Alunos da rede municipal de ensino participam de corrida em alusão ao Dia Internacional Contra a Corrupção – 09 de Dezembro

Alunos da rede municipal de ensino participaram, nesta quinta-feira (9), da Corrida  Solidária Contra a Corrupção, em alusão ao Dia Internacional de Combate à Corrupção – 9 de dezembro.

O evento aconteceu na Fortaleza de Santa Catarina e foi promovido pela Associação dos Delegados da Polícia Federal no Estado da Paraíba (ADPF-PB), com o apoio da Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio da Secretaria de Educação (Seduc); Controladoria Geral da União na Paraíba (CGU); e Polícia Federal da Paraíba.

Além da corrida, os estudantes também puderam assistir a palestras da CGU e da PF sobre combate à corrupção e prevenção de drogas nas escolas.

Cerca de 250 alunos, entre 9 e 12 anos, participaram do evento, que faz parte da Semana do Empreendedor. Além deles, a Corrida também foi prestigiada pela primeira-dama, Daniella Ronconi, e pela secretária da Educação, Márcia Moreira.

“Que manhã enriquecedora para os nossos alunos! Formar cidadãos atuantes, críticos, participativos, conhecedores do seus direitos e deveres e, acima de tudo, honestos, faz parte da missão da Educação! A Corrida Kids Contra a Corrupção contou com o apoio e alegria dos educadores físicos das nossas escolas, estimulando ainda a prática de esportes para uma vida saudável. Parcerias firmamos com a Associação dos Delegados da Polícia Federal-PB e a CGU, tendo contato direto com nossas crianças, engrandece os sonhos dos pequeninos, focando nos estudos para conquistarem seus objetivos”, disse a secretária de Educação, Márcia Moreira.

Na oportunidade, Delegados de Polícia Federal e membros da Controladoria-Geral da União ministraram palestras educativas sobre o combate à corrupção e ao uso de drogas. A DPF Luciana ressaltou a importância do estudo para as crianças, já que o conhecimento é a base de um país mais justo, igualitário e menos corrupto. O DPF Lima conversou sobre a corrupção feita pelo tráfico na infância das crianças, quando as introduzem no mundo das drogas, seja servindo como vendedores de drogas no colégio, olheiros do tráfico ou viciados em entorpecentes, roubando-lhes as oportunidades da vida. A CGU apresentou o projeto com a Turma da Mônica, que ensina às crianças a não praticarem nem os pequenos atos de corrupção, como filar, falsificar assinatura dos pais, dentre outros.

A corrida contou com vários parceiros, dentre eles a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) ,Secretaria de Turismo, Defesa Civil e Sicoob.

“A coordenação do Projeto Banco +, agradece a presença de todos que participaram do evento: alunos, professores e gestores, assim como as autoridades: a primeira-dama do município Drª Daniella Ronconi , representando o Prefeito Vitor Hugo, a Secretária de Educação Márcia Moreira e o Secretário Adjunto Jordan Dornelas. Estamos alegres, pois o objetivo foi alcançado e os alunos ficaram cientes de sua missão de combater a corrupção em nosso município e dentro do seu ambiente familiar”, ressaltou o professor do Patrício Junior (Professor do Banco +)

“O projeto B+ trabalha com a formação em educação financeira e princípios como ética e cidadania com nossas crianças. São fundamentos que vão atingir a vida delas como um todo, desde o princípio da vida estudantil até ela chegar a ser adulto e profissional. A mensagem que se quer deixar, tanto para os alunos como para a população em geral, é que estamos juntos nessa luta contra a corrupção e que essa atenção e combate começa desde cedo”, concluiu o coordenador de Educação Física da Seduc, professor Gilert Monte.

 

Compartilhar