Agentes da Guarda Civil passam por capacitação para aperfeiçoar atuação em Cabedelo

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Segurança, deu inicio, nesta sexta-feira (3), a um curso de capacitação para agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). A capacitação vai até terça feira (7), em horário integral, e reúne agentes locais e de outras cidades da Paraíba.

O curso consta de defesa pessoal, direção defensiva, técnicas de imobilização, técnicas operacionais de patrulha urbana e legislação. O objetivo é qualificar os agentes para o serviço ostensivo nas varias áreas de atuação da corporação.

“As guardas municipais têm assumido um papel muito importante no sistema de segurança pública. Elas têm um papel estratégico na constituição do Sistema de Segurança Pública, o Susp, através da integração com outras forças segurança. Por isso é muito importante o investimento na qualificação para que possamos prestar um serviço de qualidade aos cidadãos”, declarou a comandante da GCM, Gilma Menezes.

Participam do curso 25 alunos, sendo 15 de Cabedelo e 10 de outras cidades do estado. O curso é ministrado pelo militar da reserva do Exército, Adriano Moreira, coordenador de Ensino e Instrução da Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social de Maceió (AL).

“Essa capacitação vem reforçar o nosso nível de instrução e, assim, aperfeiçoar o serviço que prestamos 24 horas à comunidade cabedelense. Ela visa, sobretudo, melhorar o desempenho dos agentes em suas ações rotineiras, para que tenhamos mais instrução e melhorar o serviço no nosso dia a dia. É também um momento de intercâmbio e unificação de padrões de ação das Guardas Municipais pelo estado. Assim, vamos poder unificar as ações e agir de forma integrada para os cidadãos locais e aqueles que nos visitam. Garantir um serviço de relevância para a cidade e para o estado é o objetivo”, completou Gilma.

GCM – A qualificação faz parte das medidas tomadas pela atual gestão para reforçar os trabalhos executados pela GCM na Guarda Patrimonial, no apoio nos eventos públicos, na vigilância ambiental e na ronda ostensiva pelas ruas da cidade. A política de incentivo à GCM envolve a valorização dos funcionários e a aquisição de equipamentos.

A força conta, hoje, com 216 agentes, divididos nas varias áreas de atuação. São três viaturas, sendo uma destinada à Patrulha Escolar e duas para a cobertura na cidade, e 3 motos. De acordo com a comandante Gilma, a GCM receberá o reforço e mais 2 viaturas, adquiridas por locação e, em breve, mais dois veículos e 2 motos adquiridas com recursos da PMC.

Secom Cabedelo

Compartilhar