano, diretora do CAPS AD, essa é uma luta constante desde a década de 70.

“A cada ano conseguimos avançar um pouco mais. A nossa luta é para que esse modelo antigo, onde não existe um tratamento digno para o paciente, não retorne. É preciso fortalecer os serviços substitutivos de saúde mental, onde o paciente é visto e tratado como pessoa, sujeito de direitos, na perspectiva de acabar com os serviços manicomiais”, finalizou.

AUXÍLIO UNIVERSIDADE Cabedelo lança programa de auxílio financeiro a estudantes universitários

Iniciativa pretende suprir despesas inerentes ao desenvolvimento do curso universitário

Mais um incentivo para estudar e se qualificar. É o que prevê o programa municipal Auxílio Universidade. A iniciativa busca conceder uma bolsa mensal no valor de R$ 400 para estudantes regularmente matriculados em Instituição de Nível Superior, pública ou privada e inscritos no programa federal CadÚnico.

O Auxílio Universidade pretende suprir despesas inerentes ao desenvolvimento do curso universitário e será concedido pelo prazo inicial de 01 ano, podendo ser renovado.

As inscrições dos estudantes interessados serão feitas via Processo Seletivo Simplificado através da Secretaria de Assistência Social (Semas). O edital deve ser lançado em breve nos canais oficiais da PMC.

Requisitos  – Poderão participar do Programa Municipal Auxílio Universidade, os estudantes que comprovarem cumulativamente, sob pena de indeferimento, os seguintes requisitos e documentos: Declaração de Instituição de Ensino Superior, pública ou privada, comprovando estar regularmente matriculado em curso universitário, na modalidade presencial; Declaração de que se encontra na condição de integrante de família inscrita no Cadastro Único, do Programa Auxílio Brasil do Governo Federal; Comprovação de que é residente do município de Cabedelo há, pelo menos, 02 (dois) anos; e Declaração de que não é portador de Diploma de Curso Superior.

O número de vagas referente ao Programa Municipal Auxílio Universidade será definido, anualmente, de acordo com levantamentos efetuados pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

O aluno beneficiário deverá apresentar, semestralmente, histórico que comprove sua situação escolar e não poderão estar usufruindo de qualquer outro benefício ou incentivo ao ensino superior, a qualquer título.

 

 

 

 

 

 

 

Semob de Cabedelo realiza operação conjunta de fiscalização em alusão ao Maio Amarelo

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Cabedelo realizou, nesta terça-feira (30), uma ação coordenada com diversos órgãos em alusão ao Maio Amarelo.

O objetivo da atividade foi resguardar a segurança de condutores, passageiros, pedestres e ciclistas, além de proporcionar uma melhor fluidez no trânsito do município e vias adjacentes.

A operação aconteceu em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Batalhão de Trânsito da Policia Militar do Estado da Paraíba (BPTran-PB), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob – João Pessoa), Guarda Civil Municipal (GCM – Cabedelo), 6ª Companhia da Polícia Militar e Canil do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), realizou ação de fiscalização nos bairros Jardim Manguinhos e Camalau, além da BR 230, em Cabedelo.

A ação contou com a participação de 42 agentes públicos, dos respectivos órgãos de segurança, divididos em 17 equipes, além de 15 VTR’s e quatro motocicletas, distribuídos em seis pontos estratégicos de abordagem.

Durante a atividade, aproximadamente, 90 veículos foram abordados. Na ocasião, foram verificadas algumas irregularidades, a exemplo, de condutores dirigindo veículo sem documento de habilitação, veículos sem placa ou com documentação vencida.

O Gerente de Transportes da Semob-Cabedelo, Pedro Henrique, destacou que o objetivo das ações de fiscalização é garantir um espaço mais seguro e ordenado, no trânsito, além de proporcionar acessibilidade e fluidez, combater irregularidades e prevenir acidentes nas vias públicas.

Pedro destacou, ainda, que a fiscalização deve ser contínua e não se restringe ao Maio Amarelo “Em Cabedelo, precisamos repetir cada vez mais esse tipo de ação. Estamos às vésperas do São João, por isso, já estamos nos programando para as próximas atividades. Em breve, estaremos, novamente, nas ruas e nas rodovias da nossa cidade.

O inspetor da PRF Giovanni Di Mambro defendeu que as ações integradas, envolvendo as forças de segurança, são importantes para potencializar os esforços em prol da segurança no trânsito e, especialmente, pela proteção das vidas.

Estrutura –  A Semob de Cabedelo está localizada na BR-230, Km 7,5, Intermares e dispõe de um efeito composto por 25 agentes, além de duas viaturas e quatro motocicletas. As equipes trabalham em regime de escala nos três turnos

O telefone do órgão para o cidadão obter mais informações é o 0800 281 0830 ou pelo WhatsApp 99406-0348 ou ainda por meio do instagram: @semob.cabedelo.

Cabedelo divulga resultado de 1ª etapa para seleção de Preceptores Bolsista do Programa de Residência Médica Família e Comunidade

A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio da Secretaria de Saúde (Sescab), torna pública a relação, com data, horário e link das entrevistas, que ocorrerão de modo virtual no dia 06 de junho de 2023, referente ao Processo Seletivo para Preceptores Bolsista do Programa de Residência Médica Família e Comunidade de Cabedelo (RMFC – Cabedelo), de acordo com a Lei nº 2.163 de 23 dezembro de 2021.

ACESSE AQUI O RESULTADO.

O edital busca selecionar profissionais que vão orientar e acompanhar o desenvolvimento das competências do médico Residente; orientar trabalhos de cunho técnico e/ou científico; Participar, quando solicitado, do trabalho de conclusão de Curso (TCC); auxiliar o residente na resolução de problemas de natureza ética; dentre outras atribuições.

O preceptor para Residência em Medicina de Família e Comunidade deve possuir titulação mínima para a função na forma de Residência Médica, Especialização em Medicina de Família e Comunidade, Saúde Coletiva ou Medicina Preventiva e Social ou, na ausência de titulação especifica, ser possuidor de notório saber e vasta experiência médica de atuação na Atenção Primária à Saúde.

As vagas são determinadas de acordo com as unidades de saúde da família de Cabedelo, e a quantidade ofertada dependerá do número de residentes efetivamente matriculados no Programa de Residência.

Dúvidas e questionamentos sobre sobre o Edital poderão ser dirimidos por Meio do email: sescab.coreme@cabedelo.pb.gov.br.

 

 

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade