Alunos da rede municipal recebem Kits de Robótica

Foram entregues 60 kits, beneficiando dez escolas

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realizou, nesta segunda-feira (3), a entrega de kits de robótica a alunos da rede municipal de ensino. A solenidade aconteceu na Escola Maria José de Miranda Burity, no Poço, e contemplou dez escolas com kit de mecatrônica e de livros didáticos de robótica e mecatrônica.

A iniciativa faz parte das ações do Projeto Escola de Robótica, que visa implementar o ensino da robótica como forma de aprimorar os conhecimentos, a partir da manipulação de conceitos e técnicas de construção de aparatos tecnológicos na área da mecatrônica.

 “A educação contemporânea compreende uma gama de recursos que visam proporcionar uma formação ampla e múltipla aos educandos. Além das disciplinas convencionais, temos que aplicar esforços no sentido de aparelhar nossas unidades escolares com recursos que permitam concretizar esse ideal. O investimento na aquisição de equipamentos básicos de robótica faz parte desse projeto de educação em nossa cidade. Começamos no ano passado e neste estamos dando um passo audacioso, no sentido de ampliarmos o quantitativo de alunos atendidos e darmos a oportunidade de revelação de talentos”, declarou o prefeito Vitor Hugo.

Foram adquiridos, para a ampliação do projeto, 60 kits. Além da Escola Miranda Burity, foram contempladas as escolas Adolfo Maia, Maria Pessoa, Plácido de Almeida, Marizelda Lira, Rosa Figueiredo, Vereador Pedro Américo, Imaculada Conceição, Paulino Siqueira e Elizabeth Ferreira.

“A gestão municipal tem, a nova cada ação, incentivado a educação no município. Cada nova inovação introduzida serve como estímulo para nossos educadores acreditarem mais no processo de ensino educação. Serão turmas do ensino fundamental II de 10 escolas que terão acesso ao conhecimento sobre robótica e mecatrônica. A meta é agregar 2.500 alunos, trabalhar junto com eles e traçar um caminho que almeja o futuro”, comentou a secretária de Educação, Márcia Oliveira.

Robótica na Escola – O projeto é uma iniciativa da Seduc que busca introduzir a robótica como instrumento de modernização do ensino e preparação dos alunos para o século XXI. Além de viabilizar e auxiliar a implementação da robótica no cotidiano do ensino, o projeto também capacita alunos para participarem de competições de robótica. A cidade conta, hoje, com uma equipe de 10 alunos dedicados ao aprendizado para participação nas competições.

O projeto conta com o apoio do Setor de Tecnologia Educacional (STE), que é composto por uma equipe multidisciplinar cuja finalidade é introduzir a prática e o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação no cotidiano escolar. O setor tem como proposta a formação de professores e o incentivo à prática da robótica educativa como forma de estimular os alunos a novas aprendizagens

Compartilhar