Início Site

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de setembro nesta quarta-feira (28)

Recebem seus salários neste dia os servidores da ativa, aposentados e pensionista

Os servidores municipais da Prefeitura de Cabedelo, incluindo ativos, aposentados e pensionistas, recebem seus salários referente ao mês de setembro nesta quarta-feira (28).

Os proventos estarão disponíveis a partir das 15h, sob a responsabilidade a Caixa Econômica Federal (CEF).

O pagamento dentro do mês trabalhado vem sendo uma prática da gestão municipal desde 2018, demonstrando responsabilidade e compromisso com os servidores públicos da Prefeitura.

Cabedelo participa da abertura da 33ª Refeno e promove I Regata Internacional Fernando de Noronha/Cabedelo em 2023

Cabedelo esteve presente na lançamento da 33ª Regata Internacional Recife – Fernando de Noronha (Refeno) – a maior e uma das mais importantes competições náuticas da América Latina. O evento aconteceu no Cabanga Iate Clube de Pernambuco, em Recife, e incluiu a cidade portuária paraibana como destino final na programação dos velejadores.

A Refeno terá largada do Marco Zero do Recife neste sábado (24) com destino a Fernando de Noronha, e deve chegar no destino entre os dias 26 e 27. No dia 30 de setembro, a travessia especial retornando de Fernando de Noronha conduz os velejadores com destino à Praia do Jacaré, em Cabedelo.

A recepção promovida pela Prefeitura Municipal será realizada no Iate Clube Paraíba, no Jacaré, no dia 2 de outubro, e visa a promoção da “I Regata Internacional Fernando de Noronha – Cabedelo” para o ano de 2023.

“Estamos muito felizes em participar desse momento. A Refeno é uma competição muito importante e vamos ter o prazer de receber os participantes que irão fazer essa travessia especial com destino a Cabedelo. Fomos muito bem recepcionados aqui no Recife e vamos nos organizar para que a nossa regata seja oficializada e, assim, proporcionarmos uma grande festa para os velejadores. Que tenhamos bons ventos e um olhar especial para os esportes náuticos. Velejar é vida.  Velejar é saúde”, destacou o prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo.

A Refeno terá um percurso de 300 milhas náuticas (560 km), do Recife até Fernando de Noronha. Segundo a organização, são 87 barcos inscritos com limite de 100 embarcações estipulado pelo ICMBio, vindos de 13 estados, mais o Distrito Federal, além de quatro embarcações estrangeiras, sendo um da Espanha (Aliena), um do Uruguai (Loba) e dois da Argentina (Náutico II e Goleta Gringo).

A comitiva de Cabedelo apresentou todo seu potencial em esportes náutico, além da valorização do destino turístico, dando respaldo à intenção do município de promover a importante regata internacional. Recentemente, a cidade vem sendo sede de diversos eventos desse porte, que exploram a beleza e a estrutura do litoral local.

O secretário de turismo Haenell Farias comentou sobre o destaque que Cabedelo ganhou no evento.

“Nossa intenção é colocar Cabedelo no lugar que sempre mereceu. Aproveitamos toda a estrutura do Cabanga Iate Clube em Pernambuco e, dentro da Refeno, lançamos uma regata internacional de Fernando de Noronha para Cabedelo. Nossa cidade, além de linda e de ter vários atrativos naturais, turísticos e culturais, também é conhecida pelos velejadores como uma das esquinas do mundo e reúne todas as condições favoráveis para receber qualquer tipo de competição”, afirmou.

Uma das autoridades mais notáveis dentro de um evento náutico é um Comodoro. Eles dirigem toda estrutura dos Iate Clubes que, por sua vez, abrigam a estrutura de competições de todos os níveis. O Comodoro do Iate Clube da Paraíba na Praia do Jacaré, Luiz Gonzaga Meireles, também é um dos articuladores que estão buscando efetivar a I regata internacional Fecabe (Fernando de Noronha – Cabedelo).

“A disponibilidade do município em fazer com que isso aconteça é espetacular, porque, pela primeira vez na história da Refeno, estamos levando algo para Cabedelo. E promover uma regata como essa proporcionará um enorme crescimento turístico. São centenas de pessoas que vão usufruir dos serviços e estabelecimentos da cidade. Quero agradecer ao prefeito que se disponibilizou em participar desse evento e está mostrando o interesse em realizar essa regata, que é um sonho para nós velejadores”, destacou Luizito.

O comodoro do Cabanga Iate Clube Pernambuco, Delmiro Gouveia, por sua vez, comentou sobre a inclusão de Cabedelo na programação da Refeno e elogiou as intenções da gestão municipal em querer promover uma nova regata.

“Cabedelo é um município de extrema importância e tem região portuária de cunho significativo. Os veleiros que vão por lá sempre comprovam isso. Fazer uma regata de Fernando de Noronha-Cabedelo só vem agregar ao turismo do município. Temos um litoral brasileiro de aproximadamente 8mil km para explorar e o investimento no turismo náutico é essencial”, disse.

A participação do prefeito Vitor Hugo Castelliano no evento foi articulada pelo secretário de Turismo, Haenell Farias. A comitiva contou ainda com o vereador Edson da Ótica, representando a Câmara Municipal; o secretário de Meio Ambiente, Francisco Urtiga; o velejador Rodrigo Barroca, representando a Secretaria de Esportes; e a equipe técnica da Secretaria de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom).

Abav Expo – Além da abertura da Refeno, Cabedelo também se fez presente na 49a Abav Expo, a maior feira do mercado do turismo brasileiro e uma das principais do calendário da América Latina. O evento acontece até o dia 23, no Centro de Convenções de Pernambuco, com expectativa de atrair um público perto das 30 mil pessoas e apontar as boas práticas e negócios que norteiam a retomada do setor após o impacto da pandemia de covid-19.

A feira da Associação Brasileira de Agentes de Viagens conta com 1,5 mil expositores, entre operadoras de turismo, redes hoteleiras e hotéis-boutique, armadoras, companhias aéreas, parques temáticos, 20 estados e 24 municípios, além de 58 expositores novos, como destinos internacionais.

Na feira, o destino Cabedelo com todo seu potencial turístico está sendo apresentado no estande da PBTUR junto com outros municípios paraibanos. A imprensa e os visitantes evidenciaram as peças publicitárias que já foram trabalhadas nas campanhas “Aqui é Cabedelo” e “Cabedelo: A Capital do Verão Brasileiro”.

“Foi muito importante a participação de Cabedelo nessa Feira porque houve uma época em que nossa cidade não era valorizada e conhecida, pois muito produto nosso era divulgado como João Pessoa. Agora estamos frequentando as principais feiras de turismo do Brasil, divulgando o nome Cabedelo e tudo que nós proporcionamos. O mundo todo precisa nos conhecer”, finalizou Haenell Farias.

Cabedelo realiza Dia D de vacinação Antirrábica no dia 24 de setembro

Serão disponibilizados 20 pontos de vacinação espalhados pela cidade, das 8h30 às 16h30

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab), realiza, neste sábado (dia 24), o dia D da campanha de vacinação Antirrábica.

A mobilização, organizada pela Unidade de Zoonoses, será realizada em 20 pontos de vacinação espalhados pela cidade, das 8h30 às 16h30.

A meta da Zoonoses é vacinar 5.002 animais, o que corresponde a 80% da população de cães do município. Além dos pontos de vacinação, serão disponibilizados dois drive-thru: Intermares (em frente ao PSF) e no Centro (Em frente à Sescab).

Para receber a vacina, cães e gatos devem ter a partir de 3 meses de vida. A Zoonoses orienta os tutores a levarem os animais com coleiras ou em caixas de transporte e não levar animais gestantes ou doentes. Felinos com ferimentos devem ser encaminhados ao Zoonoses para exame de esporotricose; e aqueles com sinais de doença não devem ser vacinados.

A raiva é uma doença infecciosa aguda, transmitida ao homem por vírus, por meio de mordeduras, arranhaduras, lambedura de mucosas ou pele lesionada por animais contaminados, provocando uma encefalite viral aguda. A doença acomete o sistema nervoso central levando a óbito em curto espaço de tempo e é letal em quase 100% dos casos. O último caso de raiva registrado em Cabedelo foi em 2004.

Locais de vacinação – O Dia D de vacinação antirrábica vai acontecer nos seguintes postos:

UBS Manguinhos

UBS Camboinha

UBS Camalaú

UBS Recanto do Poço

UBS João Roberto

UBS Centro

UBS Palmeira

Policlínica

Secretaria de Saúde

UBS Ponta de Mato

Unidade de Zoonoses

UBS Intermares

UBS Jardins

UBS Jacaré

UBS Oceania

UBS Poço

PSF – RENASCER III-II e III (integrada)

PSF – RENASCER III-I

PSF – SALINAS

PSF – RENASCER II

Escola Municipal de Cabedelo atinge a maior nota da história do Ideb na cidade

A Escola Municipal Silvana Oliveira Pontes se destacou na avaliação do Índice Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2022. A unidade obteve a maior média já registrada da história da avaliação na cidade, com nota 6,1, dentre as escolas de Anos Iniciais – 1º ao 5º.

O IDEB, criado em 2007 pelo Governo Federal, tem como objetivo medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

Apesar do contexto pandêmico que refletiu diretamente na Educação em todo o país, Cabedelo acabou por superar a meta projetada para o ano de 2021 (4,6 nos Anos Inicias do Ensino Fundamental  – 1º ao 5 º Ano) e atingiu o índice de 5,0. Já nos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9 º Ano), a cidade manteve o índice de 4,5, que havia sido alcançado em 2019.

Além da Escola Municipal Silvana Pontes, a  Agripino José de Moraes também obteve destaque na avaliação dos Anos Iniciais, com a nota 4,8. Já nos Anos Finais, as Escolas Municipais Maria Pessoa Cavalcanti e a Profª Elizabeth Ferreira da Silva também se saíram bem, com notas 4,6 e 5,2, respectivamente.

“Os resultados alcançados são reflexos de estratégias adotadas pela gestão municipal, que oportunizou cursos de formações em Novas Tecnologias para os professores, adesão à Plataformas Digitais para as escolas e viabilização de material impresso para os alunos que não tinham acesso à internet durante o período de suspensão das aulas presenciais. Como também, a mobilização da comunidade escolar em ações voltadas para o IDEB, por meio do projeto ‘Todos juntos pelo IDEB’, que ofereceu palestras, aulões e simulados preparatórios para o SAEB nas nossas escolas”, disse a secretária de Educação, Márcia Moreira.

Saeb – No ano de 2021 todas as escolas públicas e uma amostra de escolas privadas que declararam pelo menos 10 alunos matriculados em turmas de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, realizaram as provas do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que é um dos indicadores para o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Os planejamentos, metas e ações, já estão sendo direcionados para a avaliação do Saeb que será realizada em 2023, através das parcerias firmadas com o Integra-PB e adesão ao Programa Educar pra Valer – Educar para Crescer Cabedelo,  assim como projetos locais de Alfabetização na Idade Certa, aplicação de simulados preparatórios e destinação de aulas semanais para trabalhar os descritores inerentes à avaliação.

“A Gestão Municipal não mede esforços em investimentos e Políticas Públicas que garantam a qualidade do ensino em nosso munícipio. Em nome de todos que fazem a Seduc, felicito os Profissionais da Educação e alunos que crescem e sonham junto conosco”, finalizou Márcia.

Prefeitura de Cabedelo entrega documentação e regulariza casas populares na comunidade Nova Morada

Regularização fundiária faz parte do programa Habita Legal que já beneficia mais de 200 famílias

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por intermédio da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação (Seplah), juntamente com a Secretaria de Assistência Social (Semas) realizou, nesta quarta-feira (21), a entrega de certidões de regularização fundiária da Comunidade Nova Morada, no Portal do Poço.

Dezesseis  documentos de titularidade a beneficiários de casas populares foram entregues aos moradores. A ação integra mais uma etapa do projeto Habita Legal, regulamentado pela Lei 2.019, de 02 de outubro de 2019.

“É uma satisfação poder voltar a essa comunidade trazendo uma boa nova e podendo contribuir com a realização de um grande sonho dessa população, que é a posse de seus imóveis. A população acreditou e estamos entregando o documento de suas moradias, garantindo assim mais uma segurança para essas pessoas, impedindo, inclusive, que no futuro venham a querer expulsá-los do local. Esse é, também, o início de um outro processo que inclui o investimento nas obras estruturais do bairro e, futuramente, a abertura de condições para reforma e construção das moradias”, declarou o prefeito Vitor Hugo Castelliano.

Pelo Habita Legal, já foram entregues mais de 200 escrituras em bairros como Jardim Atlântico, Jacaré e Parque Esperança e a meta é contemplar mais comunidades nos próximos meses.

“Com a entrega de hoje, concluímos mais uma etapa do nosso programa de regularização fundiária posta em prática pela administração pública. Só nessa comunidade são mais de 30 termos, cumprindo assim mais um compromisso de gestão, que é regularizar famílias que não dispõe do título de seus imóveis.  Ao longo do ano, continuaremos atendendo outras comunidades, dando prosseguimento a um processo que, em breve, deve ultrapassar os 500 termos entregues”, comentou o titular da Seplah, Rodrigo Martines..

O Habita Legal é realizado por meio de mapeamento e levantamento das áreas públicas, assim como a identificação dos cidadãos que estão residindo em propriedades sem documento que legitime sua posse. Tudo é executado de forma gratuita para os cidadãos. Os imóveis que estão sendo regularizados já são pertencentes ao Município ou então já foram desapropriados pela Prefeitura.

A entrega dos documentos de titularidade trouxe para a população da localidade a perspectiva de dias mais tranquilos e seguros. É o que revela, por exemplo, Matheus Rodrigues Pereira da Silva, que falou sobre a alegria em ter o documento de posse em mãos.

“O sentimento é de gratidão por estar recebendo esse documento. Passamos muito tempo batalhando e, hoje, atingimos essa graça de ter em mãos o termo de posse. Graças a gestão municipal, podemos contar com mais segurança e investir na construção de nossa casinha. Estou aqui há 4 anos e o dia de hoje é muito importante para mim”, comentou.

Já Dayana Santiago de Souza, moradora da comunidade desde sua formação, relatou sua satisfação e perspectivas após a conquista.

“Estou aqui há 6 anos e, quando aqui cheguei, só havia lama, mato e lixo. Sou a primeira moradora e quando cheguei meu menino tinha 1 ano e seis meses, hoje está com 8 anos. O termo de posse para mim representa tudo. Estou construindo minha casa para poder dar mais segurança para o meu filho. Comecei aqui em um barraco, hoje tenho uma casa e documento. Podemos dormir mais tranquilos, já que antes temíamos a demolição das casas”, frisou.

SEMANA DO BEBÊ CABEDELO Chave da cidade é entregue ao bebê prefeito 2022

Iniciativa marca as atividades da X Semana do Bebê, que busca reforçar a importância e os cuidados na 1ª infância

Para lembrar os cuidados e atenção na primeira infância, a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) deu início à X Semana do Bebê. Dentro da programação, foi realizada, nesta terça-feira (20), a já tradicional entrega simbólica da chave da cidade à primeira criança nascida durante o projeto.

Promovida pelas Secretarias da Educação (Seduc), em parceria com as Secretarias de Saúde (Sescab) e Assistência Social (Semas), a Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social do Fundo das Nações Unidas para a Primeira Infância e uma das metas obrigatórias para o município de Cabedelo receber a certificação internacional do Selo Unicef (edição 2021-2024), tendo como objetivo tornar a primeira infância prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

O “Bebê Prefeito” é uma condição simbólica outorgada à primeira criança nascida na cidade durante as comemorações da semana especial. Para receber o título, é preciso que a mãe tenha realizado um número mínimo de atendimentos de pré-natal, além de ter tomado todas as vacinas e observado todos os cuidados durante a gestação.

A  primeira dama do Município, Daniella Ronconi, entregou a chave da cidade ao pequeno Ravy Rafael Barbosa dos Santos, filho de Rafael Barbosa de Oliveira Alves e de Eliane Mateus dos Santos, que veio ao mundo na madrugada do último domingo (18), por meio de parto normal, pesando 3.580kg e com estatura de 51cm. Ainda fizeram parte da comitiva as secretárias Márcia Moreira (Educação); Cynthia Cordeiro (Assistência Social); do secretário Murilo Suassuna (Saúde); além das representantes do corpo administrativo do HMMPAB: Elisandra Paulo (diretora administrativa) e Evelyn Ribeiro (diretora geral).

“O Bebê Prefeito representa todas as crianças que têm a experiência de nascer em sua própria cidade e de comprovar a qualidade, atenção e dedicação que a atual gestão tem para com os assuntos relacionados à primeira infância, como acompanhamento pré-natal e o desenvolvimento inicial da criança, alimentação saudável, aleitamento materno, dentre outros temas igualmente importantes. Ficamos felizes em poder participar de mais uma Semana do Bebê, que dá respaldo às ações que acontecem no cotidiano do município. Estão de parabéns as Secretarias envolvidas”, ressaltou Daniella.

A mamãe do bebê prefeito, Eliane dos Santos, elogiou o atendimento que recebeu do Hospital e a emoção do 3º filho receber a comenda.

“O atendimento aqui foi ótimo e toda a equipe médica está de parabéns. Foi um parto sem intercorrências e mesmo sendo o meu terceiro filho, a emoção de ter Ravy foi imensa. Quando eu soube que ele seria o bebê prefeito foi uma sensação tão boa. São histórias que terei pra contar quando ele crescer “, disse.

Além da chave da cidade, o Bebê Prefeito também recebeu um Kit Enxoval, com banheira, bolsas, lençol, toalha, roupas, cueiro, fraldas, sabonete e o kit de higiene pessoal para as mães. O benefício faz parte das ações da Semas e também foi entregue às demais crianças que estavam na Maternidade.

Humanização – Após todo acompanhamento realizado nas sessões de pré-natal, as gestantes que procuram o HMMPAB são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar formada por Enfermeiros, Fisioterapeutas, além de médicos Obstetra e Pediatra. Cada parto é analisado e as gestantes podem passar por exercícios com música e técnicas de partejamento que ajudam na dilatação e atividades com cromoterapia (efeito com luz para auxiliar nas etapas do parto). Em alguns casos também é feito o carimbo da placenta, que é uma lembrança que serve para eternizar o local de morada e ligação do bebê durante toda gestação. Essas técnicas são praxes do atendimento humanizado no HMMPAB

Semana do bebê – Até o dia 23 de setembro, as Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social estarão envolvidas nas ações do evento, que tem o objetivo de pensar e avaliar as condições sociais, educacionais e de saúde que o município oferece aos bebês que nascem na cidade, e com essa avaliação melhorar os serviços.

“Nesta décima edição da Semana do Bebê será mostrada à comunidade um retrato dos avanços que a primeira infância conseguiu em todas as suas esferas de atendimento (saúde, educação e assistência social) e como estes influenciaram a qualidade dos serviços, programas e projetos alavancando os indicadores nacionais. A Semana do Bebê visa contribuir para que cada criança, em especial na Primeira Infância, seja prioridade absoluta nas políticas públicas do município no qual fazem parte. A estratégia desta Semana vem fortalecendo e contribuindo com os parceiros Governamentais estaduais, municipais, sociedade civil e organizações não governamentais que atuam e/ou estão sensibilizadas para a construção de pautas e ações que garantam direitos para a primeira infância”, comentou a articuladora do Selo Unicef em Cabedelo, Nadja Santos.

“Todas as ações previstas para a Semana foram pensadas com o intuito de avaliarmos as grandes conquistas que a primeira infância teve no período de dez anos em nossa cidade, revendo os seus desafios e ações que repercutiram de forma positiva nos indicadores sociais referentes a esse período da vida humana. A Semana do Bebê não é apenas um evento formal, ela traduz a mobilização dos principais agentes sociais na busca da melhoria da primeira infância.  O cuidar, o educar e o assistir são verbos que se unem para objetivar este momento que será ímpar para o município de Cabedelo”, finalizou Nadja.

Procon de Cabedelo consegue renegociar mais de R$ 140 mil em dívidas de consumidores durante 2º Mutirão

Iniciativa aconteceu de 12 a 16  de setembro e envolveu Bancos, Cagepa e Energisa

Entre os dias 12 e 16 de setembro, o Procon de Cabedelo promoveu o 2º Mutirão de Renegociação de Dívidas de 2022. A população em débito com empresas como Cagepa, Energisa e Bancos teve a oportunidade de regularizar sua situação.

No total, o Mutirão conseguiu renegociar mais de R$ 140 mil em dívidas, beneficiando mais de 30 famílias que estavam inadimplentes. A iniciativa ofereceu condições especiais para que os consumidores pudessem parcelar seus débitos e regularizar a sua situação financeira.

Só de débitos da Energisa, foram negociados R$ 97.716,89, beneficiando 22 consumidores. Já com a Cagepa, o Mutirão conseguiu por em adimplência 10 consumidores, num total de R$ 43.708,63 negociados.

Mais informações podem ser obtidas pelos canais de atendimento do Procon de Cabedelo: 151 e (83) 3250-3230.

Cabedelo abre 10º Semana do Bebê com palestras e discussões sobre os desafios para garantir uma infância saudável

Semana prevê ações integradas pela educação, saúde e assistência social em prol da primeira infância

A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realizou, nesta segunda-feira (19), a abertura da 10º edição da Semana do Bebê no município. A solenidade, que aconteceu no auditório do Uniesp, reuniu membros da Comissão Intersetorial do Selo Unicef e representações das Secretarias responsáveis pelas ações a serem desenvolvidas durante a semana.

A programação do evento constou de palestras com foco no tema central da semana Desafios e potencialidades para uma infância saudável, assim como nos avanços provocados pela a atuação do Selo Unicef na cidade.

As Secretarias de Educação, Saúde e Ação Social estarão juntas incrementando uma programação recheada de ações voltadas para as crianças e suas mães. Serão seis dias de muitas atividades, dentre elas: palestras, oficinas, rodas de diálogo, circuitos literários, concurso do prefeito bebê, acolhimento das gestantes e do bebê no Hospital da cidade e nas Unidades de Saúde espalhadas pelos bairros.

Num primeiro momento, a articuladora do Selo Unicef em Cabedelo, a pedagoga Nadja dos Santos, traçou um painel sobre as “Conquistas e avanços durante os 10 anos de Semana do Bebê em Cabedelo”.

Em seguida, a pedagoga Fabiana Sena, discorreu sobre o tema “Novos olhares para promover qualidade no desenvolvimento das crianças”. O evento também contou com a apresentação cultural com as crianças do Infantil II da Creche Alexia Luana.

“Na abertura dessa 10ª Semana do Bebê em nosso município temos, primeiramente, que agradecer aos parceiros que garantem a efetividade das ações integradas e contribuem para que avancemos no cuidado com nossas crianças. Há empenho e pontos a celebrar, mas sabemos que ainda precisamos investir na ampliação da rede de cuidados para com esse segmento da população. Trata-se de uma forma de respeitar e garantir direitos como educação, saúde, espaços de lazer e apoio às famílias, medidas tão caras ao desenvolvimento das crianças”, declarou a secretária da educação, Márcia Moreira.

No período de 18 a 23 de setembro, as Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social estarão envolvidas nas ações do evento, que tem o objetivo de pensar e avaliar as condições sociais, educacionais e de saúde que o município oferece aos bebês que nascem na cidade, e com essa avaliação melhorar os serviços.

“Nesta décima edição da Semana do Bebê será mostrada à comunidade um retrato dos avanços que a primeira infância conseguiu em todas as suas esferas de atendimento (saúde, educação e assistência social) e como estes influenciaram a qualidade dos serviços, programas e projetos alavancando os indicadores nacionais. A Semana do Bebê visa contribuir para que cada criança, em especial na Primeira Infância, seja prioridade absoluta nas políticas públicas do município no qual fazem parte. A estratégia desta Semana vem fortalecendo e contribuindo com os parceiros Governamentais estaduais, municipais, sociedade civil e organizações não governamentais que atuam e/ou estão sensibilizadas para a construção de pautas e ações que garantam direitos para a primeira infância”, comentou a articuladora do Selo Unicef em Cabedelo, Nadja Santos.

“Todas as ações previstas para a Semana foram pensadas com o intuito de avaliarmos as grandes conquistas que a primeira infância teve no período de dez anos em nossa cidade, revendo os seus desafios e ações que repercutiram de forma positiva nos indicadores sociais referentes a esse período da vida humana. A Semana do Bebê não é apenas um evento formal, ela traduz a mobilização dos principais agentes sociais na busca da melhoria da primeira infância.  O cuidar, o educar e o assistir são verbos que se unem para objetivar este momento que será ímpar para o município de Cabedelo”, finalizou Nadja.

Cabedelo promove mais uma etapa do Campeonato Amador de Embarcações Artesanais a Vela

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) promoveu, no domingo (18), a IV Etapa do Campeonato Amador de Embarcações Artesanais a Vela, com a participação de dezenas de pescadores.

A iniciativa se dá através do Projeto Velejar, coordenado pelo setor técnico da Secretaria de Meio Ambiente, Aquicultura e Pesca (Semapa), com o apoio da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (Sejel) e em parceria com Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos da Paraíba; Companhia Independente de Bombeiro Militar da Paraíba (CIBM-PB); Colônia dos Pescadores Z2; e Associação de Moradores de Camalaú.

Esta penúltima etapa contemplou duas voltas num percurso traçado no rio Paraíba, que ia do bairro Jardim Manguinhos até a ponta da Ilha da Restinga, e contou com a participação de 12 embarcações.

Ao final, apenas 4 embarcações terminaram o percurso devido à incidência de fortes ventos. Cada embarcação conta com uma tripulação de, no mínimo, 3 pessoas, todas com registro de Pescador Artesanal ou Profissional, conforme regulamento da competição.

A quinta e última etapa da competição será na manhã do dia 11 de dezembro, véspera do aniversário da cidade, com largada nas proximidades da Colônia dos Pescadores Z2 na Praia Formosa, bairro de Ponta de Matos. O objetivo da iniciativa, durante o ano inteiro, é promover atividades esportivas integradas a comunidade de pescadores locais com disputas envolvendo premiação em dinheiro para os participantes em todas as etapas.

“O Velejar resgata a cultura de regatas amadoras em canoas, caícos ou jangadas a vela manuseadas por trabalhadores da pesca artesanal e tem a Prefeitura Municipal de Cabedelo como principal organizadora. O projeto mantém o foco de integrar comunidades pesqueiras tradicionais locais e também de municípios vizinhos, através de competições que dão incentivo àquela categoria profissional gerando impacto social e turístico relevante no setor”, destacou o coordenador do projeto e assessor técnico de Pesca e Aquicultura da Semapa, Inocêncio Avelino Padilha.

Roteiro, programação e classificação das equipes no campeonato pode ser conferido no site do projeto: https://velejar.net-br.net/.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (83) 3228-0596.

Cemfisio e Caps I realizam roda de conversa com usuários sobre Setembro Amarelo

Com o intuito de levar informações sobre o Setembro Amarelo e a prevenção ao suicídio, a Secretaria de Saúde de Cabedelo, por meio do Centro Municipal de Fisioterapia (Cemfisio) e em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial I (Caps I), realizou nesta segunda-feira (19), uma palestra para os usuários do serviço.

A roda de conversa foi direcionada pela psicóloga Verônica Pereira e teve como tema “A vida é a melhor escolha”, lema da campanha deste ano.

Para a diretora do Cemfisio, o acolhimento e as experiências partilhadas de outras pessoas podem fazer a diferença na vida de alguém que está sofrendo.

“Trazer esse tema ao debate é de extrema importância para conscientizar sobre a prevenção ao suicídio. Através de uma roda de conversas e testemunhos com nossos usuários ajudamos uns aos outros. Nosso papel é de acolher e melhorar a qualidade de vida do usuário e, com o olhar atento, entender e transmitir para os outros que a vida sempre será a melhor escolha.”, declarou a diretora do Cemfisio, Juliana Muniz de Souza.

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support