Cabedelo abre 10º Semana do Bebê com palestras e discussões sobre os desafios para garantir uma infância saudável

Semana prevê ações integradas pela educação, saúde e assistência social em prol da primeira infância

A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realizou, nesta segunda-feira (19), a abertura da 10º edição da Semana do Bebê no município. A solenidade, que aconteceu no auditório do Uniesp, reuniu membros da Comissão Intersetorial do Selo Unicef e representações das Secretarias responsáveis pelas ações a serem desenvolvidas durante a semana.

A programação do evento constou de palestras com foco no tema central da semana Desafios e potencialidades para uma infância saudável, assim como nos avanços provocados pela a atuação do Selo Unicef na cidade.

As Secretarias de Educação, Saúde e Ação Social estarão juntas incrementando uma programação recheada de ações voltadas para as crianças e suas mães. Serão seis dias de muitas atividades, dentre elas: palestras, oficinas, rodas de diálogo, circuitos literários, concurso do prefeito bebê, acolhimento das gestantes e do bebê no Hospital da cidade e nas Unidades de Saúde espalhadas pelos bairros.

Num primeiro momento, a articuladora do Selo Unicef em Cabedelo, a pedagoga Nadja dos Santos, traçou um painel sobre as “Conquistas e avanços durante os 10 anos de Semana do Bebê em Cabedelo”.

Em seguida, a pedagoga Fabiana Sena, discorreu sobre o tema “Novos olhares para promover qualidade no desenvolvimento das crianças”. O evento também contou com a apresentação cultural com as crianças do Infantil II da Creche Alexia Luana.

“Na abertura dessa 10ª Semana do Bebê em nosso município temos, primeiramente, que agradecer aos parceiros que garantem a efetividade das ações integradas e contribuem para que avancemos no cuidado com nossas crianças. Há empenho e pontos a celebrar, mas sabemos que ainda precisamos investir na ampliação da rede de cuidados para com esse segmento da população. Trata-se de uma forma de respeitar e garantir direitos como educação, saúde, espaços de lazer e apoio às famílias, medidas tão caras ao desenvolvimento das crianças”, declarou a secretária da educação, Márcia Moreira.

No período de 18 a 23 de setembro, as Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social estarão envolvidas nas ações do evento, que tem o objetivo de pensar e avaliar as condições sociais, educacionais e de saúde que o município oferece aos bebês que nascem na cidade, e com essa avaliação melhorar os serviços.

“Nesta décima edição da Semana do Bebê será mostrada à comunidade um retrato dos avanços que a primeira infância conseguiu em todas as suas esferas de atendimento (saúde, educação e assistência social) e como estes influenciaram a qualidade dos serviços, programas e projetos alavancando os indicadores nacionais. A Semana do Bebê visa contribuir para que cada criança, em especial na Primeira Infância, seja prioridade absoluta nas políticas públicas do município no qual fazem parte. A estratégia desta Semana vem fortalecendo e contribuindo com os parceiros Governamentais estaduais, municipais, sociedade civil e organizações não governamentais que atuam e/ou estão sensibilizadas para a construção de pautas e ações que garantam direitos para a primeira infância”, comentou a articuladora do Selo Unicef em Cabedelo, Nadja Santos.

“Todas as ações previstas para a Semana foram pensadas com o intuito de avaliarmos as grandes conquistas que a primeira infância teve no período de dez anos em nossa cidade, revendo os seus desafios e ações que repercutiram de forma positiva nos indicadores sociais referentes a esse período da vida humana. A Semana do Bebê não é apenas um evento formal, ela traduz a mobilização dos principais agentes sociais na busca da melhoria da primeira infância.  O cuidar, o educar e o assistir são verbos que se unem para objetivar este momento que será ímpar para o município de Cabedelo”, finalizou Nadja.

Compartilhar