Alunos da rede municipal se classificam para Etapa Nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica

Equipes de três Escolas de Cabedelo estão entre as classificadas para representar a Paraíba na etapa Nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Os alunos competiram no dia 14 de julho, na Etapa Regional da Paraíba, com mais de 60 equipes de todo o Estado.

A competição acorreu de forma remota, através do uso de um simulador, em que os alunos foram desafiados a programar um robô para executar o resgate de vítimas em um desastre virtual fictício. A Etapa Nacional está prevista para o mês de outubro, e será realizada no mesmo formato das etapas de regionais (com uso de um simulador).

As equipes classificadas são das seguintes escolas: KBDLO_GIGANTES_DA_ROB?TICA, da Escola Rosa Figueiredo; KBDLO_SUPER_NOVA, da Escola Major Adolfo Maia; e KBDLO_PAULINO2, da Escola Paulino Siqueira. Todos os ties são formados por alunos do fundamental II (6º Ano ao 8º Ano).

“Esse resultado nos mostra que estamos trilhando o caminho certo e nos revela a importância do investimento realizado para ofertar o ensino tecnológico aos alunos da Rede Municipal de Cabedelo, refletindo, assim, a visão da Gestão Municipal em proporcionar aos estudantes oportunidades e o direito de sonhar com conquistas maiores”, destacou a secretária de Educação, Márcia Moreira.

As Unidades Educacionais classificadas fazem parte do Projeto Escola de Robótica, executado pelo Setor de Tecnologia Educacional/STE da Seduc, que atende mais de 10 escolas no município.

Preparação – As equipes vêm recebendo aulas de robótica de forma remota desde o primeiro semestre, e presencial nas últimas semanas antes da competição. As escolas obedeceram a todos os protocolos indicados pelas autoridades sanitárias, já em preparação para retomada das aulas presenciais pela Rede Municipal de Ensino.

Os alunos das três equipes receberão um treinamento diferenciado, mais intenso e focado para a etapa nacional.

“Nossos alunos têm plenas condições de brigar por uma boa colocação na Etapa Nacional. Temos como background todo suporte e apoio logístico/material da Seduc, além de uma equipe de professores competente e dedicada”, ressalta o consultor de Robótica Educacional do município, Luciano Pinto.

A etapa nacional da OBR pode ser acessada pelo link da competição: http://www.obr.org.br/modalidade-pratica/etapa-nacional/

 

Compartilhar