Encontre o que você precisa aqui:

Autor: Secom

Ações no Trânsito de Cabedelo se destacam e viram tema de reportagem nacional

Programa Brasil Caminhoneiro, transmitido pela TV Record, gravou matéria especial na cidade portuária As ações que ocorrem no âmbito da segurança viária de Cabedelo vêm ganhando destaque e o município, além de ter sediado o lançamento de algumas das principais operações de trânsito realizadas no Estado da Paraíba, também vai virar tema de reportagem em […]

27/12/2022 12h09 Atualizado há 1 mês atrás

Programa Brasil Caminhoneiro, transmitido pela TV Record, gravou matéria especial na cidade portuária

As ações que ocorrem no âmbito da segurança viária de Cabedelo vêm ganhando destaque e o município, além de ter sediado o lançamento de algumas das principais operações de trânsito realizadas no Estado da Paraíba, também vai virar tema de reportagem em nível nacional.

Na manhã desta terça-feira (27), o programa Brasil Caminhoneiro – transmitido pela TV Record – escolheu o município paraibano para produzir uma reportagem com todos os órgãos de segurança que estão envolvidos na Operação Verão 2023.

Em meio a uma blitz educativa que estava sendo realizada num trecho da BR 230 foi gravada uma reportagem demonstrando como as operações integradas dos órgãos favorecem a segurança viária de um município e reduzem os riscos nas estradas. A açã contou com a presença de representantes de Polícia Rodoviária Federal, Batalhão de Trânsito da Polícia Militar da Paraíba, Guarda Metropolitana de Cabedelo (GMC), Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e Secretaria da Defesa Civil.

“A Paraíba se destaca na segurança viária com tecnologia de ponta, na engenharia das rodovias, e Cabedelo também aparece no radar como a cidade que prioriza a educação no trânsito. Nós já implantamos e em 2023 estaremos na totalidade das escolas. Preservamos o futuro das pessoas e melhoramos a qualidade de vida dos nossos munícipes. Essa reportagem é reflexo do trabalho que está sendo feito aqui, tanto com o lançamento dessas operações integradas como pelas ações aqui desenvolvidas, como também pelo investimento que está sendo feito na infraestrutura do município. Somos referência nacional na segurança para o trânsito e na segurança pública”, afirmou a coordenadora de Educação para o Trânsito na Semob Cabedelo, Abimadabe Vieira.

As matérias gravadas em Cabedelo vão ao ar no programa Brasil Caminhoneiro da Rede Record, respectivamente, nos dias 17 e 24 de janeiro de 2023 (Aos sábados às 7h e ambas com reprises nos dias seguintes).

O repórter e apresentador Francisco Garonce, que também é doutor em Educação com Especialização em Educação para o Trânsito, comentou sobre o que pesou para a escolha do município paraibano para essa pauta. Durante a reportagem também foi  informado que, em 2021, o número de sinistros envolvendo caminhoneiros na Paraíba diminuiu em 8%.

“Só temos que parabenizar um município que prioriza ações no Trânsito. A gente acompanha há algum tempo as atividades que são realizadas aqui em Cabedelo. Além da boa receptividade, viemos a um local onde trafegam muitos caminhoneiros e acontecem ações efetivas para a segurança do trânsito. Cabedelo, inclusive, também já recebeu reconhecimento nacional na área de Educação para o Trânsito. E essa ação da ‘Operação Verão 2023’ leva apoio estratégico para a realidade da estrada que também lembra aos caminhoneiros da importância do cumprimento das regras. Ter esta referência de um trabalho bem feito, tanto na educação quanto na fiscalização, é um exemplo para o Brasil inteiro daquilo que é possível para reduzir mortes e lesões no trânsito. O reflexo desse trabalho são os resultados positivos que obtivemos com a redução nos índices de sinistros envolvendo caminhoneiros. Que todos possam ver e se inspirar neste trabalho, pois Cabedelo é um município relativamente pequeno e as operações que são feitas aqui não demandam fortuna, mas demandam vontade”, afirmou Garonce.

O secretário de Segurança e comandante da Guarda Metropolitana de Cabedelo, Magalhães Lourenço, conversou com a equipe de reportagem do programa e também destacou a importância das operações integradas mencionando o trabalho que é feito no município.

“A GMC, junto com outras forças de segurança, fez uma participação na reportagem para o programa Brasil Caminhoneiro e a nossa intenção é também apresentar para o Brasil como o município tem trabalhado de forma integrada para produzir segurança viária e, sobretudo, segurança urbana nesse verão. As nossas ações visam, acima de tudo, a segurança das pessoas e, principalmente, a proteção da vida”, destacou Magalhães.

Operação Verão –  Durante todo período do verão a Guarda Metropolitana de Cabedelo terá um efetivo diário de aproximadamente 20 agentes distribuídos nas diversas guarnições; e nos dias de pico – como Réveillon, Carnaval, dentre outros eventos – esse efetivo ultrapassa 60 agentes de segurança”.

Com relação à Semob, o efetivo diário será de 10 agentes de trânsito e 23 nos dias de pico. E a Defesa Civil terá uma média de 15 profissionais e aproximadamente 30 em eventos especiais. Além disso, o município conta com os efetivos das demais forças de segurança (PRF, PM e BM).

 


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade