Encontre o que você precisa aqui:

Autor: Secom

Bebê prefeito recebe faixas e chave da cidade para lembrar cuidados e atenção na primeira infância

Durante toda a semana passada, Cabedelo pautou discussões acerca da primeira infância. Para finalizar as atividades, a cidade outorgou à primeira criança nascida durante o período o título de “Bebê Prefeito”. Adrian Pietro Pereira de Souza nasceu no sábado (30), às 20h35, pesando 3,665 kg, e é filho do auxiliar de cozinha Adriano da Silva […]

02/10/2023 14h17 Atualizado há 2 meses atrás

Durante toda a semana passada, Cabedelo pautou discussões acerca da primeira infância. Para finalizar as atividades, a cidade outorgou à primeira criança nascida durante o período o título de “Bebê Prefeito”.

Adrian Pietro Pereira de Souza nasceu no sábado (30), às 20h35, pesando 3,665 kg, e é filho do auxiliar de cozinha Adriano da Silva Souza e da pescadora Ivonete Pereira Damascena, moradores da Campina da Vila (Centro).

Nesta segunda-feira (02), ele recebeu, em solenidade realizada no Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa (HMMPAB), a faixa de prefeito e a chave da cidade, entregues pela secretária de Educação, Priscilla Rezende.

Para receber o título, é preciso que a mãe tenha realizado um número mínimo de atendimentos de pré-natal, além de ter tomado todas as vacinas e observado todos os cuidados durante a gestação.

Promovida pelas Secretarias da Educação (Seduc), em parceria com as Secretarias de Saúde (Sescab) e Assistência Social (Semas), a Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social do Fundo das Nações Unidas para a Primeira Infância e uma das metas obrigatórias para o município de Cabedelo receber a certificação internacional do Selo Unicef (edição 2021-2024), tendo como objetivo tornar a primeira infância prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

“O nascimento do bebê prefeito simboliza a prevenção e promoção da saúde da criança como meta prioritária com a finalidade de assegurar seu crescimento e desenvolvimento pleno nos aspectos físico, emocional e nutricional nesse período tão importante da primeira infância”, destacou Priscilla ao parabenizar os genitores.

Além da faixa e da chave, o bebê prefeito e sua genitora receberam um enxoval completo dos serviços assistenciais da Prefeitura. A secretária de Assistência Social de Cabedelo, Cynthia Cordeiro, também integrou a comitiva e fez questão de participar da doação dos utensílios. Ela reforçou o compromisso da atual gestão com os cuidados na primeira infância.

“Nós, enquanto agentes públicos, entendemos que as crianças são seres tão frágeis e sabemos que muitos pais, principalmente os que estão em situação de vulnerabilidade social, necessitam de todo apoio dos pais e de uma rede assistencial que também lhes assegure o bem estar e lhes encaixe em todos os serviços que dispomos. O bebê prefeito, mesmo inconscientemente, representa tantas outras crianças e, com isso, demonstramos o caráter de uma gestão que cuida de suas crianças”, afirmou Cynthia.

A Semana do Bebê é uma campanha que visa chamar a atenção para os cuidados que um bebê tem que receber nos três primeiros anos de vida. Em Cabedelo, a iniciativa está em sua 11ª edição, e discutiu o universo do desenvolvimento da criança e do bebê dentro das Políticas Públicas Municipais para que os indicadores sociais vinculados às mesmas possam surtir o efeito desejado na qualidade de vida desses pequenos cidadãos.

Além das duas secretárias, a comitiva foi formada também pelos secretários adjuntos Jordan Dornelas e Januária Brasil, respectivamente, adjuntos de Educação e Assistência Social; como também da coordenadora de Educação Básica da Seduc, Nadja Santos e do corpo técnico do hospital. Os pais ficaram surpresos com a visita e agradeceram pelo carinho.

“Fomos pegos de surpresa e essa visita é motivo de muita alegria pra nós. Essas orientações servem de estímulo para outras crianças e de exemplo pra outras mães. Outra coisa que é importante falar é que não valeria a pena ser cabedelense sem ter nossos filhos nascendo na cidade. E o atendimento aqui em Cabedelo foi top, toda uma equipe se preocupando com a mãe e com a criança desde o pré-natal até o nascimento”, comentou agradecido e orgulhoso o pai Adriano, em nome do casal.

 


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade