Cabedelo será representada no Campeonato Brasileiro de Karatê pelo estudante da rede municipal, Jhonata Calumbi, de 14 anos. O atleta, aluno da Escola Rosa Figueiredo de Lima, viajou para Fortaleza (CE), onde acontece a competição até este domingo (25), com todo apoio da Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC).
Jhonata é faixa roxa e vai competir na categoria Kadete (14/15 anos), nas modalidades Kata e Kumite. Para o campeonato, recebeu apoio financeiro da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (Sejel) para cobrir as despesas com inscrição, alimentação e hospedagem. Ele também contou com a ajuda da gestão da Escola Rosa Figueiredo de Lima.
O atleta é filiado à Federação Paraibana de Karatê Interestilos (FPBKI) e à Confederação Brasileira de Karate Interestilos (CBKI). Dentre suas conquistas, estão um 3º lugar no Panamericano e 2º na Copa Brasil. Jhonata também é tricampeão paraibano na modalidade.
“Nossa gestão acredita nos atletas locais e investe neles. Para nós, é um orgulho ver Jhonata indo representar Cabedelo e a Paraíba em um Campeonato em nível nacional. Orgulho duplo: pelo atleta e por ele ser estudante de nossa rede municipal. Sempre iremos apostar e investir no esporte em nossa cidade. Jhonata é um exemplo da importância da prática esportiva, e uma inspiração para todos nós”, destacou o prefeito Vitor Hugo.
O sensei de Jhonata Calumbi é o próprio pai, Wilson Soares. O adolescente demonstrou gratidão e confiança antes do embarque para o Ceará.
“Vou representar Cabedelo e a Paraíba com enorme satisfação. Queria agradecer à Prefeitura de Cabedelo, à Secretaria de Esporte, à Escola Rosa Figueiredo e a todos que me ajudaram e que se empenharam neste propósito. Vamos lá em busca de mais uma medalha e de mais um título, se Deus quiser”.
O secretário de Esportes, Maurício Santos, comentou o apoio da PMC ao atleta e também sobre a perspectiva Da aprovação de novos instrumentos que facilitem ao acesso dos jovens ao esporte.
“A gestão municipal tem se dedicado e buscado investir no esporte educacional, amador, semiprofissional e profissional da cidade. Só assim podemos dar oportunidades para jovens cabedelenses que têm se destacado em diversas modalidades esportivas. Vamos procurar nos fortalecer legalmente em políticas públicas para garantir o suporte logístico e financeiro de atletas que estão iniciando no esporte e representando a nossa cidade em competições dentro e fora do Estado. A Lei de Incentivo ao Esporte e a criação do Bolsa Atleta estão em tramitação na Câmara Municipal e, em breve, poderão ser instrumentos legais para que possamos ajudar outros atletas, assim como estamos fazendo com o Jhonata que vai disputar uma competição tão importante”, destacou Maurício.
Secom Cabedelo