Agentes de Saúde recebem homenagens da Prefeitura de Cabedelo

Evento marcou o Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e contou com música, brindes e almoço

A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio da Secretaria de Saúde (Sescab),  homenageou os seus Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate a Endemias (ACEs) com um evento festivo nesta quinta-feira (24), no Cabedelo Clube.

A iniciativa lembrou o Dia Nacional da categoria, celebrado no último dia 4, e contou com música, poesia, sorteio de brindes, homenagens e almoço. Cabedelo possui, hoje, 107 ACSs e 35 ACEs.

 “Esses profissionais nos dão orgulho e fazem parte da excelência que estamos alcançando no atendimento em saúde aqui em Cabedelo. Hoje, só quero agradecê-los por exercer seu trabalho de forma responsável, digna e compromissada. Vocês merecem todas as homenagens e, mais do que isso, valorização e respeito. Saiba que essa gestão reconhece seu valor e trabalha diariamente para atender suas demandas e oferecer melhorias nas condições do trabalho”, disse o secretário de Saúde, André Lima.

A coordenadora da Atenção Básica, Socorro de Menezes, falou da valorização da categoria e agradeceu ao trabalho dos agentes do município.

“Esse é o segundo ano consecutivo que a Sescab faz questão de prestar esse tipo de homenagem festivo aos Agentes Comunitários de Saúde e aos Agentes de Combate a Endemias, demonstrando a nossa gratidão pela dedicação de cada um desses profissionais, pois o trabalho deles é imprescindível para as equipes de saúde da família e a promoção da saúde de modo geral”.

Além da homenagem com o evento e o almoço, a atual gestão vem investindo em capacitações e melhorias para garantir a eficiência na atuação de todos os profissionais de saúde, em especial dos ACSs.  Desde julho do ano passado, todas as USF’s passaram a adotar o Prontuário Eletrônico Cidadão (PEC), que armazena todas as informações clínicas e administrativas do paciente, informatizando, agilizando e otimizando o atendimento ao cidadão, bem como o trabalho dos Agentes. Os funcionários também passam por capacitações constantes e, recentemente, receberam novos fardamentos e equipamentos de proteção individual, a exemplo de protetores solares e repelentes.

“A partir desta gestão atual, passamos a ter um diálogo mais aberto com o prefeito Vitor Hugo, que tem sempre nos atendido e feito o possível para responder nossas demandas. Com ele, tivemos nosso piso salarial atualizado anualmente e benefícios como o ponto eletrônico, que trouxe mais comodidade aos agentes no dia a dia de nosso expediente. Cabedelo está avançando e nós estamos progredindo junto com esse desenvolvimento”, disse a representante dos Agentes Comunitários de Saúde, Rosicleide Luna.

Homenagens – Aproveitando o movimento Outubro Rosa, a Sescab fez uma homenagem especial à ACS Edleide Silva de Souza, diagnosticada esse ano e em tratamento contra o câncer de mama. Ela emocionou a todos com seu depoimento de luta, fé e perseverança.

Compartilhar