Anexo da Policlínica inaugura espaço inédito para atendimento multidisciplinar às crianças com deficiência

Um espaço lúdico, funcional e com atendimento multifuncional para crianças com deficiência. Cabedelo agora possui um local assim, localizado no Anexo da Policlínica. Inaugurado recentemente, o equipamento assiste tanto às crianças que buscam atendimento ou acompanham os pais quanto àquelas que, antes, precisavam ir à Funad, em João Pessoa, em busca de atendimento especializado.

O espaço funciona de segunda à sexta-feira, durante o expediente médico. No ambiente, são desenvolvidas atividades lúdicas como alongamentos, desenhos, pinturas e brincadeiras com um fisioterapeuta.

Nas terças e quintas-feiras, as atividades são voltadas para atender um grupo de 15 crianças com deficiência, antes usuárias da Funad, enquanto aguardam o atendimento da equipe multidisciplinar. Para elas, além da dinâmica lúdica, são desenvolvidos exercícios de reabilitação e estímulo motor.

“Houve uma grande aceitação desse espaço. Aqui as crianças brincam e participam de atividades que deixam o tempo de espera bem menos tedioso, tanto pra elas quanto para os pais, além de funcionar como um espaço de socialização”, destacou a diretora do Anexo da Policlínica, Juliana Muniz de Souza.

Para as mães que veem seus filhos recebendo o atendimento, com comodidade e perto de casa, a satisfação e a tranquilidade são enormes.

“Acho muito importante essa sala aqui com brinquedos educativos, porque mesmo atendimento demora, eles ficam brincando, se divertindo, pintando…”, disse Janicleide Cruz Souza, moradora de Ponta de Mato e mãe de paciente.
“Nos ajuda bastante, entretendo eles, tira o estresse deles de está aqui… Tanto que quando chega a hora da consulta e muitos não estão nem querendo ir, querem continuar brincando”, completa Josinete Ferreira Padilha, moradora do município de Lucena.

Inclusão – A Sescab disponibiliza uma equipe multidisciplinar para assistir às crianças com deficiência. A equipe é composta por pediatra, psicólogo e fisioterapeuta. Caso seja necessário, as crianças são encaminhadas ao fonoaudiólogo e nutricionista.

Atualmente, Cabedelo conta com 72 crianças com deficiência cadastradas na Funad, e a ideia é trazê-las para o atendimento no serviço de saúde local.

“Nós temos uma equipe de profissionais especialistas para atender essas crianças que se deslocam semanalmente para a Funad, mesmo com esses profissionais aqui, e agora, através desse espaço, esperamos contribuir para a comodidade e continuidade do tratamento desse grupo”, ressaltou Juliana.

O grupo de inclusão está aberto para receber novos integrantes. Os interessados devem comparecer ao Anexo da Policlínica para passar por uma triagem e ser encaminhado ao atendimento.

O Anexo da Policlínica está localizado à rua Juarez Távora, 260, Camalaú. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3228.7656 | 3228.7135.

Secom Cabedelo

Compartilhar