Programação foi aberta nessa sexta-feira (18) com muito forró e arrasta-pé; apresentações seguem hoje (19), com transmissão ao vivo pelo Youtube da PMC
Muito forró para arrastar o pé na sala de casa! Foi assim a primeira noite do Arraiá do Litoral em Cabedelo que, este ano, está sendo transmitido online, via Youtube da Prefeitura Municipal. O evento é organizado pela Secretaria de Cultura (Secult) e busca manter acesa a fogueira de alegria e tradição sempre presente na cidade no mês de junho.
Quem abriu a programação musical da festa foram as bandas Jack Farias, Os 3 amigos do Forró, Rara Beleza e Zé do Forró. As apresentações aconteceram direto do Centro Cultural Mestre Benedito, com transmissão ao vivo para todo o mundo.
O Arraiá Virtuá segue até o dia 29 de junho, levando muito colorido e alegria, com shows musicais e apresentações de quadrilhas juninas.
Neste sábado (19), a live começa a partir das 18h. Quem comanda o arrasta-pé são as bandas Xamego do Forró, Wesley Stilizado e Ligeirinho dos Teclados.
Na abertura do Arraiá, o prefeito Vitor Hugo saudou a todos fazendo uma participação através de uma chamada de vídeo logo no início da programação.
“Esse é um momento especial criado por nossa gestão especialmente pelo brilhantismo dos que fazem a Secult. É muito gratificante poder participar deste evento genuíno. que só nos dá orgulho em meio a tanta dificuldade que estamos passando. Sempre demonstramos o carinho que temos com os nossos artistas e agentes culturais, provando que essa gestão tem um olhar diferenciado para o setor cultural. Sei que a pandemia pôs um freio em muitos projetos, mas ela não conseguiu frear a nossa vontade de vencer. Em breve nos encontraremos numa linda festa junina, se Deus quiser”.
O secretário de cultura, Igobergh Bernardo, que participou da apresentação do evento junto com a comediante Ceicinha, destacou a importância do Arraiá Virtuá, comentando suas expectativas com o formato do mesmo.
“O Arraiá do Litoral Virtuá vem pra consolidar o que a gente vem desenvolvendo no período junino desde 2018, que é trazer uma identidade para a cidade, transformando-a num destino turístico cultural a partir das nossas tradições. A ideia, através dessas lives, é continuar valorizando músicos locais nesse grande encontro da cultura popular de Cabedelo, registrando esse trabalho e apresentando-o para o mundo todo. Além disso, esse material digital pode servir como portifólio para promoção destes artistas em toda sua carreira. E, o principal, é conseguir estimular artistas que estão sofrendo e sem conseguir fazer shows e eventos há muito tempo por conta da pandemia”, ressaltou
Igobergh também comentou sobre o diferencial da edição deste ano e o investimento que foi feito.
“Ano passado foi tudo muito restrito, pois, além da pandemia, tivemos dificuldade do calendário estar inserido num período de transição eleitoral e foi bem complicado pra gente montar tudo. Nesta edição, tivemos mais liberdade para assumir e executar todo o projeto. Contamos com um investimento de, aproximadamente, oitenta mil reais, que inclui, dentre outras coisas, a estrutura e a programação do evento”.
Na programação preparada pela Secult, os destaques são para os artistas, bandas e quadrilhas locais. As apresentações foram pensadas para valorizar o que é de Cabedelo e, através das lives, levar a cultura da terra para o mundo, mantendo acesa a fogueira da alegria e emoção que o mês de junho traz consigo.
Além dos shows, a live conta com muita interação, inclusive com sorteios, nas redes sociais.
Para os artistas que participam da festa, selecionados via chamamento público pela Prefeitura, a emoção e a alegria de poderem voltar aos palcos e transmitir todo seu talento e animação ao público, mesmo que de forma virtual.
“Me sinto lisonjeada de verdade. Eu amo minha cidade de Cabedelo, ela é cheia de pessoas alegres e que amam festa, música e diversão. Já participei de várias outras edições juninas, cantando em banda, musicalizando e cantando em quadrilhas da cidade também. E essa é a primeira vez que participo de um projeto só nosso. Essa iniciativa da Prefeitura é de extrema importância para nossa cidade, principalmente nesse período de pandemia. As pessoas estão sedentas de musicalidade, danças, de cultura… Isso fortalece a alma! E o São João é maravilhoso uma das festas mais importantes”, comemorou a cantora Jackeline Farias.
“Estávamos preocupados pensando o que seria de nós com essa Pandemia, pois amamos o São João. Quando tomei conhecimento desse projeto das lives fiquei muito feliz. É o segundo ano que participamos e tenho muito prazer em podermos levar um pouco de alegria para quem está em casa nesse período tão difícil. Agradeço a Deus e a todos que confiam no meu trabalho”, concluiu Zé do Forró.
Educação ambiental e Saúde – A live desta sexta-feira (18$ também proporcionou um momento informativo, que foi uma conversa dos apresentadores com o coordenador de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Aquicultura e Pesca, Daniel Bozi Ramalho, sobre as proibições de fogueira no período junino. A Semapa vai fiscalizar e autuar quem descumprir os decretos estadual e municipal com relação a esse tema.