Alunos de Cabedelo se preparam para o II Torneio Municipal de Robótica

Evento acontece no próximo dia 26, no Uniesp, e vai reunir mais de 80 estudantes de nove escolas locais

Alunos das Escolas Municipais de Cabedelo que participam do Projeto Escola de Robótica treinam intensivamente para o II Torneio Municipal de Robótica (TMR), que será realizado no Auditório Master do Uniesp Centro Universitário, no dia 26 de novembro, das 8h às 17h.

A competição está sendo organizada pelo Setor de Tecnologia Educacional/SEDUC, em parceria com Centro de Informática da UFPB e o Uniesp.

Atualmente, mais de 80 alunos dos Anos Finais são atendidos pelo Projeto e os treinamentos acontecem semanalmente em quatro polos localizados nas Unidades Educacionais Plácido de Almeida, Rosa Figueiredo de Lima, Vereador Pedro Américo e Maria José de Miranda Burity.

“O Projeto Escola de Robótica tem sido um marco extraordinário da gestão municipal, ofertando o ensino de tecnologia para nossos alunos, proporcionando o uso de modernos recurso didáticos, promovendo melhorias no processo de ensino e aprendizagem. É inegável reconhecer a importância das inovações tecnológicas no contexto educacional e nos orgulhamos em proporcionar o acesso e a participação do nosso alunado em diversas atividades e competições que envolvam a Robótica”, ressaltou a Secretária de Educação, Márcia Moreira.

O TRM vai reunir estudantes de nove escolas dos Anos Finais (6º ao 9º ano): Profª Elizabeth Ferreira da Silva, Major Adolfo Pereira Maia, Maria Pessoa Cavalcanti, Marizelda Lira da Silva, Paulino Siqueira, Plácido de Almeida, Rosa Figueiredo de Lima, Vereador Pedro Américo e Maria José de Miranda Burity.

Para o evento, são esperadas mais de 25 equipes, competindo em dois desafios de Robótica, Operação Limpeza e Entrega de Suprimentos.  Durante o Torneio, equipes participantes devem montar e programar um robô para cumprir um desafio pré-definido, baseado na ideia de um desastre. O robô construído pelos alunos deve limpar a área com entulhos e levar suprimentos médicos até uma área remota.

Uma das equipes que vem treinando intensivamente e esperando para competir é a “Equipe Velozes e Furiosas”, time composto por meninas do 6º Ano da escola Rosa Figueiredo.

“É uma oportunidade de aprender e se divertir ao mesmo tempo.  Fico bem nervosa quando penso nas competições, mas os treinamentos me ajudam a ficar mais tranquila”, diz a aluna Maysa Letícia Dantas Diniz.

“Eu gosto muito de montar os robôs e estou me preparando e treinando para brigar pelo primeiro lugar. Vou dar o meu melhor e fazer meu robô bem direitinho. Me sinto confiante com a preparação que recebo dos professores”, completou a estudante  Tayna Maria Cardoso.

O Torneio Municipal de Robótica está em sua 2ª Edição, após ter sido realizado em 2019, sendo suspenso nos anos posteriores devido a pandemia. Esse ano a organização conta com o apoio de diversos setores da Secretaria de Educação e Unidades Educacionais, além de contar com a parceria do Centro de Informática da UFPB e da Uniesp, que  cedeu o local para realização do Torneio.

“As competições de Robótica são bastantes desafiadoras e nos ajudam a desenvolver habilidades sociais, emocionais e competitivas junto ao alunado, que passam a compreender a necessidade de se empenhar e dedicar-se para obter resultados positivos, e saber lidar com todas as possibilidades que podem surgir em meio à competitivo. São aprendizados que levam para além da vida acadêmica”, pontua o consultor de Robótica, Luciano Pinto.

O Torneio é organizado pelo Setor de Tecnologia Educacional/STE e conta com dois Professores de Robótica que estão preparando os alunos, um Consultor de Robótica, uma Coordenadora Pedagógica e um Apoio Administrativo.

Compartilhar