Cabedelo abre a IV Semana do Meio Ambiente com o tema Escola Amiga dos Oceanos

Evento foi marcado pela mostra de iniciativas e reconhecimento às pessoas dedicadas à causa ambiental no município

A Prefeitura de Cabedelo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e da de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura (Semapa), realizou, nesta quarta-feira (01), a abertura da IV Semana do Meio Ambiente/Escola Amiga dos Oceanos.

O evento aconteceu no Auditório da Secretaria e reuniu autoridades, docentes e estudantes em um encontro cujo objetivo foi dar visibilidade às questões relativas ao tema e, também, celebrar as ações em prol da conscientização e da preservação do meio ambiente realizadas localmente.

A iniciativa é uma promoção do Setor de Projetos Educacionais (SPE), por meio do Programa de Educação Ambiental (PE Ambiental). Na programação, além de apresentação cultural, visita à exposição ambiental, distribuição de mudas nativas e “ecocar”, também foi realizada a entrega de certificado Amigo dos Oceanos, do Projeto Pescadores de Plásticos, a autoridades e gestores de escolas.

O prefeito Vitor Hugo esteve presente ao evento e destacou o engajamento das escolas nas ações ambientais locais.

“Desde 2019 que realizamos esse trabalho de educação nas praias e presenciamos um engajamento real de nossas escolas, a tal ponto que sugerimos ampliar e criar um cronograma mais efetivo de intervenção dos pescadores de plásticos em nossas praias. Esse trabalho é importante para a nossa cidade, por suas características particulares, e também interfere na formação cidadã dos nossos alunos, sobretudo, no comprometimento com a preservação do meio ambiente e da vida no planeta”, declarou Vitor.

Receberam os certificados os secretários da Educação, Márcia Moreira; do Meio Ambiente, Francisco Urtiga; e dos Transportes, Danillo Resende. Já as escolas Maria José de Miranda Burity, Paulino Siqueira, Marizelda Lira da Silva, Damásio França de Macedo, Agripino José de Morais e Centro Integrado Imaculada Conceição foram contempladas em reconhecimento aos projetos desenvolvidos internamente e ao engajamento na ações promovidas pelo Programa de Educação Ambiental.

“Esta Semana do Meio Ambiente é marcada pela celebração das iniciativas locais sobre o tema, o alerta para o cuidado com o meio em que vivemos, mas, para nós, particularmente, marca o engajamento e o empenho de professores e alunos em nossos projetos. São grandes os desafios que se impõe, e para enfrentá-los precisamos estabelecer parcerias que, em Cabedelo, têm produzido feitos louváveis”, pontuou a secretária Márcia Moreira.

A exposição ambiental, montada no Centro Integrado Imaculada Conceição, teve como expositores o PE Ambiental, o Meliponário Cabedelo, a Associação Guajiru, o IFPB/Cabedelo, o Programa de Saúde na Escola (Saúde Ambiental), a Coordenação de Leitura Virtual e o Projeto Clube de Ciências.

“A Semapa sempre foi parceira da Seduc, mas em nossa gestão privilegiamos o projeto Pescadores de Plástico, porque acreditamos que a educação ambiental é o caminho para conquistarmos a sustentabilidade em nosso município em relação ao resíduo que é gerado pela população. Os alunos são peças fundamentais nessa jornada, pois através da educação ambiental e do conhecimento, que conseguiremos modificar a cultura, o modo como a população local se relaciona com o resíduo produzido localmente”, destacou o secretário do Meio Ambiente, Francisco Urtiga.

“Após o período de distanciamento social, estamos retomando as atividades presenciais de nossa Semana do Meio Ambiente. Foi em uma semana como essa que demos início ao Programa de Educação Ambiental e que, desde então tem realizado importantes trabalhos nas escolas municipais. Portanto, hoje, temos que agradecer a membros da gestão por entenderem a importância do meio ambiente e possibilitarem que a educação ambiental seja um dos pilares na formação de cidadania de nossos alunos. Essa é uma missão para o qual contamos com a colaboração de nossos gestores escolares e professores na construção socioambiental de nosso município”, acentuou o coordenador do Programa de Educação Ambiental, Gladstony Medeiros da Cruz.

Programação – A IV Semana do Meio Ambiente prossegue nesta quinta-feira (02), com a Palestra da Polícia Ambiental, na Escola Municipal Marizelda Lira da Silva; e na sexta-feira (03), com a visita ao Aquário Paraíba, com os alunos da Escola Municipal Paulino Siqueira.

No sábado (04), será realizado o 1° Campeonato Interescolar do jogo ecológico “Guardiões da Praia”, em Formosa, com estudantes das escolas Paulino Siqueira, Marizelda Lira e Burity.

Na quarta-feira (08), o evento celebra o Dia dos Oceanos, com Limpeza Ambiental em Poço, com os alunos do ensino fundamental I da Escola Municipal Maria José de Miranda Burity.

Todas as ações têm a coordenação do Programa de Educação Ambiental, desenvolvido pela Seduc, em parceria com a Semapa.

Compartilhar