O Dia das Crianças em Cabedelo começou cedo! Desde o dia 3, a Prefeitura deu início ao projeto Arte pra Guri, que levou a seis comunidades carentes atividades recreativas e muitas brincadeiras. Nesta sexta-feira (12), a iniciativa teve seu ápice, com a Praça Getúlio Vargas transformada em um verdadeiro Parque de Diversão.
O local foi todo preparado para receber centenas de crianças, que foram comemorar seu dia com muita empolgação e alegria. Animados pela Trupe da Palhaçada, a criançada se divertiu em pula-pulas, camas elásticas, piscinas de bolinhas, touro mecânico e muita brincadeira.
Também teve distribuição de pipoca, algodão doce, brindes, tenda com pinturas faciais artísticas, oficina de desenhos, além de muita música, como forma de tornar o Dia das Crianças ainda mais especial.
O Arte pra Guri é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social (Semas), em parceria com a Secretaria de Cultura (Secult). Desde o dia 3, o projeto animou crianças nos bairros de Salinas Ribamar, Jardim América, Jacaré, Jardim Camboinha, Poço e Renascer.
“Esse projeto tornou a Semana de muitas crianças ainda mais especial. Elas merecem isso e merecem muito mais também! O Arte pra Guri levou encanto, magia e muita animação a quem não tem isso sempre. Ver o sorriso estampado no rosto de cada criança não tem preço: nos fortalece e incentiva a fazermos sempre mais e melhor por elas ”, disse o prefeito Vítor Hugo.
Cerca de 100 profissionais estiveram envolvidos no projeto, que beneficiou mais de 4.500 crianças. Além da Semas e da Secult, o Arte pra Guri contou com a participação das Secretarias de Comunicação (Secom), Turismo (Setur) e Esporte, Juventude e Lazer (Sejel).
O projeto foi idealizado para facilitar para dentro das comunidades o acesso à cultura e à educação, trabalhando para o bem estar social das crianças beneficiadas. Segundo o secretário de Cultura, Igoberg Bernardo, a cultura é uma grande ferramenta de combate à marginalização social, ao trabalho infantil, e à inclusão social das famílias dentro do município.
“Eu acredito que o Arte pra Guri obteve um grande sucesso. Aqui na Praça, com mais de mil crianças, é só o desfecho positivo disso tudo. Conseguimos levar para comunidades carentes arte e diversão. É a cultura aparecendo como elemento disseminador de alegria e levando esperança de vida para as crianças. A resposta da população foi imediata, pois houve muita interação também por parte dos pais que participaram de tudo no decorrer do projeto”, destacou o secretário de Cultura, Igobergh Bernardo.
No palco principal montado na Praça Getúlio Vargas, teve apresentação da Escola de Balé Municipal com a performance “Elvis Presley”, com a bailarina Maria Laura sob o comando da professora Alessandra Rodrigues; e a apresentação “Festejando”, da turma básico 2, sob o comando da professora Maria Luiza Pires.
A Trupe da Palhaçada liderou a animação em todas as atividades do Arte pra Guri. O grupo, formado por 6 palhaços (Dadá, Mimosa, Risadinha, Alegria, Peteleco e Jujuba) e um sonoplasta, realiza um trabalho lúdico, voltado à valorização da cultura circense. Para eles, fazer parte do Arte pra Guri é gratificante e importante para resgatar a magia que o tema do Circo evoca nas crianças.
“Se eu fosse resumir com uma palavra seria gratidão, que é o que mas ouvi nesses dias. Foi um trabalho que culminou com tanta energia boa e tanta beleza, e nossa trupe se dedicou muito. Não tinhamos nada antes dessa atividade e agora todos têm seu figurino e seus próprios nomes. Esperamos dar continuidade a isso. Foi muito prazeroso visitar comunidades carentes e ver o sorriso no rosto das crianças. Estou muito feliz por estar participando desse trabalho, levar alegria e também poder fazer truques de mágicas”, afirmou o artista Dadá Venceslau, o palhaço e mágico “Dadá”
E para quem levou os filhos para passar um Dia das Crianças cheio de animação, ficou a satisfação em ver a alegria dos pequenos com tudo o que foi preparado para eles pela gestão municipal.
Para Rejane de Oliveira, moradora do bairro Santa Catarina, que estava acompanhada da irmã, filho e sobrinhos “, a cidade estava precisando dessa alegria. “É muito bom poder ver nossa Cabedelo feliz assim. Estávamos precisando disso. A Prefeitura tem feito grandes eventos em datas festivas e não podia esquecer das crianças. Aqui tem muitas crianças que precisam dessa atenção e desse carinho”.
O operário Alessandro Otaviano, morador da rua Nova no Centro, levou a filha Adriele para brincar no pula-pula e a criança não quis mais sair. “O evento está muito organizado. Minha filha gostou mais do pula-pula. Eu e minha esposa estamos vindo a primeira vez pra esse evento e estamos gostando. É muito bom ver as crianças animadas”.
O pequeno Weverton Silva, de 6 anos, que foi levado ao Arte pra Guri por sua mãe Isabelle, resumiu em alegria o seu dia das crianças. “Tô muito feliz. Gostei muito dos palhaços, do pula-pula, do algodão doce e do desenho do homem-aranha”, falou o garoto, apontando pra uma pintura facial que tinha acabado de receber no rosto.