Aprovados em concurso público para a Guarda Metropolitana de Cabedelo concluem curso de formação histórico na cidade

Ao todo, 79 alunos receberam certificação; quarenta novos guardas metropolitanos vão reforçar de imediato o efetivo na segurança pública e patrimonial da cidade

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Segurança Municipal, realizou, nesta segunda-feira (02), no estacionamento do Parque Municipal do Jacaré, uma solenidade histórica de conclusão do Curso de Formação e Habilitação Técnico Profissional da Guarda Metropolitana de Cabedelo – Turma 2021.

Setenta e nove alunos concluintes passaram por um curso de formação de 480h/aula baseado na matriz curricular para formação das Guardas Metropolitanos, documento elaborado pelo Ministério da Justiça, que apresenta as diretrizes de ensino para profissionais da área de segurança municipal com base na Lei Federal 13.022.

Quarenta deles terão posse e nomeação imediata e os demais têm previsão de convocação para o ano que vem.

DCIM100MEDIADJI_0007.JPG

Seguindo um rígido protocolo com relação às medidas restritivas devido à pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Cabedelo promoveu, para os novos formandos da Guarda Metropolitana e seus convidados restritos, uma grandiosa cerimônia – inédita na história da cidade.

O conteúdo programático do curso envolveu desde questões relativas à Legislação federal e municipal sobre o desempenho da função, Direitos humanos e relações humanas; até assuntos específicos, como Técnicas de Abordagem, Identificação de Suspeitos e procedimentos operacionais como o uso diferencial da força.

A solenidade de conclusão do curso contou com a presença do prefeito Vitor Hugo, da primeira dama do município e Madrinha da Primeira Turma de Formação da Guarda Metropolitana, Daniella Ronconi. Além deles, também estiveram presentes o vice-prefeito Mersinho Lucena, representantes de órgãos de segurança e diversas autoridades estaduais e municipais.

“Neste momento tão simbólico e importante para o nosso município, gostaríamos que muitos companheiros estivessem presentes, porém infelizmente temos que evitar qualquer tipo de aglomeração. Com esse feito de hoje, a Guarda Metropolitana de Cabedelo tem um efetivo maior que o da capital João Pessoa. A nossa Guarda nos dá muito orgulho e eu peço a todos que continuem cultivando isso, pois essa farda azul é sinônimo de muita responsabilidade. Essa, com certeza, foi a melhor formação de todos os tempos”, destacou o prefeito.

Vítor Hugo também aproveitou a ocasião para anunciar à população que a Prefeitura já dispõe de verba para que, nos próximos meses, sejam adquiridos novos armamentos, fardamentos e outros equipamentos essenciais. Além disso, reforçou que a atual gestão “ está lutando incessantemente para, brevemente, construir a sede definitiva para a Guarda Metropolitana, com secretaria, alojamentos, academia, auditório, áreas de treinamentos”.

O secretário de Segurança, Magalhães Galvão, destacou a importância da realização do concurso, dos aprovados que efetivamente concluíram o curso, e da oportunidade de contar com os novos guardas no reforço à segurança patrimonial na linha preventiva e ostensiva nas ruas da cidade.

“A chegada dos concursados, tendo concluído toda a formação técnico profissional, significa mais segurança para a cidade de Cabedelo. Com o reforço dos novos agentes, poderemos reforçar a segurança nos prédios públicos, nas áreas de uso comum. Além de poder ocupar espaços que antes se encontravam subocupados por falta de efetivo. Quem mais ganha com esse reforço é a população de Cabedelo. Eles vão levar o que aprenderam aqui para vida toda, pois nossos instrutores e coordenadores deram o sangue para que eles tivessem a melhor formação da história”.

Os novos GMC realizaram o sonho de se efetivarem no serviço público e estarão ajudando aos cabedelenses sonharem com uma cidade modelo. Assim é o pensamento do GMC Carlos Dantas, que residia em Natal-RN e agora será adotado pela cidade portuária.

“É muito gratificante estar aqui e ter concluído com êxito o nosso curso. Eu já tinha ouvido falar da Guarda Metropolitana de Cabedelo, que é muito conceituada. É uma honra, pois venho de fora, e fomos muito bem recepcionados pela gestão de Cabedelo. Disponibilizaram alojamento, tomaram todas as medidas necessárias para concluirmos o curso e contribuíram para a realização desse sonho. Peço a Deus saúde e sabedoria para continuar por aqui”, disse.

Dentre os formandos também tem cabedelenses que estão felizes com a conclusão do curso. É o caso de Erick Mateus, que também almejou muito alcançar a vaga.

“É um privilégio enorme para todo mundo estar aqui.  E uma honra maior ainda para os que são da cidade, assim como eu. Tem um gostinho especial de poder servir e proteger os nossos cidadãos. Espero crescer junto com a corporação”, concluiu.

Compartilhar