Projeto Arte pra Guri levou muita animação à Praça Getúlio Vargas e reuniu centenas de crianças em uma tarde muito especial
O Dia das Crianças em Cabedelo foi marcado por muitas brincadeiras, diversão, música, arte e alegria. A Praça Getúlio Vargas, no Centro, recebeu uma superestrutura para comemorar a data e reuniu centenas de crianças em uma tarde inesquecível.
Durante toda a semana, o projeto Arte pra Guri, coordenado pelas secretarias de Cultura (Secult) e Assistência Social (Semas), levou a diversos bairros a Trupe da Alegria e muitas brincadeiras. No sábado (12), o projeto teve sua culminância em grande estilo, marcando o Dia das Crianças como o dia mais feliz e colorido do ano.
Brinquedos infláveis, piscina de bolas, pula-pula, touro mecânico, jogos, contação de história, recreação com livros, pinturas faciais, shows musicais… Uma infinidade de atividades lúdicas e recreativas que empolgaram pais e filhos, em uma tarde com sabor de pipoca e algodão doce.
“O Arte pra Guri abraçou milhares de crianças cabedelenses, espalhando amor e passando muita energia positiva pra elas, deixando-as com muita esperança num futuro melhor para todos nós. Foi tudo executado com carinho e dedicação por todos que fazem a Prefeitura Municipal de Cabedelo”, destacou o secretário de Cultura, Igobergh Bernardo.
A ideia do projeto Arte pra Guri é levar para as comunidades o acesso à cultura, à inclusão social, à qualidade de vida e ao bem estar. Através desse projeto, a Prefeitura descentralizou a festa das crianças para os bairros mais afastados do Centro.
“Foi com muita alegria que realizamos a segunda edição deste evento que passou por vários bairros e que encerrou com muita alegria na praça, hoje. A criançada ficou satisfeita, feliz e curtiu a festa levando consigo uma mensagem de paz e esperança. Esse era o nosso intuito”, ressaltou a secretária de Assistência Social, Cynthia Cordeiro.
A Trupe da Alegria foi o grupo de palhaços que, nesta edição, conduziu e animou as atividades e brincadeiras do projeto. Uma iniciativa da Secult em parceria com a empresa Alegria Animações, coordenada pelo ator e animador infantil Neto Alves, que também promoveu, no Centro de Cultura Mestre Benedito, uma oficina de animação infantil aberta para a comunidade. Dali foram escolhidos outros membros cabedelenses da trupe, como Cristine (palhaça Bibi) e Mayara (palhaça Jujuba). O grupo ainda contou com as participações especiais de Adalberto (O Marinheiro) na técnica e a participação especial do ator e comediante Alessandro Tcche.
“Ter ministrado a oficina e participado deste projeto foi muito gratificante para pra mim, pois eu pude passar e receber experiência e foi ótimo trabalhar com pessoas daqui. O resultado foi esse que vocês viram nos últimos dias, com uma excelente recepção do público, especialmente das crianças. Cumprimos a nossa missão com alegria e dando o nosso melhor no figurino, na maquiagem, nas brincadeiras e todos participaram. Foi uma experiência muito boa”, garantiu Neto.
Durante toda a semana, o Arte pra Guri percorreu os bairros de Salinas Ribamar, Jardim Gama, Jacaré, Recanto do Poço, Mercado Público do Renascer III e Camboinha. Por onde passou, arrastou crianças de todas as idades em tarde de muita diversão.
Muitos pais levaram suas crianças para brincar na Praça Getúlio Vargas, alguns aproveitaram e também caíram na dança. Ruhandra Rodrigues, recém chegada do Rio de Janeiro e moradora do Centro, viu a filha se esbaldar nos brinquedos e nos atrativos da festa.
“Foi tudo muito lindo e bem organizado, sem tumulto, muitos brinquedos e atividade em todos os recantos da praça. Os pais e as crianças que vieram não se arrependeram”, afirmou a mãe de Johrany Beatriz, de 6 anos de idade.