Cabedelo abre Maio Amarelo com mensagem de educação e respeito para salvar vidas no trânsito

Durante todo este mês, a Semob vai promover ações educativas e debate sobre a importância da campanha para a sociedade

A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), abriu, nesta quarta-feira (4), as atividades alusivas ao Maio Amarelo. O movimento, este ano, busca um ação conjunta para salvar vidas no trânsito.

A abertura oficial da campanha aconteceu durante sessão especial na Câmara Municipal e contou com participação de autoridades do Poder Executivo e Legislativo e de crianças do projeto Banco Mais, que recitaram uma poesia sobre segurança no trânsito.

Ao longo de todo o mês de maio, a Semob vai promover diversas ações e atividades por toda a comunidade, disseminando a mensagem do tema da campanha: “Juntos, salvamos vidas!”.

“O Maio Amarelo é um momento fundamental para darmos uma visibilidade maior e buscarmos soluções para que consigamos reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito. Precisamos ter responsabilidade como cidadão e como gestores para que possamos mudar essa realidade. Pode ter certeza que a Prefeitura de Cabedelo se empenha para salvar vidas, pela obediência à legislação e responsabilidade pela vida do outro, com investimentos na infraestrutura viária. É importante destacar que essa luta começa pela escola, pelo trabalho educativo de base que gera a importância de respeitar o trânsito. E aqui quero parabenizar ao trabalho da nossa Semob. Ações e iniciativas como essa buscam salvar vidas. Juntos, somos sempre mais fortes”, declarou o vice-prefeito Mersinho Lucena.

O objetivo do Maio Amarelo é promover a empatia e a humanização das estatísticas de acidentes de trânsito e chamar atenção sobre como a impaciência e a intolerância refletem nas atitudes das pessoas quando estão dirigindo.

De acordo com o secretário da Semob Cabedelo, Inácio Morais, as ações do mês de maio representam a continuidade de atividades permanentes e integradas de educação, fiscalização e engenharia de trânsito por toda a cidade. O secretário ainda reafirmou o empenho do município quanto à educação para o trânsito, especialmente nas escolas e citou, como exemplo, a implementação do projeto Educa, por meio do qual foram distribuídos 700 livros educativos para as crianças de três escolas municipais.

“O objetivo é promover a empatia e a humanização, diminuir as estatísticas relacionadas às infrações e acidentes, alertando os cidadãos a respeito da imprudência, negligência e intolerância que muito refletem nas atitudes das pessoas no trânsito. Portanto, o movimento Maio Amarelo reforça a conscientização sobre a responsabilidade e o compromisso de todos nas vias terrestres, que, em cooperação com as ações públicas, tornam o tráfego mais seguro e harmonioso”, avaliou Inácio.

O mês de maio se tornou referência mundial para o balanço das ações que o mundo inteiro realiza após a Organização das Nações Unidas (ONU) decretar, em 11 de maio de 2011, a década de ação para a segurança no trânsito, já que um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. A campanha surge com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo é estimular a participação do poder público e da população.

Dentre as atividades programados pela Semob Cabedelo para o Maio Amarelo estão diversas ações educativas pelas ruas da cidade, buscando disseminar a mensagem da campanha e conscientizar a população acerca da importância do respeito e da responsabilidade no trânsito.

“O trânsito é um instrumento importantíssimo para a locomoção e está presente na vida de todos os cidadãos, seja condutor, passageiro, ciclista, motociclista ou pedestre, então nossa meta é mobilizar toda a sociedade e influenciar a mudança de comportamentos, além de propor o envolvimento direto da sociedade nas ações e a reflexão sobre uma nova forma de perceber a mobilidade”, informou a coordenadora do Departamento de Educação para o Trânsito da Semob-Cabedelo, Abimadabe Vieira.

Segundo ela, a intenção da campanha também é informar a população sobre a importância do respeito às leis de trânsito, proporcionando a prevenção e a redução de sinistros, além de expandir a pauta nas redes sociais, rádio e demais veículos de comunicação, alertando a sociedade a respeito de atitudes responsáveis, a exemplo do uso do capacete, do cinto de segurança e da travessia segura na faixa de pedestre.

Programação – O tema a ser trabalhado no Maio Amarelo 2022 foi definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio da Resolução 871/2021, com a finalidade de trabalhar a vulnerabilidade e fragilidade da vida no trânsito com base nas estatísticas de acidentes, focando as ações, especialmente, no condutor de duas rodas (motociclistas e ciclistas, motofretistas e mototaxistas).

Conforme programação do Departamento de Educação para o Trânsito da Semob de Cabedelo, no dia 05, às 8h, será promovida uma ação educativa para os usuários da balsa de Cabedelo.

Ainda, de acordo com a agenda, no dia 11 de maio, às 8h30, na Praça Durval Portela, em Intermares, serão realizadas atividades com alunos do 8º e 9º anos do colégio QI. Já no dia 13, às 10h, será promovida atividade educativa de trânsito referente ao projeto “Banco Mais”, que contará com as presenças do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e da Semob-Cabedelo, nas escolas municipais de ensino fundamental Plácido de Almeida e Maria José Veríssimo, localizadas no bairro do Renascer, em Cabedelo.

Dando continuidade às ações, no dia 16, às 8h, haverá uma atividade educativa no semáforo, localizado em Intermares – Cabedelo. Já no dia 17, às 14h, no auditório do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em Camboinha-Cabedelo, será realizada uma ação para 80 professores da instituição.

No dia 19, às 14h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Imaculada da Conceição, localizada no Centro, será realizado o Dia “D” do projeto piloto do Observatório Educa, que envolverá a participação de 250 alunos, além de familiares e autoridades. Já no dia 24, às 8h, ocorrerá uma atividade educativa, no semáforo localizado em Intermares – Cabedelo. Dando sequência, no dia 23, às 9h, ocorrerá uma apresentação na quadra da escola Invictus, no Centro, em Cabedelo.

Encerrando a programação do Maio Amarelo 2022, no dia 31, às 8h30, haverá uma caminhada pela paz com encerramento na Praça Getúlio Vargas, que contará com as presenças das equipes da Semob de Cabedelo (Semob-Cabedelo), do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBM-PB), da Polícia Militar da Paraíba (PMPB), da Guarda Civil Municipal de Cabedelo (GCM-Cabedelo), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Secretaria de Saúde de Cabedelo, da Câmara Municipal de Cabedelo (CM-Cabedelo), da Secretaria de Educação do município, além da participação de 300 alunos do colégio Hebreus e da rede de ensino municipal.

A equipe da educação para o trânsito da Semob-Cabedelo ainda participará, durante todo o mês, de uma série de atividades em alguns municípios do Estado da Paraíba. No dia 10, às 8h, a equipe marcará presença na abertura do Maio Amarelo, no município de Caaporã, que ocorrerá no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Dando continuidade à agenda, no dia 12, às 9h, a equipe participará de palestra de abertura da campanha no auditório da Secretaria de Educação de Pedras de Fogo. Já no dia 20, às 8h, a equipe marcará presença na caminhada “Juntos salvamos vida”, que acontecerá no município de Caaporã. Por último, no dia 27, das 10h às 17h, a equipe participará de palestras educacionais nas escolas do município de Pedras de Fogo.

Compartilhar