Arraiá do Litoral contará com mega estrutura e resgate da cultura popular local

Festa acontece de 23 a 29 de junho na Praça Getúlio Vargas

O Arraiá do Litoral volta a animar a cidade após dois anos e promete muito arrasta-pé e animação. Mas quem for curtir a festa dos dias 23 a 29 de junho vai ver muito mais do que forró. A Prefeitura Municipal de Cabedelo preparou uma megaestrutura para receber moradores e turistas, com atrações diversificadas, arte, colorido, homenagens e, claro, todo o resgate da cultura e da tradição junina.

A programação preparada pela Secretaria de Cultura vai trazer à cidade grandes nomes da música nacional, como Calcinha Preta e o cantor Zé Vaqueiro. Além deles –  que se apresentam, respectivamente, nos dia 28 e 29 de junho –  o Arraiá vai contar com shows de Alberto Bakana, Mô Lima, Osmídio Neto, Forró da Live, Fabiana Souto, Stylo Ousado, dentre outros. Também animam a festa quadrilhas juninas e grupos culturais.

A estrutura contará com pavilhões, palco principal com 12mX10m; 03 tendas 6mx6m para apoio logístico da Guarda, Semob, Bombeiro e Polícia Militar, mais de 30 banheiros químicos, área de imprensa e um espaço inclusão, que é um camarote para pessoas com deficiência,

Vila do Cabedelo – Nos dias 23, 24, 28 e 29 de junho, O Casarão do Padre – Espaço Criativo vai receber a Vila do Cabedelo. Por lá, a partir das 17h, haverá forró pé de serra e venda de comidas e artesanato, além de um espaço temático decorada para fotos e visitação.

A Vila será um espaço de vivência e memória, construída e montada no Casarão do Padre – Espaço Criativo. Sua concepção remete às características do povoado do Cabedelo, trazendo a memória das pequenas casas e do vilarejo existente na região antes do desenvolvimento urbano da Cidade de Cabedelo.

O Espaço Criativo é situado na antiga casa paroquial, localizada na Praça Getúlio Vargas. O Casarão ficou conhecido pelo período em que abrigou o então pároco da cidade e o grande incentivador da cultura local, o Padre Alfredo Barbosa. Desde setembro de 2021, o “Casarão do Padre” foi reconhecido como um espaço de cultura e economia criativa, abrigando em sua estrutura atualmente um espaço de vivência, uma galeria colaborativa de economia criativa, a biblioteca Municipal e totalizando uma visitação de mais de 7 mil pessoas em apenas 3 meses de reabertura para a visitação pública.

Segurança nas ruas e no trânsito – Para garantir que a festa seja tranquila todos os dias, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) preparam um esquema especial de segurança e trânsito.

Com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, o público que for conferir os shows na Praça Getúlio Vargas e também no Renascer vai encontrar uma festa com toda tranquilidade e segurança para arrastar o pé a noite toda.

O Plano de Ações Operacionais de Mobilidade, montado pela Semob, busca garantir, nos principais dias da festa – 23,24,28 e 29 – a organização e a efetivação do evento, bem como a segurança e a tranquilidade dos participantes e a mobilidade do trânsito e dos transeuntes que utilizarem a circulação viária. Ao todo, serão 24 agentes diários trabalhando durante os dias de festa, sendo 10 da Semob; 10 da Guarda e 04 de Apoio Logístico, que atuarão na colocação e retirada de sinalizações fixas ou móveis durante todos os dias dos eventos.

Nos dias de festa, o Km 0 – compreendido do Cabedelo Clube ao final da Praça Getúlio Vargas – será interditado.

Já a Segurança estará com 80 agentes – 40 dos grupos especializados e 40 da proteção patrimonial – ; 12 viaturas empenhadas e a Ronda Ostensiva Municipal (Romu) para garantir a segurança nos sete dias de Arraiá.

Nos principais dias do evento, o efetivo do Corpo de Bombeiros vai disponibilizar 07 agentes, 01 viatura de resgate e 01 viatura de combate a incêndio. Nos dias 28 e 29, quando acontecem os grandes shows do Arraiá, além destes recursos, o efetivo será reforçado com mais 6 Bombeiros em 3 duplas para atuação na prevenção de incêndio, busca e salvamento, bem como em primeiros socorros.

Já a Polícia Militar vai reforçar o policiamento com policiais militares a pé, de trios de moto, guarnições do BOPE, Cavalaria, do BPTRAN, além do policiamento ordinário da 6ª CIPM que conta com guarnições da Rádio Patrulha e Força Tática.  O trabalho da segurança abrangerá todo o município de Cabedelo. O efetivo contará com com o apoio da Policia Civil, dos Bombeiros Militar e da Guarda Civil de Cabedelo.

“As ações de policiamento preventivo nas Festas Juninas da cidade de Cabedelo estão sendo realizadas por todo o mês de junho para garantir a segurança dos cidadãos. Essa importante ação contará com todo o empenho dos policiais da 6ª CIPM, bem como dos reforços que virão. Reiteramos nosso compromisso com a sociedade de Cabedelo e desejamos boas festas e tranquilidade a todos”, ressaltou o Major Temóteo, comandante da 6ª CIPM.

 

 

Compartilhar