Agentes Comunitários de Saúde recebem novos fardamentos e protetores solares

Ao todo, 117 ACSs que atuam nas comunidades do município receberão o Kit para utilização no trabalho diário

A Prefeitura de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sescab), realizou nesta segunda-feira (20) a entrega de fardamentos e protetores solares aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Os itens são imprescindíveis na rotina de trabalho, tanto para a questão de identificação, como para proteção individual nos deslocamentos na atividade de campo.

O kit entregue a cada um dos ACS é composto de colete de identificação, camisa com proteção ultra violeta (FPS 50+) e protetor solar FPS 60 com repelente. Cada um dos 117 ACS’s que atuam nas comunidades do município receberão o Kit para utilização no trabalho diário.

“Esse momento é importante porque estamos em um processo de valorização profissional, com a oferta de capacitação, entrega de fardamentos e EPI’s, ou seja, tudo aquilo que melhore as condições de trabalho. Estamos dentro de um processo que vai além da valorização salarial. O kit que entregamos hoje vai beneficiar nosso quadro de ACS’s, categoria  que vive nas ruas e indo de casa em casa, então quanto mais protegidos eles estiverem, melhor. Quanto mais confortáveis e protegidos eles estiverem, melhor a qualidade e o desempenho. Assim a população vai receber um serviço de mais qualidade”, afirmou o secretário da saúde, Murilo Suassuna.

O secretário também acentuou o papel estratégico dos Agentes no desenvolvimento das ações de saúde no município.  “Esses profissionais são o contato com a população, atuam na ponta. São eles que conhecem todos os locais, sabem quem são as pessoas da comunidade, estão no front conhecendo e revelando as reais demandas da saúde”, completou Murilo.

A ACS’s Rosicleide da Silva Luna, da USF do Poço e representante da categoria junto ao Sindicato dos Agentes de Saúde do Estado da Paraíba (Sindacs/PB) , avaliou a recepção dos kits por parte do grupo e destacou a importância deles para o trabalho de campo.

“Gostaria de parabenizar a gestão pela iniciativa. Recebemos um fardamento de ótima qualidade e isso é saber realmente valorizar os profissionais de saúde. São itens importantes e a ação em si representa o reconhecimento pelo trabalho da categoria. Trabalhamos no sol, dia a dia, e a questão da prevenção se torna bem relevante, pois precisamos de um fardamento adequado por conta dos riscos”, pontuou.

Compartilhar