Alunos da rede municipal participam de mobilização de prevenção e combate ao Aedes Aegypti

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) realizou, nesta sexta-feira (30), uma ação alusiva ao Dia de Mobilização contra o Aedes Aegypti. A iniciativa teve por objetivo alertar a população acerca dos perigos da proliferação do mosquito e os métodos de eliminação dos criadouros do transmissor da Dengue, Zika e da Chinkungunya.

A ação, fruto da parceria entre a Secretaria de Saúde (Sescab) e da Educação (Seduc), contou um pit stop em frente à Seduc, que envolveu agentes de controle endemias e 40 alunos da rede municipal de ensino. Na oportunidade, foi realizada uma palestra educativa e distribuída cartilha abordando informações sobre o mosquito. Também foi feita panfletagem com a população.

“Foi um momento extremamente importante para o município, principalmente por envolver as crianças que, naturalmente, se tornam agentes em sua casa, observando o que pode representar risco e como agir diante de um foco de mosquito, o que ele pode fazer. A Seduc é uma grande parceira da Saúde, temos trabalhado a questão das coberturas vacinais, da vacinação, da Aids e, hoje, da Dengue. São vários temas em que a educação e saúde trabalham em parceria”, declarou a gestora de Vigilância em Saúde, Júlia Vaz.

A ação foi resultante de um trabalho que é desenvolvido nas escolas durante todo o período letivo.
“Em casos como o do Aedes, a prevenção é tudo, por isso é importante que a saúde na escola possa divulgar e gerar multiplicadores das ações de combate às edemias e às doenças de um modo geral. A Dengue, como já trabalhamos há algum tempo, exige uma atenção preventiva contínua, e os alunos são excelente multiplicadores. Eles levam a informação às suas residências, comentam em grupos de colegas e isso tudo faz a diferença, conseguem disseminar a parte educativa da ação, que é a prevenção”, comentou Josânia Firmo, da Vigilância em Saúde.

Secom Cabedelo

Compartilhar