Ação faz parte do projeto Pescadores de Plástico e, até sexta (27),vai recolher lixo deixado na orla cabedelense
Conscientizar e educar moradores e frequentadores sobre a importância de não se jogar lixo nas praias, e alertas sobre os riscos que essa prática oferece ao meio ambiente. São esses alguns dos objetivos do projeto Pescadores de Plástico, que integra a Semana de Limpeza de Praias em Cabedelo, ação coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura (Semapa) em parceria com diversos órgãos.
A iniciativa marca o Dia Internacional de Limpeza de Praias – 21 de setembro e começou no último sábado (21) pela Praia da Restinga. Até esta sexta-feira (27), a comitiva vai passar pelas praias de Ponta de Campina (dia 24), Ponta de Mato (dia 25), Formosa Trecho 1 (dia 26) e Formosa trecho 2 (dia 27).
O mutirão de limpeza conta com a participação de alunos da rede municipal de ensino. Na Restinga, estudantes da Marizelda Lira se juntaram à equipe e, juntos, conseguiram tirar da praia cerca meia tonelada de lixo, em apenas 500m de extensão do mutirão.
“Nós aproveitamos esse movimento internacional para promover essa ação, que não é apenas de limpeza das praias, mas também de conscientização, porque a partir das crianças podemos multiplicar na sociedade a ideia de que é preciso tomarmos uma atitude para reduzirmos a quantidade de resíduos urbanos nas águas”, destacou o secretário de Meio Ambiente de Cabedelo, Walber Farias.
O Pescadores de Plástico conta com o apoio das Secretarias de Educação; Infraestrutura; e Turismo. Também estão engajados no projeto, Aquário Paraíba, Ong Guajiru, Coletivo Dique Line e a Associação dos Trabalhadores de Recicláveis de Cabedelo (Astrec).